Interplast: As novidades da Interplast e da Euromold*

(* Resumos elaborados com base em informações enviadas pelas empresas para a Editora QD Ltda.)

Fotos de divulgação

ADITIVE

Exibirá em seu estande sua linha de masterbatches de aditivos, capazes de melhorar radicalmente o desempenho dos produtos finais transformados.

A empresa oferece aos clientes a possibilidade de desenvolver concentrados de cor e de aditivos específicos para cada aplicação.

ALTMANN

A empresa levará para a feira o novo Ci4200, equipamento compacto de bancada, com geometria de medição esférica.

Foi desenvolvimento para medições de cores com extrema rapidez e precisão em diversos materiais, como papéis, plásticos, têxteis, cimento, couro, cerâmica, líquidos opacos e outros.

Possui comunicação de dados via USB, podendo trabalhar com software de controle de qualidade.

Plástico Moderno ©QD Foto: Divulgação

AMPCO METAL

Fundada em 1914, produz e distribui ligas especiais de bronze e cobre, fabricadas por fundição, centrifugação, laminação, extrusão, forjaria, trefilação, além de arame/vareta de solda e ferramentas de segurança.

Com sede na Suíça, comemora seu centenário com a abertura de um Centro de Distribuição em Joinville-SC, onde mantém expressivo estoque para proporcionar ao mercado nacional e regional a disponibilidade imediata dos seus produtos.

Plástico Moderno ©QD Foto: DivulgaçãoAMUT-WORTEX

A joint venture paritária entre a italiana Amut e a brasileira Wortex usará seu estande na Interplast para apresentar uma extrusora dupla rosca contrarrotante capaz de fabricar simultaneamente dois tubos de PVC com diâmetros de 20 a 125 mm, podendo transformar até 700 kg/hora da resina.

A Amut-Wortex oferece modelos para fabricar tubos com diâmetros até 1,20 m (de PVC) ou 1,60 m (de polietileno), além de outros tipos de produtos, inclusive para a área médica. A joint venture também apresentará sua extrusora flat die para filmes planos e chapas de materiais como PVC, ABS, PP, PE e PC, com distribuição uniforme da resina, formando camadas homogêneas.

Plástico Moderno ©QD Foto: Divulgação
Injetora elétrica da Arburg equipada com robô

ARBURG

A companhia durante a sua 7ª participação na Interplast uma injetora totalmente elétrica da série EDRIVE, a Allrounder 470 E 1000-290, com 100 toneladas de força de fechamento, equipada com o robô Multilift Select 6 kg.

Esse é um robô cartesiano de três servoeixos, fabricado pela Arburg, totalmente integrado ao comando Selogica. Esse conjunto produzirá copos de degustação, usando um molde de oito cavidades da RK Ferramentaria, de Colombo-PR, em ciclo de aproximadamente 6,0 segundos.

Depois da injeção, o robô empilhará os copos sobre uma esteira. A integração de comandos permite o movimento simultâneo dos eixos da máquina injetora com os do robô. Por exemplo, os eixos Y e X do robô podem entrar na área do molde durante o movimento da abertura, reduzindo o tempo do ciclo em comparação a uma interface serial (Euromap 12 ou 67).

Durante a feira, a companhia demonstrará o efeito dessa característica no aumento da produtividade e a redução do custo de cada peça produzida.

Plástico Moderno ©QD Foto: DivulgaçãoAUTOMAQ

A AutomaQ oferece periféricos para a automação das linhas de transformação de plásticos. A sua linha de produtos inclui alimentadores, dosadores volumétricos e gravimétricos, secadores e desumidificadores, esteiras transportadoras e reunidoras, sistema de enchimento de caixas por peso ou ciclo.

Lançará na feira a nova configuração do dosador gravimétrico com comando por interface homem/máquina, e também as esteiras reunidoras de frascos, que permitem a retirada precisa e funcional de produtos das sopradoras.

AX PLÁSTICOS

A AX Plásticos Máquinas Técnicas pretende expor alguns dos equipamentos que compõem a linha para laboratório. Eles são compactos e econômicos, sendo adequados ao desenvolvimento e pesquisas de materiais termoplásticos e compostos, tornando mais sustentáveis os trabalhos de inovação no ramo.

BRASFIXO

Exibirá o sistema Fixomolde de troca rápida de moldes até 70 t, indicados para injetoras e sopradoras até 500 t. Pode ser aplicada em injetoras de alumínio ou plástico, em placa com rosca ou canal tipo “T”, oferecendo redução no tempo de set up e aumento de produtividade, além de eliminar o uso de ferramentas e diminuir o esforço físico dos operadores.

Plástico Moderno ©QD Foto: DivulgaçãoCARNEVALLI

Exibirá a linha de extrusão Polaris Plus 65, equipamento completo, versátil, robusto e com o melhor custo de produção por quilo produzido, tendo capacidade para transformar até 240 kg/h com baixíssimo consumo de energia.

Possui com cabeçote bifluxo, IBC, sistema de arraste reversível para melhor planicidade, e bobinadores automáticos com célula de carga e inovador anel de ar Carnevalli, que diminui a variação de espessura do filme e torna a distribuição do ar muito mais uniforme.

O equipamento contará com um novo inserto (redução) com três regulagens, uma novidade no mercado nacional, segundo a empresa.

CRISTAL MASTER

Fundada em 2004 em Joinville-SC, ocupa área de 10 mil m², possuindo capacidade produtiva de 20 mil t/ano, com filiais em São Leopoldo-RS, Jaboatão dos Guararapes-PE e Itupeva-SP, cobrindo todo o mercado nacional e regional.

Além de ampla linha de colorantes e pigmentos de efeito, oferece um portfólio completo de aditivos, entre os quais o anticorrosivo VCI, antimicrobiano, agente interfacial e o oxi-biodegradável.

CROMEX

Respeitada fabricante de masterbatches, a Cromex apresentará como novidade a linha Microcolor, desenvolvida especialmente para as aplicações em rotomoldagem. Além dela, serão divulgados todos os produtos da extensa linha da empresa: masterbatches de cores, aditivos e formulações líquidas.

A Cromex também enfatizará a importância da atividade de distribuição de resinas termoplásticas, na qual ingressou em 2013, com forte presença na região Sul, incluindo um centro de distribuição no Paraná e o recém-inaugurado CD de Santa Catarina.

Plástico Moderno ©QD Foto: DivulgaçãoENGEL

A subsidiária local da empresa austríaca especializada em injetoras dará destaque para o 25° aniversário da tecnologia de fechamento sem colunas, apresentada pela Engel na feira K de 1989 como equipamento revolucionário.

Em pouco tempo, esse conceito se tornou predominante na linha produtiva da empresa, que contabiliza 60 mil máquinas sem colunas da marca, fornecidas para mais de 10 mil clientes em todo o mundo. Outro destaque será a apresentação no Brasil da nova geração de comandos CC300.

Plástico Moderno ©QD Foto: DivulgaçãoEXTRUSÃO BRASIL

Fabricante nacional de conjuntos completos para fabricação de tubos, perfis, laminados, granulados e telhas de PVC, produz extrusoras mono e dupla rosca, paralelas, cônicas e corrotantes.

Levará para a exposição extrusoras dupla rosca para transformação de PVC.

Plástico Moderno ©QD Foto: DivulgaçãoGNEUSS

A companhia de atuação global terá o estande recheado de produtos de alta tecnologia para a transformação de plásticos.

A começar pela extrusão monorrosca com sistema de rotação múltipla (MRS), indicada para processar garrafas de PET recicladas, sem pré-secagem, embora também tenha aplicações com poliamidas e poliolefinas.

O MRS consiste em um tambor com oito fusos satélites, dotado de aberturas que permitem expor a massa fundida. Sobre esse conjunto, é gerado um vácuo de 25 a 40 milibares, por deslocamento de anel líquido, proporcionando uma desvolatilização cerca de 50 vezes maior do que o alcançado em uma monorrosca convencional.

O sistema dispensa sistemas de alto-vácuo e pré-aquecimento, com a respectiva economia de energia. A linha MRS abrange modelos com capacidade de processamento de 35 a 2 mil kg/h, para a formação de fibras, lâminas e repeletização, com mais de 50 máquinas instaladas em todo o mundo.

Além dela, a companhia mostrará desenvolvimentos da tecnologia de filtração rotativa, com quatro novos modelos de troca de telas. Nesse campo, destaque para o SFpvc, criado especificamente para trabalho com PVC, sendo capaz de lidar com altos teores de contaminação.

Nos sistemas de medição, a Gneuss levará para a Interplast transdutores de pressão impermeáveis, destinados à indústria de alimentos, além de sensores para serviços pesados, com tecnologia de diafragama, indicados, por exemplo, para linhas de produção de compósitos de plásticos e madeira (WPC), nas quais há frequentes pulsações de pressão e picos de alta pressão de curto prazo.

O sistema de segurança EPM compara continuamente os dados enviados por dois sensores, ampliando a proteção de linha de extrusão contra altas pressões.

INBRA

A indústria química fará dois lançamentos na Interplast. O primeiro é a linha Inbraflex de plastificantes para PVC com base em ésteres de óleos vegetais epoxidados. A outra novidade são os estabilizantes térmicos para PVC Plastabil, à base de cálcio e zinco.

As novidades são indicadas para a produção de tubos e conexões, forros e perfis, fios e cabos, mangueiras, calçados, brinquedos, laminados e filmes, para substituir produtos considerados nocivos à saúde humana.

A Inbra também produz óleo de soja epoxidado como plastificante p/ PVC, kickers, agentes expansores (azodicarbonamida), fosfitos orgânicos e estearatos de cálcio, zinco e magnésio.

Plástico Moderno ©QD Foto: DivulgaçãoKÖRPER

Apresentará sua linha de unidades de água gelada que opera com capacidades de refrigeração de 5.000 a 540.000 kcal/h. Esses equipamentos são resistentes a intempéries, podendo ser instalados ao tempo.

A linha de termorreguladores conta com gabinete de aço carbono, e com bomba e tubulações inteiramente construídas com materiais inoxidáveis para dar mais resistência ao equipamento.

Para os resfriadores de circuito fechado, a novidade fica por conta das novas serpentinas, feitas de aço carbono galvanizado a fogo, processo que reduz em até 20% o custo do equipamento.

MAIS POLÍMEROS

É distribuidora autorizada de resinas plásticas da Braskem e da Unigel, com atuação nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, onde comercializa PP, PEAD, PEBD, PELBD, EVA, PE verde, PS (cristal e alto impacto) e compostos de PP. Neste ano, inicia operações com acrílicos (PMMA), policarbonato (PC) e SAN.

Plástico Moderno ©QD Foto: DivulgaçãoMULTIPACK PLAS

Com sede em Osasco-SP, a empresa levará para a feira a sua máquina sopradora de simples estação, porém de alta performance, para conformar embalagens de 100 ml até 10 litros.

Com hidráulica toda proporcional e sistema de fechamento por braços contrapostos, propicia elevada produtividade e qualidade ao produto final soprado.

Para embalagens de alto peso e com grande quantidade de rebarbas, a estrutura monobloco da máquina, aliada ao conjunto de fechamento apoiado sobre barramento com guias lineares, garante um perfeito acabamento. Durante a exposição, esse equipamento produzirá bombonas de 5 litros para acondicionar agroquímicos.

MULTI-UNIÃO

Especialista na fabricação de extrusoras, a empresa também produz cilindros, roscas e acessórios para injeção, sopro e extrusão. A empresa aproveitará a ocasião para exibir sua linha de extrusão própria para PVC rígido.

Plástico Moderno ©QD Foto: DivulgaçãoPAVAN ZANETTI

Apresentará na feira três máquinas para a transformação do plástico: as sopradoras BMT 5,6 D/H e Petimatic 3C/L, e a injetora HXF. A BMT 5,6 D/H é uma sopradora para resinas termoplásticas por extrusão contínua, com capacidade para formar peças de 50 ml a 5 litros.

Possui mais cavidades por molde, bombas duplas para alta pressão no fechamento, com velocidade controlada por válvula proporcional, resultando em uma soldagem perfeita. Dispõe de função “sobe cabeçote” para corte da mangueira extrudada e tem hidráulica com sistema regenerativo para maior velocidade.

Com alta produtividade, garante uma economia de até 30% de energia. Por sua vez, a sopradora de pré-formas de PET Petimatic 3C/2L pode gerar frascos até 2 litros, com produtividade de 4 mil frascos de 500 ml por hora.

Possui alimentador automático de pré-formas, painel de operação tela de cristal líquido sensível ao toque e sistema de aquecimento de pré-formas por seções verticais, possibilitando uma distribuição uniforme de calor.

A Injetora HXF, automática e de alto desempenho, oferece economia de energia e capacidade para diferentes quantidades e tamanhos de embalagens. A série HXF é composta de modelos opcionais, equipados com bombas fixas e hidráulica proporcional, bomba variável e com servo motor.

É ideal para a injeção de brinquedos, pré-formas de PET, utilidades domésticas, produtos com parede fina, produtos em PP/PL, além de PS, PC, conexões em PVC, materiais de engenharia, entre outros.

Plástico Moderno ©QD Foto: DivulgaçãoPIOVAN

A empresa dará destaque para o alimentador para resinas em pó, ideal para compostos de PVC, com capacidade para suprir até 600 kg/h.

Outra novidade da empresa são os separadores e detectores de metal da S+S, que ampliam a segurança das linhas de produção.

Outros destaques da exposição serão o dosador gravimétrico MDW 150, que pode lidar com até 150 kg/h de até seis tipos de materiais, além do termorregulador para moldes com resfriamento por meio de troca direta.

Também ficará exposto o desumidificador a ar comprimido até 25 kg/h, bem como o MiniChiller, apresentado pela empresa como sendo o mais compacto e versátil do mercado.

POLIMOLD

A Polimold volta à EuroMold Brasil trazendo a nova linha de acessórios Cumsa para moldes médios e grandes, com peças específicas para controle de abertura nos moldes de três placas e sistemas de extração dupla superior e inferior.

Segundo a empresa, os moldes de médio e grande porte padecem da falta de acessórios padronizados, que precisam ser fabricados para cada nova ferramenta, gerando aumento nos custos e no tempo de fabricação.

A Polimold também apresenta uma campanha de incentivo à qualidade e durabilidade da sua linha de extratores, oferecendo condições de preço e prazos totalmente reformuladas para o mercado do Sul do Brasil.

POLYTECH

Conhecida fabricante de equipamentos para a produção de telhas de PVC por extrusão, abrigará em seu estande a Fourtech Brasil, que apresentará sua máquina para a produção de telhas PVC estilo colonial.

Plástico Moderno ©QD Foto: DivulgaçãoPREVISÃO
A Previsão Presilhas exibirá sua prateleira deslizante para moldes, produzida com o objetivo de melhorar o set-up e a segurança operacional.

O produto é totalmente nacional e está adaptado à NR-12, do Ministério do Trabalho. Além disso, a empresa exibirá sua linha de presilhas, olhais giratórios, molas Danly, a emulsão Premotex para limpeza do canhão da injetora, pinos extratores e carrinhos de movimentação de moldes.

Plástico Moderno ©QD Foto: DivulgaçãoPRO-COLOR

A Pro-Color inaugurou recentemente uma fábrica em Pernambuco e também em Santa Catarina, aproximando-se dos seus clientes em ambas as regiões. Com 27 anos de existência, atua na produção de masterbatches, aditivos, compostos e dry-blends.

Buscando diversificar e aumentar sua participação no mercado de aditivos, a Pro-Color firmou parceria comercial e técnica com a Ecoventures Bioplastics do Brasil, que se tornou sua nova parceira de produtos biodegradáveis.

Plástico Moderno ©QD Foto: DivulgaçãoPUMA

A Puma Automotive apresentará peças de grande porte fabricadas por injeção de plástico e moldagem por compressão (SMC). Estará no estande o novo Troller T4, para o qual a Puma participou da construção de 80% dos moldes empregados.

A empresa atua no mercado automotivo, junto às montadoras e sistemistas, oferecendo seu setor de engenharia, com técnicos e engenheiros especializados em projetos de moldes de grande porte. Possui como diferencial maquinário de produção para até 40 toneladas.

QP

A Químicos e Plásticos Ind. e Com. de Produtos Derivados apresentará uma gama de polímeros de alto desempenho e de engenharia, dedicadas a atender as exigências crescentes dos segmentos médico, automotivo, de eletrodomésticos, eletrônico, agrícola, de embalagens e industriais.

Um dos destaques será o Shelfplus O2, um aditivo (sequestrador de oxigênio) que comprovadamente permite o aumento da vida útil de produtos como cervejas, carnes frescas, refeições prontas etc., mantendo a coloração e o odor original desses produtos.

REPLAS

Distribuidora de resinas termoplásticas e polímeros de BOPP, a Replas conta com mais de 30 anos de experiência no mercado nacional, contando com parcerias com importantes produtores nacionais e internacionais. Participa da Interplast para divulgar sua linha de produtos.

Plástico Moderno ©QD Foto: DivulgaçãoROMI

Tradicional fabricante brasileira de equipamentos mecânicos, tanto para metalurgia quanto para a transformação de plásticos, a Romi apresentará aos visitantes de seu estande a injetora EN 220 PVC, dotada de um moderno sistema “Stop and Go” que proporciona maior precisão, velocidade e baixíssimos consumo de energia e nível de ruído.

Esse modelo foi especialmente desenvolvido para aplicações com a resina PVC. Além dela, terá destaque a sopradora por acumulação MX20L, com cabeçotes com sistema FIFO para troca rápida de cores e comando CM10, que permite 512 pontos de programação de parison. Essa linha de máquinas possui um conjunto de moldagem com grande área de molde e elevada força de fechamento.

Plástico Moderno ©QD Foto: DivulgaçãoRONE

A empresa divulgará na exposição a sua ampla linha de moinhos e trituradores para variados tipos de processos industriais.

Além disso, aproveitará a ocasião para apresentar as linhas de transportadores pneumáticos, misturadores, sistemas de separação de pó e aglutinadores.

Plástico Moderno ©QD Foto: DivulgaçãoSEIBT

Com mais de 40 anos de atuação, a Seibt oferece soluções para o mercado de reciclagem de plásticos de processos pós-industrial e pós-consumo.

A empresa fabrica moinhos de média e baixa rotação, aglomeradores, destroçadores, extrusoras, picotadores, ventiladores, silos e sistemas completos para reciclagem de PET, PE e PP.

O modelo GF 700 foi desenvolvido para atender as necessidades do mercado de reciclagem para a moagem de garrafas e filmes, de fácil manutenção e acesso às facas e peneira.

A família de moinhos GF possui os portes 550, 700, 900, 1100 mm, e a Seibt lançará na feira o tamanho 1300 mm de abertura de alimentação, maior modelo já construído por ela. Além de robusto e eficiente, essa família de moinhos também é pioneira no Brasil na moagem de filmes, por ter rotor sem eixo central, segundo a empresa.

Plástico Moderno ©QD Foto: DivulgaçãoTECNOSERV

Além dos porta-moldes padronizados e especiais com usinagem completa, a Tecnoserv apresentará, com a Mastip (da Nova Zelândia), a sua nova linha de bicos para câmara quente, a Tecnologia TL-35, de bicos com fixação roscada no manifold e porca YCN de fluxo aberto para injeção de peças de grande porte.

Lançará também a linha de controladores de temperatura para câmara quente, com destaque para o controlador Geração 5, com módulos TC5H de comunicação remota, e o controlador integrado TC5100, para 24 zonas. Também estarão presentes os novos acessórios para moldes da alemã Strack Normalien.

TERMOCOLOR

Apresentará na Interplast sua tradicional linha de produtos: compostos, masterbatches coloridos, brancos e aditivados, tingimento e beneficiamento.

Além disso, lançará o masterbatch neon, conhecido e utilizado pelo apelo estético, capaz de conferir à peça beleza e destaque, tendo como característica o efeito borda. Também será apresentado o composto de PP com fibra de vidro, permitindo produzir peças com alta estabilidade dimensional e baixa contração.

WITTMANN BATTENFELD

As empresas unificaram sua atuação em janeiro deste ano e agora aproveitam a forte sinergia entre as suas operações. Na Interplast, a companhia mostrará sua capacidade de produzir conjuntos completos de transformação de plásticos.

Terá destaque a injetora EcoPower 180, dotada do sistema KERS que recupera a energia utilizada para frear a placa na fase de redução de velocidade para proteção do molde, direcionando-a para outras funções e economizando energia.

Com força de fechamento de 180 toneladas, pode combinar de três unidades de injeção (350, 750 e 1330), apresentando distância entre colunas de 570 x 520 mm, diâmetro da rosca de 25 a 40 mm e tempo de ciclo em vazio de 1,7 segundos.

Além dela, terá destaque o robô W818 que apresenta movimentos sincronizados para reduzir o ciclo de operação, com alta eficiência.

A série Tempro de controladores de temperatura está disponível em vários modelos e tamanhos, podendo atuar com moldes com temperaturas até 250ºC (com circulação de óleo) e 160ºC (água). Também estarão presentes os desumidificadores Drymax, de baixo consumo de energia.

WORTEX

A Wortex aproveitará a Interplast para lançar a linha Sintesis RR/RT de extrusão de filmes monocamada de PEAD e blendas, e também a linha de lavagem, moagem e secagem de plásticos flexíveis e rígidos.

Os visitantes poderão conhecer o portfólio tradicional da empresa, com roscas e cilindros para injetoras, sopradoras e extrusoras; linha de granulação Challenger Recycler de 105 mm L/D 40, indicada para reciclar filmes pós-industrialização e pós-consumo de PE, PP, BOPP, PS expandido, ráfia, stretch; moinhos e shredders.

Leia Mais: 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios