Interplast 2010 – Veja aqui os destaques da mostra

* O texto desta seção foi editado com base nas informações das empresas, em resposta ao convite enviado por Plástico Moderno a todos os expositores da Interplast 2010

ACTIVAS

Com portfólio de 400 grades pertencentes a 25 famílias de produtos e vinte anos de experiência na distribuição de commodities e de plásticos de engenharia, como em representação a onze bandeiras petroquímicas, a empresa prestigia a Interplast com o intuito de estreitar relacionamento com clientes e fornecedores. Sua ampla presença em todo o território nacional, com sede em São Paulo e filiais em Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, e representantes nas regiões Norte e Centro-Oeste, propicia aos parceiros todo o suporte operacional para a entrega de produtos com qualidade e segurança.

ADL

Uma linha de extrusão totalmente automatizada, composta por uma extrusora de 90 mm, troca-telas hidráulico e sistema de corte direto na cabeça, será a principal atração no estande da empresa nacional com 25 anos de atuação no mercado e sede na cidade de Botucatu-SP. O visitante ainda poderá conferir granuladores, secadores de espaguete, troca-telas contínuo, balanças ensacadeiras, entre outros periféricos programados para a exposição.

ADOLPHO MAYER

Há mais de cinco décadas atuando no mercado de representações, a empresa sediada em Joinville-SC, e que atende clientes nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, representando marcas e produtos desenvolvidos para vários segmentos do setor plástico, como plásticos reforçados com fibras de vidro, tintas e químicos, destacará vários produtos de suas representadas. Da Chemson, considerada líder no fornecimento de aditivos e estabilizantes para PVC, o visitante poderá se inteirar sobre os mais novos desenvolvimentos na área dos estabilizantes de cálcio-zinco e orgânicos. Da Coremal, as linhas tradicionais de resinas da Solvay, dióxidos de titânio da Cristal Millenium, plastificantes da Exxon, negros-de-fumo da Cabot e aditivos da Cytec poderão ser melhor conhecidos do público. Da Mocal, os carbonatos de cálcio naturais e calcíticos. Da Crenor, os carbonatos de cálcio naturais e cretáceos. Da Quimvale, os carbonatos de cálcio precipitados. Da Reichhold, as resinas de poliéster insaturado e os gelcoats utilizados na fabricação de plásticos reforçados com fibras de vidro. Da Oxilatina, os catalisadores de MEK e, finalmente, da Redelease, os desmoldantes semipermanentes.

ALLTECH

Plástico Moderno, Interplast 2010 - Veja aqui os destaques da mostra
Injetora elétrica coreana é destaque no estande da Alltech

O grupo preparou uma grande novidade para marcar sua estreia na Interplast, ao levar pela primeira vez para a exposição, por intermédio da Steelmach, uma injetora elétrica fabricada pela coreana LS Metron, empresa pertencente ao grupo LG. Disponíveis nas capacidades desde 30 toneladas de força de fechamento até 550 toneladas de força de fechamento, as máquinas oferecem opções em três versões – standard, high speed e super high speed, e podem alcançar até 800 mm/s de velocidade de injeção. Em sintonia com a tendência de redução do consumo de energia, a tecnologia da versão elétrica apresenta consumo até 80% menor em comparação com os sistemas convencionais. Outras grandes vantagens são propiciadas pela redução nos níveis de ruído e aumentos de produtividade, com ciclos reduzidos de processo. Outro ponto positivo do sistema elétrico é estar livre da contaminação por óleo hidráulico.

AMC

Lançamentos foram programados por essa empresa especializada na fabricação de ácido esteárico, ceras e estearatos, e cuja sede fica em Guarulhos-SP. As novidades poderão ser conferidas nas linhas de estabilizantes e lubrificantes atóxicos Amclub e Amcstab. Para os segmentos que atuam com PVC, uma inovação em aditivo que, além de atuar como estabilizante, pode exercer a função de lubrificante, auxiliar de fluxo, agente de reforço, plastificante, protetor anti-UV e agente de expansão deverá propiciar benefícios aos transformadores por poder ser utilizada em vários processos, como extrusão, sopro, injeção, calandragens e coatings.

APTA

As parcerias já consagradas e os novos acordos estarão sendo comemorados nesse estande da empresa que tem por foco o desenvolvimento de aplicações de engenharia e de alto desempenho. No rol das representadas estão as tradicionais Basf, em poliuretanos e termoplásticos, a Chem Trend, a Evonik, a Radici Plastics, a Solvay e a Solvay Solexis. Entre as novas parceiras, o maior destaque fica por conta da Laja, que irá possibilitar o fornecimento de TR e de PVC, abrindo novas oportunidades de negócios para os transformadores e habituais clientes.

ARBURG

Plástico Moderno, Interplast 2010 - Veja aqui os destaques da mostra
Modelo assegura maior eficiência energética

A injetora híbrida Arburg Allrounder 570 H 2000 – 800 Hidrive em exposição alia alta produtividade e maior eficiência energética. No estande do tradicional fabricante, o visitante não deve deixar de conferir os avanços tecnológicos propiciados por máquinas da série Allrounder H, uma delas dedicada à produção de peças com paredes finas e com tempo de ciclo ultrarrápido. Graças à modularidade, essas máquinas de alto desempenho podem ser facilmente equipadas e configuradas para atender às mais diversas exigências do mercado.

ASTROTEC

O fabricante de moldes para extrusão de perfis, fornecedor dos mercados nacional e internacional desde 1994, destacará na feira suas principais especialidades, entre as quais estão os moldes para extrusão, coextrusão e calibragem, nas mais variadas versões, bem como acessórios para complementar todo o sistema necessário à produção de perfis plásticos. Feitos de aço e com ligas especiais, os moldes são fabricados para processos de extrusão com uma única saída, e também com saídas duplas, triplas e quádruplas. A empresa ainda disponibiliza aos clientes uma linha de extrusão unicamente voltada ao desenvolvimento de novos produtos e à realização de testes.

AUTOMAQ

Plástico Moderno, Interplast 2010 - Veja aqui os destaques da mostra
Secador SAS 50 da Automaq oferece precisão de 0,02%

O visitante poderá conferir vários equipamentos nesse estande. Um deles é um sistema de enchimento de caixas com mecanismo de controle de peso que pode atuar ao lado de injetoras e/ou sopradoras, evitando operações manuais. O outro é um dosador gravimétrico com sistema central de alimentação para quatro componentes e que permite colocação sobre injetoras, sopradoras e/ou extrusoras, podendo ainda operar com sistema central de dosagem gravimétrica com grau de precisão de 0,1%, e que se encontra disponível nas capacidades de 150 kg/h, 500 kg/h, 1.000 kg/h e 1.500 kg/h. O terceiro equipamento é um secador desumidificador, modelo SAS 50, montado sobre uma estrutura móvel para possibilitar a secagem de materiais higroscópicos como náilons, policarbonatos e PET, possui dew point igual a -40°C, oferecendo precisão de 0,02% de umidade final após a secagem, e pode ser instalado sobre máquinas ou ao lado delas para operar como uma central de secagem e de desumidificação.

AVALONG

O grupo de Taiwan, especializado na fabricação de máquinas para o setor plástico, destacará várias novidades em misturadores de alta velocidade, pulverizadores, entre outras.

BAERLOCHER

Os novos produtos estabilizantes baseados em cálcio/zinco se destinam aos diferentes mercados do PVC rígido e flexível e foram desenvolvidos para atender aos mais exigentes requisitos técnicos, como conferir transparência a peças espessas.

BAUSANO/PRIMAC

Plástico Moderno, Interplast 2010 - Veja aqui os destaques da mostra
Dupla rosca privilegia alta produtividade aliada a baixo consumo energético

O visitante terá a oportunidade de contatar as duas grandes empresas. A Bausano estará promovendo lançamento mundial para o setor de extrusão. Trata-se de extrusora dupla rosca MD-75-30 Plus, caracterizada por alta produção e provida de sistema patenteado mundialmente de transmissão multi-drive, concebido para proporcionar alta produtividade e menor consumo de energia elétrica. Já a Primac apresenta o sistema downstream para a fabricação de perfis rígidos, com largura de 700 mm.

BEVI PLASTIC

Especializada no fornecimento de masterbatches e dry blends para resinas de engenharia, de alto desempenho e commodities, a empresa destaca inovações no campo dos masterbatches ecologicamente corretos, biodegradáveis e compatíveis com PLA, PHB e PHBV.

BGM

Plástico Moderno, Interplast 2010 - Veja aqui os destaques da mostra
Linha de extrusão da fios BGM

A empresa especializada em periféricos para linhas de extrusão lança a linha Pop para extrusão de fios, constituída de granulador concebido com o mesmo conceito construtivo dos granuladores da linha plus e de secador de fios, de alta eficiência, e com o diferencial de proporcionar aumento de produtividade aliado ao baixo custo. O portfólio, porém, abrange as demais linhas de granuladores, ensacadeiras automáticas e semiautomáticas, silos, peneiras seletivas oscilatórias, secadores de fios, misturadores, homogeneizadores, peças de reposição para granuladores nacionais e importados de quaisquer marcas, atendendo principalmente às necessidades das indústrias petroquímicas, das empresas de reciclagem e dos fabricantes de compostos, resinas e masterbatches.

Plástico Moderno, Interplast 2010 - Veja aqui os destaques da mostra
BY divulga dupla rosca corrotante da Da Maris para produzir compostos

BY ENGENHARIA

O representante técnico-comercial de várias empresas dos Estados Unidos e da Europa leva à feira diversas novidades de seus parceiros. Da Davis Standard, poderão ser conhecidas soluções completas para extrusão. Da EDI, matrizes planas e feedblocks. Da Esseci, tratamentos de superfícies plásticas com chamas. Da Gala, sistema de peletização imerso em água e secadores centrífugos. Da iNoex, equipamentos para extrusão de tubos, cabos e perfis, como dosadores gravimétricos, calibradores flexíveis e medidores de espessura. Da Maris, extrusoras dupla rosca corrotante para a fabricação de compostos. Da Thermofisher, sistema de medição de espessura para filmes/chapas. Da Xaloy, camisas e roscas bimetálicas para extrusão, injeção e sopro, além de bicos valvulados, ponteiras para injeção, bombas de engrenagens, troca-telas, fornos de limpeza, cilindros para calandras e sistemas de aquecimento indutivo. Como representante também da Friul Filiere SPA, a empresa ainda destaca nova tecnologia para a extrusão de perfis que utiliza material composto ultraleve, denominado FFC, obtido do PVC carregado com fibras naturais e expandido.

BPS/JON WAI BRASIL

A Brasil Plastic System (BPS) exibe ao público injetora da Jon Wai, modelo JW180PVC, comercializada em sistema turn-key, com molde de injeção de conexão fornecido pela CNN. As injetoras da série PVC foram projetadas para atender à injeção de PVC rígido, com base em sistema especial de dosagem e contando com motor de alto torque, sistema multifuncional para movimentação de machos e controle específico de temperatura do cilindro por meio de ventilação forçada. A máquina em exposição estará equipada com servomotor opcional no acionamento principal, o que garante economia até 50% maior na injeção de componentes de PVC. Outra grande novidade dessa injetora é que o seu transformador pode dosar PVC granulado em pó, opcionalmente.

CARLOS BECKER

Plástico Moderno, Interplast 2010 - Veja aqui os destaques da mostra
Moinho embute conceito inovador

Vários moinhos granuladores poderão ser conferidos pelo público no estande dessa empresa de Gravataí-RS, com 65 anos de atuação no mercado. O modelo MFB-200/5 é de baixa rotação e pode ser fornecido com motorização de 5 cv ou 7,5 cv, para operar junto a injetoras ou sopradoras. O moinho MFB-240/3 foi desenvolvido com conceito inovador para proporcionar alto rendimento com baixíssimo consumo de energia. Já os moinhos MFB-230, MFB-300 (em exibição), MFB-380 E MFB-500 são indicados para operar em centrais de moagem, podendo operar com injeção de água na câmara de moagem. Exemplares da linha de moinhos de facas, especialmente indicada para a granulação de compostos, também poderão ser vistos.

CASA DO FERRAMENTEIRO

A empresa irá apresentar várias novidades em componentes para moldes de injeção. Como distribuidora exclusiva da linha de extratores da alemã Drei-S-Werk, que fabrica os pinos com a tecnologia de nitretação a plasma e com oxidação negra, servindo a camada oxidada como camada antiadesão para o material fundido, e resultando em peças que não têm sua coloração alterada, fornecerá informações detalhadas no estande sobre as vantagens de resistência ao desgaste e à corrosão proporcionadas por esses extratores. Também poderão ser conferidos lançamentos em travas de gaveta, puxadores de placa, centralizadores, carrinhos deslizantes para mandíbulas, datadores, válvulas de extração a ar e pinças extratoras.

CHIANG

Plástico Moderno, Interplast 2010 - Veja aqui os destaques da mostra
Injetora da Chiang economiza até 75% de energia

Estreante na Interplast, a empresa promove o lançamento de injetora provida de servomotor especial para PVC rígido, concebida para gerar economia de 50% até 75% no consumo de energia elétrica. Com sede em Caxias do Sul-RS, e atuando como distribuidora exclusiva para o Brasil e países da América do Sul do grupo Golden Eagle, décimo colocado no ranking das maiores empresas chinesas, a Chiang é considerada a segunda maior fabricante de injetoras do mundo, com 31 anos de experiência na fabricação de máquinas para moldagem por injeção e extrusão de termoplásticos e de alumínio. A empresa também importa moldes e periféricos.

COLORFIX

As novas linhas de masterbatches de aditivos e de concentrados de cor coloridos e fluorescentes e que promovem efeitos surpreendentes poderão ser conferidas nesse estande. Os masterbatches de aditivos da linha Fix conferem propriedades únicas aos polímeros e auxiliam nos processos de transformação, sendo constituídos de bactericidas de alta eficiência à base de nanotecnologia de prata (Bactfix), aditivos que reduzem a absorção do calor pelos compostos plásticos em até 20%, melhorando a eficiência dos aparelhos de ar condicionado dos automóveis (Blackcooler), selantes para injetoras (Selofix), e de materiais de purga de alta performance, que reduzem o tempo nas trocas de cores (Purgfix). Já em concentrados de cor, serão conhecidos os efeitos fotoluminescente, fluorescente e termocrômico.

COMM5

Plástico Moderno, Interplast 2010 - Veja aqui os destaques da mostra
Microterminal inteligente atua em tempo real

O microterminal inteligente TI-1100, software e hardware para utilização em chão de fábrica, desenvolvido para apontamentos de produção em tempo real, será o principal destaque nesse estande. Base de coleta de informações das máquinas, processa e acumula as informações, que serão transmitidas pela rede até o servidor para posterior integração ao ERP. Uma das características do hardware é ser capaz de armazenar as informações localmente em caso de falhas de comunicação até o seu restabelecimento, isentando a produção de vir a sofrer impactos.

Plástico Moderno, Interplast 2010 - Veja aqui os destaques da mostra
Componentes para moldes da CQB

CQB

Ampla variedade de componentes para moldes e estampos estará sendo apresentada nesse estande. Entre os destaques estão extratores, sistemas de câmara quente, instrumentos de medição, componentes sem rosca para sistemas de refrigeração, placas isolantes, contadores de ciclos, insertos de unha de gato e elementos de guia.

CRISTAL MASTER

O portfólio de produtos é dos mais diversificados e inclui masterbatches, aditivos, pigmentos especiais e preparações pigmentárias. Entre os aditivos podem ser encontrados anti-UV, deslizantes, antibloqueio, antifibrilante, desmoldantes, agentes de fluxo e compostos de purga. Em matéria de pigmentos, os destaques ficam por conta dos cristais microperolizados, cuja maior aplicação ocorre nas dosagens on-line, bem como dos cristais micropeletizados, microgranulados e que facilitam a homogeneização nos processos de pigmentação. Também poderão ser conferidas as preparações pigmentárias Cristal Finish, com alta concentração, e a Cristal Color Blend, muito utilizadas na pigmentação do PVC.

CROMEX

As últimas inovações preparadas por essa empresa, considerada líder no mercado nacional de masterbatches de cores e de aditivos, têm por foco o desempenho e a sustentabilidade dos produtos. A nova linha de masterbatches brancos com antifibrilantes e aditivos UV, desenvolvida para melhorar o processo de fabricação de ráfias, é um dos destaques. Os novos concentrados de cores para a fabricação de multifilamentos, filamentos contínuos e não-tecidos de PP e PET também integram outros destaques. A empresa ainda apresentará linha de cargas minerais, aditivos que promovem a melhoria das propriedades mecânicas, melhoram a estabilidade dimensional e as taxas de troca térmica. Os novos aditivos e cores com nanopartículas de prata, conferindo aos plásticos ação bactericida e bacteriostática também compõem novidades para incorporação em PE, PP, PS, ABS e PET. Poderão ainda ser conferidos pelos visitantes masterbatches de cores e aditivos adequados ao PE verde, além de concentrados de cores e aditivos veiculados em resinas biodegradáveis à base de PLA.

CRW

Com unidades no Brasil, Eslováquia e Estados Unidos, a multinacional brasileira, fundada em Guarulhos-SP, em 1979, tem forte atuação no setor de moldes e de transformação de termoplásticos por injeção, atendendo a grandes clientes das indústrias automobilísticas, de refrigeração, eletroeletrônica e mecânica e, especialmente para a Interplast, irá expor peças plásticas produzidas sob demanda para seus clientes.

GEOMETRIC

O misturador concebido para a mistura de resinas de PVC em pó será uma das atrações programadas para exibição no estande. Composto de recipientes para mistura e para resfriamento de aço inoxidável, conjunto de hélices de inox com cromo duro, estruturas tubulares (inferior e superior) e escada de acesso com corrimão, poderá ser visto ao lado de periféricos para a área de extrusão, bem como de equipamento para testes de golpes de aríete em tubulações de PVC.

GNEUSS

Plástico Moderno, Interplast 2010 - Veja aqui os destaques da mostra
Extrusora da Gneuss processa flakes de PET úmidos e não cristalizados

A nova extrusora MRS em exposição para desgaseificação de massas plásticas fundidas permite processar flakes de garrafas PET úmidos e não-cristalizados de forma direta, com teores de umidade superiores a 10.000 ppm. Baseada em sistema de roscas múltiplas, consistindo de tambor monorrosca com fusos satélites, e também podendo incluir o sistema de filtração totalmenteautomático RSFgenius e viscosímetro on-line, tal qual preparado para linhas de termoformagem de PET, permite o processamento de materiais úmidos mesmo com vácuo e também extrações eficientes de solventes ou outros voláteis durante o processamento. Além da extrusora, porém, o visitante poderá conferir sistemas de filtros rotativos, troca-telas, e sensores de pressão e de temperatura.

HDB

A empresa leva para a exposição máquinas de injeção-sopro para a fabricação de frascos de PP, PE, PS, entre outros materiais, comportando volumes até ½ litro. O modelo MSZ 30 opera com força de fechamento de 30 toneladas e com placas de 400 mm x 340 mm, apresentando volume de injeção de 200 cm3. Já o modelo MSZ 45 apresenta força de fechamento de 40 toneladas, volume de injeção de 250 cm3 e placas de 560 mm x 390 mm. Também poderão ser conferidos bicos valvulados (Herzog), desumidificadores (Farragtech), termorreguladores (HB-Therm), homogeneizadores (Sulzer), dosadores gravimétricos e volumétricos (Movacolor), entre outros equipamentos.

INBRA

Entre os destaques estão os estabilizantes térmicos sólidos e líquidos à base de cálcio e zinco da linha Plastabil para formulações de compostos de PVC empregados na produção de tubos e conexões, forros, perfis, fios, cabos, mangueiras, calçados, brinquedos, laminados e filmes.

INEAL

A empresa lança na feira esteiras para transporte, soluções ideais para se trabalhar com injetoras, alimentação de moinhos, saída de sopradores etc. Dimensionadas de acordo com as particularidades de cada processo, têm estrutura de alumínio extrudado. Outros itens integrantes das linhas de transporte e de mistura de matérias-primas também poderão ser conferidos no estande, entre os quais estão equipamentos que operam por pressão negativa (vácuo), sistemas para alimentação central e individual, secadores e desumidificadores, moinhos, dosadores volumétricos e gravimétricos.

INP

Programas e parcerias para a capacitação tecnológica da cadeia produtiva do plástico estarão sendo informados pela equipe técnica presente no estande. Órgão de apoio ao setor, o INP se originou da união da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) e do Sindicato das Indústrias de Resinas Sintéticas no Estado de São Paulo (Siresp), com a função de promover capacitação profissional, acesso às mais modernas tecnologias, em especial para pequenas e médias empresas, e de desenvolver normas técnicas para a fabricação de artefatos plásticos de melhor qualidade.

ITURROSPE

Procedente da Argentina, a nova agência da Hennecke GmbH para a América do Sul tem por foco atuar na comercialização das tecnologias da representada e prestar serviços de pós-venda aos clientes. Com planta na cidade de Rosário, a Iturrospe foi fundada em 1950 e se tornou líder no mercado argentino de máquinas hidráulicas e de desenvolvimentos em engenharia mecânica. Em parceria com a Hennecke irá acrescentar ao seu portfólio de produtos, especialmente prensas hidráulicas, a produção de painéis de poliuretano.

JMB ZEPPELIN

Plástico Moderno, Interplast 2010 - Veja aqui os destaques da mostra
JMB oferece solução para pesagem de microingredientes

O grupo alemão Zeppelin, que adquiriu recentemente o grupo Reimelt, representado pela subsidiária JMB Zeppelin, destacará Tracemat, solução ideal para empresas que buscam precisão e rastreabilidade na pesagem de microingredientes, com controle total de processo, como as dos setores da borracha, químico e alimentício. Composto de estrutura circular do tipo carrossel, para a armazenagem de matérias-primas em sacos ou bombonas com capacidades entre 20 kg e 50 kg, e com estrutura de pesagem composta por balança giratória, com capacidade de pesagem para até 10 kg, o equipamento possui sistema de intertravamento, registro de todos os passos e pesos das receitas, garantindo a segurança do operador por contar com barreiras fotoelétricas para travamento imediato.

KARINA

Há trinta anos atuando no mercado de compostos de PVC, e também com a oferta de especialidades poliolefínicas e de masterbatches, a empresa sediada em Guarulhos-SP é referência em diversos segmentos, como de calçados, embalagens flexíveis e rígidas, fios e cabos elétricos, vedantes, tubos e conexões, mangueiras, perfis para construção civil, automobilístico, sacolas e materiais descartáveis, participando da feira para colocar ao acesso do visitante as milhares de formulações já catalogadas e as mais recentemente desenvolvidas.

KÖRPER

Plástico Moderno, Interplast 2010 - Veja aqui os destaques da mostra
Dry coolers em nova versão com leito úmido, da Körper

O portfólio de dry coolers da empresa ficou mais completo com a nova versão com leito úmido, ideal para aplicações que necessitam de temperaturas de saída de água menores e disponíveis em várias capacidades, que podem ser expandidas de acordo com as necessidades de resfriamento. Além dessa inovação, também poderão ser vistos no estande ventiladores com inversores de frequência.

MACROPLAST

A maior proximidade dos clientes da Região Sul do país por si só constituiria motivo para a empresa participar do evento. Com planta na cidade de Indaial-SC, contudo, também serão destacadas as linhas de masterbatches e compostos, abrangendo concentrados de alto desempenho, aditivos, reforços e cargas diversas, além de resinas tingidas.

MAGMA

Tradicional no fornecimento de soluções de CAE e de simulação de processos de fundição de metais e injeção de alumínio, a empresa estará lançando solução voltada à simulação de termoplásticos, elastômeros e termofixos Sigmasoft, com o objetivo de ampliar sua participação no mercado de injeção.

MAINARD

Plástico Moderno, Interplast 2010 - Veja aqui os destaques da mostra
Balança analógica da Mainard mede até 800 gramas/m²

A balança de gramatura analógica M-800 e o medidor de espessura M-73010 integram os destaques em exibição ao público. Portátil e construída com alumínio estabilizado com pintura eletrostática, a balança M-800 tem capacidade para medir até 800 gramas/m2. Já o medidor M-73010 é considerado equipamento ideal para medir espessuras de filmes plásticos, sacolas e embalagens, apresentando 30 mm de profundidade de medição, relógio comparador analógico de leitura centesimal e curso de 10 mm.

MÁQUINAS PREMIATA

Especializada na fabricação de misturadores e secadores com capacidades desde 25 kg até 5.000 kg, a empresa levará para a exposição um misturador secador vertical, modelo PRM1000VS, com capacidade de secagem para 1.000 kg. A concepção construtiva do equipamento e a movimentação dos materiais durante a secagem garantem eficiência de aquecimento e desumidificação dos granulados e de moídos diversos, como PE, PP, PVC, PA, PS, ABS e PET. Além de misturadores e secadores, a empresa também divulgará outros equipamentos de sua linha, como aglutinadores, afiadoras de facas para moinhos, silos, tanques de decantação, lavadoras e secadoras centrífugas, roscas transportadoras e turbinas de transporte.

MASH

O fabricante destaca masterbatches de aditivos de PE e PP, que atuam como auxiliares de processo, antioxidantes, deslizantes, antiestáticos, bem como masterbatches coloridos e compostos de PE, PP, ABS e plásticos de engenharia e blendas poliméricas de alta performance.

MASTER CATARINA

O catálogo do fabricante contém mais de 5.000 cores e os produtos, além de masterbatches, aditivos e compostos, também abrangem itens para monofilamento e multifilamento, sendo apoiados pela atuação de laboratório à disposição dos clientes para desenvolvimento de novos produtos.

MECALOR

A tecnologia da empresa poderá ser conferida em vários equipamentos levados à exposição. O dry cooler compact, com capacidade nominal de 40 kW e dimensão reduzida, oferece solução ao problema de escassez de água e aos processos que exigem água industrial limpa, com pouca dureza, evitando incrustações em trocadores de calor. O TMR foi concebido para facilitar as operações e a manutenção e dispõe de sinalização completa das operações e das falhas, proporcionando estabilidade de +ou- 5ºC em toda a faixa de temperatura de operação, que varia de 10ºC até 140ºC. Já o termochiller (Duo e Solo) propicia ganhos significativos de produtividade, auxiliando os processos de injeção que necessitam de temperaturas diferentes em cada uma das fases do molde.

MECANOPLAST

Atuando há cinco décadas na fabricação de misturadores para compostos termoplásticos, construídos e dimensionados para atender às mais variadas necessidades de mercado, a empresa complementa sua linha de produtos, oferecendo também sistemas integrados de transporte e pesagem, desenvolvidos para cada tipo de aplicação e que propiciam incremento da produtividade e diminuição de perdas, contribuindo para a qualidade dos compostos.

MEGGAPLÁSTICO

Plástico Moderno, Interplast 2010 - Veja aqui os destaques da mostra
Injetora da Meggaplástico, especial para PVC

Especialmente indicada para injeção de PVC, a injetora Borchê, modelo BS 200, estará sendo exibida ao público. Provida de servomotor, possui sistema de malha fechada do tipo Pid, para controle das temperaturas do forno, sistema de ventoinhas para maior precisão, com ajuste de banda de alarme de +/- 1ºC, perfil de injeção com até dez pontos de controle, entre outros avanços, podendo trabalhar com moldes de 180 mm até 550 mm de altura e com área mínima de 1.430 cm, possibilitando níveis de economia de energia em torno de 80%. Entre as suas características também se destacam curso de abertura de 465 mm, placas de 750 mm x 750 mm, extrator central com força de 49,5 kN, velocidade de injeção de 130 cm3/segundo até 232 cm3/segundo e capacidade de injeção de 365 gramas até 650 gramas.

METALÚRGICA ESCARPA/EME EXTRUDER

A principal novidade no estande é a extrusora EMEC Diam, recentemente apresentada na ChinaPlas 2010. Com diâmetro de 59 mm e canhão de 50 L/D, equipado de pré-processador com diâmetro de 42 mm, 30 L/D, de alto torque, tem capacidade de produção para até 1.500 kg/h. O visitante também poderá conferir a extrusora EME, além de peças de reposição para ampla gama de extrusoras dupla rosca corrotante, como barris, elementos, eixos, limitadores de torque e redutores.

MIOTTO

Plástico Moderno, Interplast 2010 - Veja aqui os destaques da mostra
Extrusora da Miotto traz roscas e cilindros com geometria melhor

Várias extrusoras monorrosca e dupla rosca e também os modelos Multifuncional e Economáquina serão destacados no estande. As melhorias tecnológicas implementadas nos vários modelos têm como uma das suas maiores responsáveis a geometria das roscas e cilindros e um dos melhores exemplos poderá ser visto na extrusora EM-03, 160 kg/h de PVC flexível.

MMS PLÁSTICOS

Prestes a completar 15 anos de atividades, a empresa destaca ao público a produção e venda de laminados, bem como a distribuição de resinas. Em laminados, chapas de variadas resinas são oferecidas em diversas cores, acabamentos e composições, mas a principal novidade poderá ser conferida nas chapas Policlear, transparentes, produzidas com poliéster, podendo ser impressas e termoformadas. No ramo de distribuição de resinas, o portfólio abrange PS e PS alto impacto da Unigel, ABS, SAN, ASA, SBS, MBS da Basf e acrílicos da Arkema.

NZ PHILPOLYMER

Plástico Moderno, Interplast 2010 - Veja aqui os destaques da mostra
Laboratórios ganham nova extrusora lançada pela NZ Philpolymer

Há quase vinte anos atuando no desenvolvimento, fabricação e nacionalização de peças técnicas termoplásticas, e também no mercado de importação, representação e comercialização de novos produtos – extrusoras, granuladores, moinhos, silos, cilindros, roscas e equipamentos para laboratórios, a empresa promoverá o lançamento da extrusora laboratorial YD-30. Provida de controle de aquecimento, sistema de resfriamento e cilindro de degasagem, produz entre 2 kg/h até 15 kg/h, à velocidade de 90 r.p.m. e potência de 5,5 kW, podendo ser utilizada para a extrusão de compostos e diversos termoplásticos de engenharia.

Plástico Moderno, Interplast 2010 - Veja aqui os destaques da mostra
Tampográfica CP-90 executa até dois mil ciclos por hora

OSCAR FLUES

Pioneira em tampografia, atuando desde 1911, a empresa apresentará a impressora tampográfica CP-90. Responsável pela produção de 2.000 ciclos por hora, permite adaptação em linhas automáticas e oferece rápida troca de clichê e fácil ajuste.

PAVAN ZANETTI

A recém-lançada sopradora de pré-formas de PET, PetMatic 3C/2L, agora produzida no país, integra a exposição. Com capacidade de sopro até 2 litros em três cavidades e produção de 3.000 frascos/hora de 500 ml, com peso de 18 gramas, em média, a máquina possui alimentador automático de pré-formas e conta com cadastro já aprovado no Finame. Outro destaque fica por conta da nova série de injetoras HXF, com capacidade desde 50 toneladas de força de fechamento até 1.600 toneladas de força de fechamento. Rápida e silenciosa, pode contar com bombas de vazão variável e servomotor. A empresa complementa a exposição com a sopradora de extrusão contínua da série Bimatic, modelo BMT5.6D, com deslocamento horizontal, totalmente automática, e com possibilidades de contar com múltiplas cavidades de moldes, e produção de frascos até 5 litros.

PIOVAN DO BRASIL

Plástico Moderno, Interplast 2010 - Veja aqui os destaques da mostra
Novo sistema Genesys da Piovan, para PET

A nova geração de secadores para PET, integrada pelo sistema Genesys, estará sendo divulgada no estande. Trata-se de sistema concebido para o menor consumo de energia e com controle por perda de peso, gerenciamento e estabilização de vazão de ar, e com um inteligente processo de regeneração e controle por PC industrial. Em comparação com os sistemas convencionais de secagem de resinas, proporciona maior economia de energia, entre 35% e 55%, estabilizando a vazão de ar no funil de secagem, de acordo com o consumo de material. Na produção de pré-formas, com taxa de 1.000 kg/h de resina, pode alcançar economia de energia de 220.000 kWh por ano. Outros equipamentos que serão apresentados ao público da feira são o termocontrolador para resfriamento e aquecimento de água de processo (Duotemp) e a recém-lançada linha de mini-chillers, com capacidades de refrigeração desde 3.000 kcal/h até 22.000 kcal/h.

PLÁSTICOS ZANOTTI

O visitante poderá conferir as particularidades de peças injetadas e de termofixos, entre outras novidades implementadas nas áreas de ferramentaria, estamparia e montagem.

POLIMASTER

As linhas de masterbatches de efeitos metalizados, de aditivos laser marking, de masterbatches para poliamidas, e de masterbatches em micropeletes estão entre os destaques. A empresa ainda divulgará boletim com seu programa de atendimento às normas Reach, principalmente relativas a metais pesados.

PRO-COLOR

A empresa apresenta o aditivo desmoldante ProTech. Desenvolvido para substituir o spray aerossol utilizado para desmoldagens no processo de injeção, esse aditivo oferece como benefícios aumentos de produtividade, ciclo contínuo de produção, melhor desempenho das peças produzidas e redução de peças reprovadas. Atuante no mercado há 24 anos, com matriz em Cotia-SP e distribuidores no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a empresa é reconhecida na fabricação de masterbatches, aditivos e dry-blends.

QUALITERME

O lançamento de torre de resfriamento de circuito fechado poderá ser acompanhado nesse estande. A linha da empresa se complementa por demais equipamentos de refrigeração, unidades de água gelada, chillers, entre outros.

QUANTIQ

A empresa destaca grandes linhas de produtos ofertadas ao mercado. Solplus e Solsperse integram os hiperdispersantes e os agentes de acoplamento da Lubrizol, que permitem aumentar a concentração de cargas e pigmentos, elevando a produtividade e o poder tintorial. Também terão destaque as linhas desenvolvidas pela ExxonMobil. Os termoplásticos vulcanizados (TPV) da linha Santoprene poderão ser melhor conhecidos por intermédio de grades para aplicação em perfis automotivos. Os elastômeros especiais Vistamaxx, produzidos com tecnologia Exxpol Metaloceno, da ExxonMobil Chemicals, oferecem combinações únicas de elasticidade, flexibilidade, adesão, limpidez e tenacidade, apresentando excelente compatibilidade com PE e PP. Os plásticos de engenharia desenvolvidos pela Mitsubishi, disponibilizados desde março último para todo o território nacional, têm como destaques as linhas de policarbonatos (Iupilon) e de poliacetais (Iupital).

RALTEC

Especializada em ferramentas de extrusão para PVC, a empresa divulgará ao público sua linha de produtos. Reconhecida pelo rigoroso controle de qualidade e alta performance propiciada aos materiais produzidos, graças aos equipamentos de última geração dos quais dispõe, como máquinas de CNC e de eletro a fio modernas, a empresa também presta acompanhamentos pós-venda aos clientes.

RAX/PLAST-EQUIP

Os principais destaques poderão ser conferidos em equipamentos para alimentação, dosagem, secagem e desumidificação. O alimentador em vidro para pequenas quantidades de materiais já desumidificados e o alimentador para transporte de flakes, especialmente de PET, constituem algumas das novidades. Para dosagens, será realizado o lançamento da linha RDG de dosadores gravimétricos para até quatro componentes e com capacidade para 400 kg/h e apresentada a nova geração de dosadores volumétricos RDV para até quatro componentes e com capacidade para 1.000 kg/h. Outras atrações poderão ser vistas nos novos secadores do tipo funil, com capacidade até 300 litros, e nos novos desumidificadores projetados para alcançar maior eficiência energética e em tamanhos compactos, com capacidade até 750 m3/h.

REBRASIL

A empresa expõe novidades em microaquecedores, aquecedores superfinos, aquecedores de parafuso, entre outras, destacando a gama de produtos fabricados pela Elstein-Werk, líder mundial no setor, fundada em Northeim, na Alemanha, em 1950, e atualmente considerada a única empresa em âmbito mundial especializada na fabricação de aquecedores cerâmicos de infravermelho, oferecendo soluções para todos os tipos de aplicação em aquecimento.

ROMI

Plástico Moderno, Interplast 2010 - Veja aqui os destaques da mostra
Modelo beneficia a produção de peças técnicas

A sopradora Romi Jac Compacta 5TS e a injetora Romi Prática 220 poderão ser apreciadas em funcionamento no estande. Com força de fechamento de 220 toneladas, distância entre colunas de 560 mm, Euromap 1000, 603 g, a Prática 220 foi concebida para injetar peças técnicas, utilidades domésticas, brinquedos, embalagens, entre outros artefatos plásticos, contando com guias lineares no fechamento e na unidade de injeção, apresentando como diferenciais um sistema de bomba de vazão variável, que melhora o seu desempenho e aumenta a vida útil de todos os seus componentes hidráulicos, além de buchas autolubrificantes, que garantem menor atrito nos movimentos de fechamento e área livre de contaminação por lubrificantes. Com capacidade de 15 toneladas de fechamento, a sopradora Jac Compacta 5TS para moldes até oito cavidades em cada estação, com larguras até 520 mm, se distingue das demais de sua categoria pela alta velocidade alcançada nos movimentos, controlados por meio de unidade hidráulica superdimensionada e de fácil acesso, e por agregar controle por CLP e programador de parison de 128 pontos, que resulta na maior perfeição de peças com geometrias detalhadas, destinando-se a altas produções de galões até 5 litros, com rebarbação totalmente automática, produzindo em torno de 1.000 galões/h.

RONE MOINHOS

Plástico Moderno, Interplast 2010 - Veja aqui os destaques da mostra
Boa relação custo-benefício é ponto forte da linha N, da Rone

Os modelos convencionais de moinhos da linha N estarão em evidência. Apresentando alta eficiência na moagem de injetados, soprados, termoformados e extrudados, essa série, que abrange desde 2 CV até 100 CV, produz desde 10 kg/h até 2.000 kg/h e tem custo/benefício dos mais atrativos. Também poderão ser conferidos modelos das linhas W e C, de baixo nível de ruído e próprios para operar em conjunto com injetoras e sopradoras, e modelos da linha T, projetados para atender à moagem de tubos e perfis de quaisquer comprimentos, sem exigir corte prévio das peças, e com capacidade para processamento de peças com diâmetros desde 10 mm até 500 mm, em se tratando de tubos de PVC.

Plástico Moderno, Interplast 2010 - Veja aqui os destaques da mostra
Rulli destaca extrusora para produzir filmes

RULLI STANDARD

A linha para extrusão tipo balão de 2.1/2’’, de filmes de alta e baixa densidades, com largura de 1.900 mm de bobinadeira e a linha para a produção de chapas rígidas de PS e PP, contando com os mais modernos recursos tecnológicos, para oferecer versatilidade e alta produtividade, são as principais atrações no estande do tradicional fabricante.

SAGEC

O recém-lançado secador de “espaguetes” com batedor de fios poderá ser conferido no estande da empresa que já completou 29 anos de atuação no mercado. Apresentando alta eficiência de secagem em linha, o equipamento estará sendo exposto ao lado de ensacadeira automática, granulador e peneira vibratória.

SASIL

Atuante com bandeiras da Braskem, Innova e Eastman, o distribuidor destaca sua ampla linha de resinas, como PE, PP, PS, PVC, EVA e copoliésteres, para as mais diversas aplicações. Além de ter se consolidado como um dos principais canais de distribuição de resinas termoplásticas, a empresa também trabalha ao lado de produtores internacionais, como a Eastman, oferecendo ao mercado interno o copoliéster Tritan, amplamente utilizado em vários países por suas propriedades, como alto grau de transparência, resistência química e a temperaturas mais elevadas, bem como ausência de Bisfenol-A.

SEIBT

Os moinhos de baixa rotação das linhas LR e LRX integram alguns dos destaques no estande. Com nova concepção apropriada para a moagem de aparas de processos de sopro e de injeção, são compactos, apresentam eficiente sistema de corte em X e atendem aos requisitos da norma de segurança NBR 15107, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Também estarão sendo exibidos moinhos para diversas aplicações das linhas A e N, como unidades de grande porte, destinadas a operar em centrais de moagem, para peças e rebarbas volumosas, e divulgadas as linhas de reciclagem de PE, PP e PET, nesse último caso constituída de sistema de lavagem a quente, para atender aos altos níveis de exigência em se tratando de descontaminação de flakes.

SOCIESC

A Sociedade Educacional de Santa Catarina, presente em Joinville, Blumenau, São Bento do Sul, Balneário Camboriú e Florianópolis, em Santa Catarina, e também em Curitiba, no Paraná, estará divulgando cursos promovidos em vários níveis de ensino, do fundamental até as pós-graduações e especializações em MBA e mestrados reconhecidos pela Capes. Entre os quais se destaca o bacharelado em Engenharia de Plásticos, promovido em conjunto com o Instituto Superior Tupy, e que, além de conhecimentos básicos de engenharia, leva o aluno a desenvolver projetos de pesquisa e com a comunidade, visando o emprego dos materiais plásticos com o menor impacto ambiental possível.

SONITRON

Plástico Moderno, Interplast 2010 - Veja aqui os destaques da mostra
Equipamento para soldagem de plástico, modelo Econoweld

A eficiência dos processos de soldagem de plásticos, realizados por ultrassom, vibração, rotação, termofusão, punção a quente e a jato de ar quente, poderá ser melhor conhecida nesse estande, bem como acompanhadas de perto as novas funcionalidades dos equipamentos de ultrassom X-28 e Econoweld USW, providos de geradores totalmente confiáveis.

Plástico Moderno, Interplast 2010 - Veja aqui os destaques da mostra
Destaque da SRE: desumidificador e secador/alimentar

S.R.E.

Dois equipamentos estarão em evidência: o desumidificador DMP e o secador/alimentador contínuo SRE, modelo SAC. O primeiro foi desenvolvido com peneira com vazão até 180 m3/h e ponto de orvalho até -35ºC, para garantir desumidificação para todos os materiais higroscópicos e polímeros de engenharia. Já o secador/alimentador utiliza o mesmo compressor radial para realizar as duas funções, apresentando acionamento pneumático e controle por CLP.

STANPLAST

Plástico Moderno, Interplast 2010 - Veja aqui os destaques da mostra
Caçambas de polietileno retomoldadas

A empresa especializada na fabricação de produtos de polietileno pelo processo de rotomoldagem e na prestação de serviços na área de vacuum forming, para as indústrias automobilística, de implementos agrícolas, metal-mecânica, entre outras, estará destacando caçambas, com capacidade para até 3.500 litros e paletes.

SULCROMO

Fornecedora de soluções em revestimentos metálicos, a empresa leva ao conhecimento do público seus serviços de usinagem e fabricação de cilindros laminadores para o setor plástico e que podem contar com ou sem revestimentos bimetálicos de acabamentos texturizados ou lisos/espelhados e com rugosidade.

TERMOCOLOR

Desde 1984, dedicada à produção de compostos, masterbatches, colormatches e tingidos, a empresa comunica ao público seu recente processo de expansão voltado à aquisição de novas extrusoras para renovar seu parque fabril de Diadema-SP, a fim de oferecer o que há de melhor em infraestrutura e produtos às indústrias de transformação, principalmente dos setores de eletrodomésticos, mobiliário, descartáveis, embalagens, eletrônicos e automobilístico.

TICONA

A nova família de poliacetal copolímeros (Hostaform série S), em apresentação no estande, supera todas as demais por sua alta resistência ao impacto e alta performance mecânica, oferecendo ainda tempo de resfriamento bem menor. O visitante também poderá conferir o Celstran LFRT, termoplástico reforçado com fibras longas (LFRT), entre outras soluções em polímeros de engenharia de alto desempenho e qualidade, reconhecidos mundialmente.

TRIMPLAS

De Jundiaí-SP diretamente para a exposição, a empresa divulga sua experiência adquirida ao longo de 25 anos no segmento de perfilados de plásticos diversos, cujas características atendem aos requisitos técnicos das indústrias de ônibus, refrigeração, construção civil, automobilística etc.

WITTMANN BATTENFELD

A Wittmann Battenfeld, fabricante e fornecedora global de injetoras para plásticos e de robôs e periféricos, com sede na Áustria e unidade no Brasil, marca mais uma vez presença no evento para estreitar relacionamento com atuais e potenciais clientes, destacando equipamentos e serviços de suporte técnico qualificado prestado aos clientes.

WUTZL

Plástico Moderno, Interplast 2010 - Veja aqui os destaques da mostra
Tampográfica da Wutzl embute tinteiro selado

Pioneira no desenvolvimento de sistemas tampográficos com tinteiro selado, a empresa expõe vários itens de sua completa linha dedicada a esse segmento, bem como máquina para aplicação de heat-transfer.

Leia a reportagem principal:[box_light]Interplast 2010 – Feira se expande e atrai participação estrangeira[/box_light]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios