Interplast 2022: As novidades da Feira

Empresas das diversas vertentes da cadeia do plástico exporão nesse primeiro evento pós-pandemia.

Alguns, com lançamentos, ou com desenvolvimentos em determinados quesitos, como automação e eficiência energética, de produtos que já disponibilizavam.

Outros, basicamente divulgando seu portfólio.

Vários buscam se diferenciar pela vinculação à economia circular.

E todos ansiosos por retomar o contato direto com clientes e com prospects. Veja o que mostrarão alguns deles:

MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

Arburg

Interplast 2022 - Feira marca o reencontro da cadeia produtiva do plástico
Arburg

Destacará a injetora elétrica 570 E 2000-800, que no estande produzirá, em ciclos de oito segundos, dois copos de PP de 473 ml e peso de 37,5 gramas. A colocação da etiqueta de IML no molde e o empilhamento dos copos prontos na esteira transportadora serão feitos por sistema automatizado. É uma máquina da linha Golden Electric, na qual, informa a Arburg, “destacam-se os tempos de ciclo seco curtos e os movimentos simultâneos. O enchimento do molde é reprodutível, a demanda de energia excepcionalmente baixa”, sendo baixos também os requisitos de refrigeração e os níveis de ruído.

Borche

Interplast 2022 - Feira marca o reencontro da cadeia produtiva do plástico
Borche

Seu carro-chefe será a linha de injetoras Borche Bi, lançada no ano passado, que facilitam a comunicação com os periféricos, integrando os dados do sistema no painel de controle da injetora e possibilitando monitoramento remoto do status via celular ou PC. Também divulgará sua linha BU, de injetoras de duas placas que, além de agregar maior produtividade, trazem entre outros diferenciais guias lineares de suporte que proporcionam injeção mais precisa, e sistema de extração localizado na parte traseira do platô móvel, conferindo maior espaço e facilitando manutenção e troca de moldes.

By Engenharia

Interplast 2022 - Feira marca o reencontro da cadeia produtiva do plástico
By Engenharia

Produzido nos Estados Unidos por sua representada Farrel Pomini, o misturador contínuo compacto CP Series II será uma de suas atrações. Dotado de um misturador contínuo com dois rotores e de extrusora com controles independentes, é altamente produtivo, capaz de dispersar perfeitamente materiais altamente carregados e pigmentados, e de processar materiais bastante abrasivos, podendo receber diversos tipos de sistemas de alimentação e de granulação. Processadores de compostos e de PVC estão entre os focos desse equipamento.

Haitian

Apresentará a Geração III de injetoras com algoritmos inteligentes que além de facilitar a integração com os sistemas MES – e futuramente o machine learning –, reduzem o consumo de insumos, utilizando apenas o que é requisitado em recursos como energia e água, que são assim otimizados. Mostrará essas funcionalidades em máquinas das séries Zeres (totalmente elétricas) e Marte, de máquinas com acionamento via servomotor e inversor de frequência.

Wortex

Interplast 2022 - Feira marca o reencontro da cadeia produtiva do plástico
Wortex

Para divulgar sua capacidade de atender à demanda dos transformadores pela reciclagem das aparas de plásticos de diversos tipos, exibirá a Geração III de sua linha Challenger Recycler, capaz tanto de processar 100% de materiais flexíveis ou 100% de rígidos, quanto misturas precisas de ambos em porcentagens variadas. Acoplando-se um dosador gravimétrico, pode também compor blendas e compostos de vários materiais.

PERIFÉRICOS, INSTRUMENTOS E AUTOMAÇÃO

Brasfixo

Projetada para facilitar operações de manutenção e análise do ciclo de abertura e fechamento dos moldes, a mesa de manutenção de moldes MM-2000 será um de seus destaques. Ela tem base de aço, sua abertura e seu fechamento podem ser realizados com chave catraca que torna a tarefa mais suave e segura, e seu sistema giratório permite a rotação do molde em qualquer sentido. Sistema de troca rápida de moldes, tombador de moldes, elementos de fixação, engate rápido para refrigeração de moldes, são alguns dos outros itens que terá no estande.

Digitrol

Interplast 2022 - Feira marca o reencontro da cadeia produtiva do plástico
Digitrol

Mostrará em primeira mão no Brasil o plastômetro de extrusão LMI5500, produzido pela representada Dynisco. Das versões anteriores, ele mantém display colorido touchscreen, portas USB e encoder digital; como novidade, traz funções de conectividade e nuvem que permitem visualizar os dados em único lugar, e também compartilhá-los. Mas também divulgará sua ampla sua linha de instrumentação, na qual há tecnologias para análise e controle de itens como vazão, pressão, nível, turbidez, pH, condutividade e oxigênio dissolvido, entre outros.

Mainard

Interplast 2022 - Feira marca o reencontro da cadeia produtiva do plástico
Mainard

Focará, com sua linha de instrumentos de medição de filmes, o tripé espessura, gramatura e dureza, enfatizando balanças de gramatura e durômetros Shore. Pretende destacar também seu portfólio de serviços, no qual há não há apenas assistência técnica, mas também um posicionamento como uma espécie de consultoria, capaz de qualificar seus clientes nas melhores práticas de uso de seus instrumentos.

Mecalor

Interplast 2022 - Feira marca o reencontro da cadeia produtiva do plástico
Mecalor

Apresentará a linha de termoreguladores da marca suíça HB-Therm, que representa na América Latina desde o ano passado, e produtos de fabricação própria, como a versão 2022 do drycooler AluDry, que entre outras novidades traz novo sistema de umidificação que proporciona recuperação de água com maior confiabilidade e eficiência, além de chillers e termochillers, que a empresa anuncia como “produtos premium”.

Piovan

Interplast 2022 - Feira marca o reencontro da cadeia produtiva do plástico
Piovan

Diversas marcas do grupo estarão presentes em seu estande. Caso da Aquatech, cujos sistemas de refrigeração estarão representados por itens como os chillers da linha Slim com dois circuitos frigoríficos independentes, o termochiller Digitemp+, com duplo circuito e duas saídas independentes, e o controlador de temperatura para moldes TMW Short Cycle. Para manuseio e transporte de material plástico em pó (principalmente PVC e componentes), mostrará o EasyPowder, da marca Penta. Para extrusão, os dosadores gravimétricos por batch Grado Adroid, com controle gravimétrico da extrusão integrado, da Doteco.

Previsão

Interplast 2022 - Feira marca o reencontro da cadeia produtiva do plástico
Previsão

Divulgará uma linha recém-lançada de presilhas rápidas para fixação de moldes, capazes de reduzir em 80% o tempo de set up do molde, informa a empresa, que além de presilhas produz grampos, molas de matriz, prateleiras, carrinhos para movimentação de moldes, desmoldantes com silicone, entre diversos outros itens,

Primotécnica

Sem lançamentos, privilegiará a divulgação dos produtos de suas duas frentes de atuação. Uma delas composta por máquinas para reciclagem, além de moinhos dos mais diversos tipos e capacidades, compactadores e aglutinadores, entre outros periféricos. A segunda frente é a linha de plásticos de engenharia, composta por poliamidas 6 e 6.6.

Sepro

Interplast 2022 - Feira marca o reencontro da cadeia produtiva do plástico
Sepro

Tanto em seu próprio estande quanto nos de empresas parceiras, como a Sumitomo Demag, exibirá novas versões de sua linha de robôs Sucess, agora com curso e capacidade de carga maiores, e design que proporciona maior espaço no depósito. Além dos robôs de 3 eixos, essa nova versão da série Sucess inclui um robô de 5 eixos com dupla rotação servomotorizada, desenvolvida em parceria com a Yaskawa, que viabiliza soluções de automação mais complexas com um robô mais econômico.

Tecnoserv

Interplast 2022 - Feira marca o reencontro da cadeia produtiva do plástico
Tecnoserv

Buscará comprovar sua capacidade de combinar redução de custos com a expansão da aplicação de seus sistemas de câmara quente para moldes de parede fina, exibindo, entre outros itens: nova versão de um controlador de temperatura para esses sistemas; controlador de válvulas para sistema valvulado de câmara quente; nova série de bicos para câmaras quentes; nova válvula pneumática TGV-0155, que é integrada ao manifold, para moldes de parede fina e plásticos de engenharia com altos percentuais de carga.

MASTERBATCHES, CARGAS E ADITIVOS

Cristal Master

Focará a sustentabilidade por meio de uma linha de aditivos que entre outros itens tem compatibilizante, melhorador de fluxo, dessecante e combinações desses aditivos, bem como masterbatches com resinas biodegradáveis, como PLA e PBAT. Mas não deixará de mostrar toda a sua vasta linha de aditivos, com mais de trintas componentes, e seus masterbatches brancos, pretos, coloridos, com efeitos fluorescente, perolado, madeira, metalizado, com glitter, marmorizado, fotocrômico e termocrômico.

Carbomil

Além da linha de carbonato de cálcio Microfluid, destacará o aditivo dessecante Microfluid Secmil 500, ambos desenvolvidos a partir da calcinação e moagem de rochas calcárias, reagindo rapidamente em água, e solúveis em ácidos e em sais de amônio. O dessecante, assegura a empresa, pode reduzir em cerca de 10% o tempo de uso de aglutinadores no processo de secagem do PEBD; no caso de materiais como TPE, TPV e PP, dependendo da umidade presente, a reciclagem se torna mais eficaz.

Cromex

Lançará oficialmente a linha de Soluções Sustentáveis, com destaque para os masterbatches pretos rC-Black, cuja composição utiliza negro de fumo proveniente do reprocessamento de pneus usados. Dessa mesma linha, enfatizará ainda os masterbatches NIR-PR, capazes de viabilizar a reciclagem de embalagens pretas, pois isentos de negro de fumo, além de aditivos para melhorar propriedades de resinas PCR e de masterbatches compostos com esse gênero de resinas.

Inbra

Privilegiará a exibição dos plastificantes para PVC à base de éster epoxidado de óleos vegetais da linha Inbraflex, além dos novos estabilizantes térmicos para PVC à base de cálcio e zinco, da linha Plastabil. Os plastificantes, alinhados com a estratégia de prover ao mercado soluções isentas de ftalatos, enquanto os estabilizantes térmicos Plastabil posicionados como alternativas de custo competitivo sem perda de performance.

Multicolor

Produtos para a reciclagem de plásticos – pós-industrial e pós-consumo – serão enfatizados no seu estande: aditivos reológicos e compatibilizantes, são alguns deles. Um dos objetivos dessa exposição é o relacionamento com empresas ainda não muito habituadas ao trabalho com materiais alternativos.

Termocolor

Para exibir seu know how em cores de especialidades com efeitos e aditivos, lançará seu catálogo de cores Tendências 2022/2023: Gold Olive; Vibrant Yellow; Summer Green; e Harbour Blue são algumas das cores do novo catálogo da empresa que, além de cores, disponibiliza uma vasta linha de aditivos, na qual há anti-UV, deslizantes, dessecantes, antichamas, antiestáticos e auxiliares de fluxo, entre outros.

DISTRIBUIDORES

Activas

Aproveitará o evento para conferir maior visibilidade a um modelo de gestão fundamentado no conceito ESG. Anunciará a chegada de novos parceiros, como a Basf – da qual agora distribui PA 6, poliacetal (POM), E tereftalato de polibutileno (PBT) –, e da produtora de compostos à base de ácido poliláctico ERT. E divulgará o início de seu processo de internacionalização, recém-inaugurado com uma operação no México.

Petropol

Lançará um biocomposto feito com poliamida de origem parcialmente renovável e um bioelastômero, posicionado como alternativa mais sustentável aos atuais compostos de poliamida com elastômeros, de origem convencional, cuja reciclagem é muito complexa, enquanto a inovação pode ser normalmente reciclada na cadeia das poliamidas. Segundo informações da empresa, esse biocomposto pode ser usado em toda a cadeia da poliamida, mas os fios têxteis constituem por enquanto seu mercado prioritário.

Piramidal

Terá dois focos prioritários. Um deles, sua unidade de Soluções Circulares, estruturada em meados do ano passado, que entre outros itens já inclui uma linha própria de resinas recicladas denominada Eccoar; produtos da linha I´m green, de produtos de biomassa e PCR da Braskem; poliestirenos Ecogel da Unigel, de origem parcialmente renovável; algumas soluções da Sabic e da DSM. O outro destaque será o portfólio de master branco e aditivos da LyondellBasell.

Leia Mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios