K 2007 – Fabricantes mostram máquinas “verdes”, velozes e com novas funções no molde

Plástico Moderno, K 2007 - Fabricantes mostram máquinas "verdes", velozes e com novas funções no molde
Extrusora Varex para filme de três camadas: vendida na feira

No estande da W&H, o destaque era a máquina para extrusão de filmes balão da linha Varex, equipada com o cabeçote Maxicone e processando um filme de três camadas. O equipamento, vendido na feira para um transformador croata, processava filme com estrutura em polietileno metalocênico, PEAD e PEBD, com produtividade de 750 kg/h. Para Lohmann, mais importante do que a produtividade, porém, era o fato de a máquina atingir essa taxa com um cabeçote de 250 mm, criando um filme de 1.540 mm. Além de único no mercado, isso representa uma melhoria de 150%, com fator de cabeçote (die factor) de 3. Além dessa versão da Varex, a W&H colocou em operação em Lengerich mais três extrusoras de filme balão: para nove camadas com barreira, para filme de PP e para filme de PEAD com aparência de papel. Todas as três possuem inovações que proporcionam economia de resinas e de tempo de produção de até 60%, segundo revelou o relações públicas da empresa.

Silêncio e baixa temperatura – A tradicional alemã Reifenhäuser também colaborou com o cenário de inovação representado pelas extrusoras mais velozes, econômicas e geradoras de filmes com melhor qualidade. No final de um processo de reestruturação estratégica, a empresa se preparou para mostrar os mais recentes resultados de um plano de investimentos em tecnologia que em 2007 consumiu 8 milhões de euros. Para começar, demonstrava em operação no estande uma extrusora para filme balão de cinco camadas, a Filmtec 5-1700-IBC, com rosca possível de operar sob baixa temperatura de fusão e, portanto, com menor consumo de energia. Mas isso sem afetar a alta produtividade da máquina.

Plástico Moderno, Peter Heimann, gerente-geral da divisão de blown film, K 2007 - Fabricantes mostram máquinas "verdes", velozes e com novas funções no molde
Heimann: projeto de rosca diminuiu consumo de energia

De acordo com o gerente-geral da divisão de blown film, Peter Heimann, o conjunto da rosca e do canhão diminui entre 15% e 20% o consumo de energia da máquina, além de proporcionar menos ruído e um filme de melhor qualidade. O silêncio da operação e o baixo consumo de energia também têm muito a ver com os cinco motores sem engrenagens REItorque, concebidos com esse propósito. A alta tolerância do cabeçote de cinco camadas, que pode operar tanto com poliolefinas como em camadas de barreira, é garantida pelo sistema de controle REIcoflow.

Apresentada também como inovação pela Reifenhäuser foi o novo modelo de cortadeira-bobinadeira Midex WF-D02/L-2700 para filmes cast. Segundo Heimann, a máquina alcançou velocidade nunca antes atingida pelo mercado, com troca entre 1,5 e 5 segundos, bem abaixo do convencional. Com largura nominal de 3,2 metros e voltada para filmes de até 3 metros, ela pode operar de 350 m/min até 600 m/min, chegando a gerar bobinas de até 1.000 mm de diâmetro. “Essa máquina representa o futuro do rebobinamento”, afirmou o dirigente.

Plástico Moderno, K 2007 - Fabricantes mostram máquinas "verdes", velozes e com novas funções no molde
Kirion de três camadas contava com novo sistema de resfriamento

Além das máquinas em exposição, que ainda contavam com uma unidade de filme balão com barras verticais (Polyrema) e uma extrusora monorrosca, a Reifenhäuser também promoveu visitas a seu centro tecnológico em Troisdorf, a cerca de 30 minutos de Düsseldorf. No local, havia extrusoras para filme balão de três e cinco camadas, além de extrusoras cast de cinco camadas e máquinas de termoformagem de chapas.

Por coincidência, outra alemã do ramo de máquinas de extrusão, a Kiefel, assim como a Reifenhäuser, mostrava tecnologia nova de melhoria de produtividade depois de ter passado por mudanças estrutural-administrativas. Desde janeiro de 2007 sob controle da também teutônica Brückner Technology Holding, a Kiefel destacava em seu estande o sistema de resfriamento interno de bolhas Perfect Cool para extrusora de filmes balão, cujo principal mérito é melhorar a produtividade das máquinas.

Para demonstrar a tecnologia, a Kiefel colocou em operação a linha de extrusão balão Kirion de três camadas. Segundo explicou Eugen Friedel, responsável por vendas e marketing, a máquina atinge recorde de produtividade, com processamento de 800 kg/h de resina com cabeçote de 400 mm de diâmetro. Para Friedel, além do sistema de resfriamento, foi fundamental para a conquista da marca o novo design da rosca, com sistema de mistura HEM (high effciency mixer), cujo mérito é promover melhor homogeneização do fundido.

Plástico Moderno, Eugen Friedel, responsável por vendas e marketing, K 2007 - Fabricantes mostram máquinas "verdes", velozes e com novas funções no molde
Friedel: rosca remodelada para homogeneizar fundido

O sistema Perfect Cool é uma solução de resfriamento interno para cabeçotes com diâmetros acima de 200 mm. É, de acordo com Friedel, a continuidade da pesquisa da Kiefel em lutar contra um dos maiores entraves da alta produtividade nessas máquinas: a dificuldade em resfriar a plastificação. Em uma primeira etapa, a empresa já havia conseguido criar um sistema, o ECP (Enhanced Cooling Package), para cabeçotes menores, até 175 mm, e que passaram a processar até 300 kg/h de resina. Com o PerfectCool, cujos detalhes mais fundamentais não são divulgados para afastar o risco de cópias indevidas no mercado, a Kiefel vence mais uma batalha para aumentar o out-put das extrusoras.

Outra tendência firme na extrusão, embora não totalmente popularizada e mais voltada para nichos, é a de incluir mais camadas em filmes balão coextrudados. Houve várias expositoras mostrando novos modelos de máquinas com sete, nove e até dez camadas de filmes de embalagens flexíveis. Neste último caso, foi exemplo a exposição da canadense Brampton Engineering, com a linha Aquafrost de extrusora balão resfriada por câmara de água.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9Próxima página

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios