Feiras e Eventos

K 2007 – Indústria destaca alternativas para os plásticos de origem fóssil

Marcio Azevedo
24 de dezembro de 2007
    -(reset)+

    Segundo Maurizio Butti, presidente e CEO da Songwon International AG, a produtora coreana é a terceira maior competidora do mercado global de antioxidantes e estabilizadores UV, com fatia de 7% em bolo de cerca de US$ 1,7 bilhão. O objetivo é chegar ao segundo lugar – o primeiro é liderado com folga pela Ciba, a inventora do negócio. Na verdade, a Songwon é a segunda mais antiga produtora desses aditivos, mas como apenas vendia por intermédio de distribuidores ou fabricava para terceiros, o nome é pouco conhecido.

    Plástico Moderno, K 2007 - Indústria destaca alternativas para os plásticos de origem fóssil

    Clariant lança novo pigmento vermelho

    Intimidade – A subsidiária suíça presidida por Butti foi criada em 2006 para atender o mercado internacional diretamente. Os planos de expansão também contemplaram investimentos de US$ 120 milhões e a expansão da capacidade total, de 35 para 55 mil t/ano, com possibilidade no projeto de 20 mil t/ano adicionais. A produtora estabeleceu parceria com a alemã W. Zink, para a fabricação de OPSs (one pack systems, master de aditivos diferentes blendados para uma aplicação específica) na Europa. Novos parceiros serão desenvolvidos em outros mercados, pois a produção de OPSs é primordial para se aproximar da liderança. “Um volume significativo de estabilizantes é vendido como OPS, o consumo está crescendo, mas é preciso ter presença local para atender a esse segmento”, disse Butti.

    Os anúncios da Songwon na K foram complementados com a expansão de linhas de aditivos existentes e a introdução de uma nova classe de retardantes à chama. A química do fósforo é uma das especialidades da expositora, que criou três novas moléculas livres de halogênios. Os óxidos de fosfina Songflame YA 010 e YA 020 são retardantes reativos destinados a resinas epóxi utilizadas em circuitos impressos com maior manutenção das propriedades químicas e supressão de chama em longo prazo (pois os retardantes efetivamente se ligam quimicamente à matriz polimérica). O Songflame TP-100 é um polifosfato de fenol e bifenol para estabilização de PC, PC/ABS e poliésteres. A principal vantagem é a maior temperatura de transição vítrea, que melhora as propriedades de resistência ao calor da resina base.

    A divisão de pigmentos e aditivos da Clariant esteve presente à exposição com as novas séries PE MA e PP MA da linha de ceras Licocene, criadas para uso como ligantes e compatibilizadores para compósitos de plásticos reforçados com fibras naturais. A Licocene PE MA 4351 TP se destina a compósitos de madeira com PE, e a Licocene PP MA 6451 TP é usada com PP. As ceras são compostas por poliolefinas modificadas com anidrido maléico, que aumentam a dureza dos compósitos e fornecem um produto de alta estabilidade dimensional.

    Plástico Moderno, K 2007 - Indústria destaca alternativas para os plásticos de origem fóssil

    Pigmentos da Ciba imitam efeitos naturais

    A linha de pigmentos PV Fast também foi ampliada, com dois novos vermelhos (D3GW e HGR) que prometem pouco influir na contração de plásticos semicristalinos, o que os torna adequados para o tingimento de peças como tampas de garrafas confeccionadas em PEAD.

    A Ciba reservou alguns lançamentos para a feira, em particular novos estabilizantes e pigmentos. A expositora desenvolveu o sistema de estabilização Irgastab FS 533, próprio para a proteção de filamentos de PP. O produto químico é livre de fenol e proporciona estabilidade térmica e à luz em aplicações como carpetes. Os clientes também foram apresentados ao novo Tinuvin PUR 866, um estabilizante à luz para aplicações em TPUs transparentes ou com cores claras. O produto não afeta a cor do termoplástico, comum durante os processos de compostagem e injeção. As aplicações são as típicas de TPUs em esporte e lazer, como calçados, filmes decorativos em esquis, vestuário e skates.

    Entre os pigmentos, a empresa lançou novos amarelos (Cromophtal Yellow 4GV e sua preparação pigmentária baseada em PE Microlen Yellow 4GV-PG) orgânicos para poliolefinas, ABS e PA compatíveis com contato com alimentos. Também foi introduzida a linha Xymara Nordic de pigmentos de efeitos para aplicação em embalagens, produtos domésticos e artigos de lazer, além das preparações pigmentárias Microlen MP, como alternativa para pigmentos em pó usados em poliolefinas, compostos de borracha e plásticos de engenharia.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *