Joinville é palco de projeto piloto de logística reversa de isopor® para a Abiplast

Plástico Moderno - Joinville é palco de projeto piloto de logística reversa de isopor® para a Abiplast ©QD Foto: Divulgação

Iniciativa pioneira e sob gestão da ABIPLAST – Associação Brasileira da Indústria do Plástico -, o projeto piloto Isopor® Amigo foi realizado em Joinville (SC) com o objetivo de testar a efetividade da campanha de sensibilização para o descarte adequado e a reciclagem de marmitas e bandejas em Isopor® (EPS/XPS). O material enfrenta desafios para chegar até a indústria de transformação. Utilizado, principalmente, para embalar e transportar alimentos, costuma ser descartado com resíduos orgânicos, inviabilizando o seu reuso. Mais conhecido pela população como isopor® (marca de empresa terceira), este material plástico pode ser totalmente reciclado, desde que seja descartado corretamente e destinado para a reciclagem.

Plástico Moderno - Joinville é palco de projeto piloto de logística reversa de isopor® para a Abiplast ©QD Foto: DivulgaçãoO Projeto Piloto Isopor® Amigo foi realizado entre 19 de outubro de 2020 e 28 de fevereiro de 2021 no Ágora Tech Park, parque industrial multissetorial localizado em Joinville (SC). O projeto aconteceu em parceria com o Perini City Lab, um ambiente de testes para cidades inteligentes desenvolvido pelo Ágora Tech Park e operado pela Macnica DHW.

Por meio de convite para participação no projeto, foram disponibilizados para as empresas, instituições e áreas comuns do parque industrial e tecnológico, Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de 100 litros internos e externos para coleta de embalagens alimentícias de Isopor®. Aliada a disponibilização dos coletores, uma campanha de marketing direcionada para o descarte correto do Isopor® pós-consumo foi veiculada no parque industrial e em redes sociais, especialmente no Instagram.

Para Paulo Teixeira, Diretor Superintendente da ABIPLAST, “ações como o Projeto Isopor® Amigo são fundamentais, porque incentivam o engajamento de todos a respeito da destinação correta dos resíduos, além de fomentar a economia circular”. Já Fernanda Stafford, diretora na Odnum e responsável pela operação do projeto, diz que “a estrutura oferecida pelo Perini Business Park, no âmbito do Perini City Lab, permitiu testar a comunicação e a estrutura que o projeto deve ter quando for expandido para além do parque industrial”.

Os resultados preliminares indicaram que as pessoas descartam o material corretamente, desde que sejam instruídas adequadamente. As análises semanais demonstraram isso. Na primeira semana, apenas 25% do material coletado pôde ser reciclado. Ao longo da campanha, esse percentual sempre foi crescente, e nas últimas semanas tem variado entre 60 e 70%, já tendo alcançado um pico de 72%.

Apoiaram o projeto as empresas Azeplast, Copobras, Cristalcopo, Grupo Isorecort, Isoterm, Knauf, Santa Luzia, Termotécnica, Unigel, a CNRPLAS – Câmara Nacional dos Recicladores de Materiais Plásticos e o Simpesc – Sindicato da Indústria de Material Plástico de Santa Catarina.

Para saber mais, entre em contato com abiplast@abiplast.com.br


Plástico Moderno - Joinville é palco de projeto piloto de logística reversa de isopor® para a Abiplast ©QD Foto: Divulgação

Iniciativa de reciclagem de isopor® é testada no conceito de solução para cidades inteligentes

O Perini City Lab, é o primeiro one-stop shop do Brasil de soluções para cidades inteligentes, um projeto do Ágora Tech Park. Como Living Lab – permite que empresas, desde startups até multinacionais utilizem a infraestrutura do Perini Business Park – maior parque empresarial multissetorial da América Latina -, como campo de testes para tecnologias e iniciativas voltadas às cidades inteligentes. São 2,8 milhões de m², 15 quilômetros de ruas internas pavimentadas, com circulação diária de mais de 8 mil pessoas.

Como uma “cidade privada em ambiente controlado”, o parque é perfeito para desenvolver, validar, implantar e demonstrar soluções e programas para melhoria da qualidade de vida de quem mora nas cidades, permitindo que sejam realizadas simulações antes de levar para os ambientes públicos, que têm suas particularidades em termos de legislação e políticas a serem atendidas.

Sem inovação e parcerias para apoiar a rápida urbanização, as cidades do futuro não poderão dar suporte aos seus cidadãos, principalmente os mais desassistidos e vulneráveis. A geração e destinação dos resíduos que podem ser reciclados e reaproveitados como matéria-prima é um problema que se agrava cada vez mais nas principais cidades. No entanto, o uso de dados, tecnologia e integração entre os atores da cadeia gera um grande potencial econômico para soluções inovadoras e melhoria da vida urbana.

É um movimento extremamente necessário para repensar a inovação e a sustentabilidade como coirmãs. Neste ecossistema integrado, as soluções e programas são desenvolvidos, testados, modificados e entregues ao mercado, ao poder público e à sociedade com velocidade e efetividade. ‘O projeto Isopor® Amigo vem a compor o ecossistema de sustentabilidade do Perini City Lab e se une aos projetos de coleta de lixo seletivo e de lixo eletrônico que já acontecem no parque, reforçando toda a nossa preocupação, responsabilidade e comprometimento com o desenvolvimento sustentável’, reforça Jean Vogel, diretor executivo do Ágora Tech Park.

O Perini Business Park e o Ágora Tech Park de primeira hora se prontificaram a sediar uma ação concreta para o Projeto Isopor® Amigo disponibilizando a sua infraestrutura e o seu know-how, através da Macnica DHW, que faz a gestão do Perini City Lab.

No projeto piloto Isopor® Amigo foram testadas a comunicação da campanha, o tamanho, formato e identidade visual dos PEVs, a mecânica do recolhimento e destinação do material. O objetivo foi desenvolver e testar a efetividade de ações modificadoras de comportamento de massa para reforçar que o aproveitamento de plásticos sintéticos pós-consumo por meio da reciclagem leva não só a benefícios ambientais, mas também sociais e econômicos.

No Perini City Lab foram obtidas respostas para questões como “Funciona ou não funciona?”, “Onde estão as dificuldades e onde estamos acertando?”. A partir deste beta teste, o Projeto Isopor® Amigo poderá ser empacotado e escalado para além do ambiente controlado do Perini. A ideia é que, futuramente, seja ampliado para outras cidades e estados.

Plástico Moderno - Joinville é palco de projeto piloto de logística reversa de isopor® para a Abiplast ©QD Foto: Divulgação

Abiplast

O setor nacional de transformados plásticos e reciclagem encontra representação e apoio, há mais de cinco décadas, na Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), desde que o segmento começou a se desenvolver no País. O trabalho iniciado em 1967 responde atualmente a um total de 12 mil empresas e 325 mil profissionais.
Para manter forte essa representação, a entidade conta com o trabalho conjunto e colaborativo de 23 sindicatos estaduais, que fortalecem o setor regionalmente, e associações parceiras, que contribuem para reiterar a importância da nossa indústria.
A entidade, mais que defender os interesses e prestar assistência à categoria por meio de diversos serviços e iniciativas, tem o papel de valorizar o plástico, promover o setor e sua competitividade, bem como os avanços tecnológicos com foco na sustentabilidade. Para o Brasil, o progresso dessa atividade industrial causa um efeito multiplicador e mostra-se importante por trazer inúmeros benefícios econômicos e socioambientais.
Mais informações: http://www.abiplast.org.br/

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios