Aditivos e Masterbatches

Integração de aditivos e cores consegue ampliar vendas – Masterbatch

Antonio Carlos Santomauro
25 de agosto de 2019
    -(reset)+

    Plástico Moderno - Integração de aditivos e cores consegue reter clientes e ampliar vendas - Masterbatch

    Cor e aditivos diversos integrados em um mesmo produto; e versões mais acessíveis de produtos antes ao alcance apenas de transformadores dotados de recursos: essas são algumas das demandas hoje evidentes no mercado de masterbatches. Conseguindo atendê-las, os fabricantes desses compostos podem tanto gerar negócios no retraído mercado usuário de resinas virgens, quanto ampliar sua presença no segmento da reciclagem, ao qual dedicam crescente atenção.

    Plástico Moderno - Silva está atento à evolução do plástico no agronegócio

    Silva está atento à evolução do plástico no agronegócio

    A primeira dessas reivindicações – das soluções que em um único produto integrem cor e até dois ou três aditivos sinérgicos – é apontada por Eliton da Silva, gerente de estratégias de negócios da Ampacet Latino-América. “Deslizante e antibloqueio para embalagens de produtos com empacotamento automático de alta velocidade, e antibloqueio com antiestático e auxiliar de fluxo, para mais produtividade na produção de filmes e aumento da velocidade de empacotamento de produtos em pó são algumas combinações hoje demandadas”, exemplifica.

    Há também, ressalta Silva, a busca por produtos para embalagens mais simples, com camadas feitas com uma única poliolefina, sem polialimidas, EVOH, ou outras barreiras normalmente empregadas para proteção contra oxigênio e umidade, mas que dificultam a reciclagem posterior. “Temos hoje produtos – no Brasil já utilizados em stand up pouches – que conferem a embalagens de PE barreira similar à poliamida e EVOH, sem o uso dessas resinas”, afirma.

    Em setores como a produção de vinhos e azeites em grandes volumes, prossegue o profissional da Ampacet, cresce a substituição de embalagens rígidas por flexíveis, enquanto na indústria da higiene pessoal – especialmente em produtos licenciados – expandem-se as embalagens transparentes ou brancas, depois recobertas com filmes sleeve.

    Plástico Moderno - Barbosa: setor de embalagens responde bem às inovações

    Barbosa: setor de embalagens responde bem às inovações

    Por sua vez, o mercado da reciclagem é um dos atuais focos da Cromex, que para ele oferece uma vasta linha. “Já importante para a indústria do plástico, a reciclagem ainda não é muito relevante para o setor dos masterbatches. Mas aditivos e masterbatches podem agregar valor ao produto reciclado”, destaca Juliano Martins Barbosa, coordenador de tecnologia de produto da empresa.

    Branqueadores ópticos e toners – para melhorar o aspecto de cor da resina reciclada –, redutores de odor, antioxidantes, auxiliares de fluxo, são alguns integrantes do portfólio para reciclagem da Cromex, recentemente reforçado com um extensor de cadeia que aumenta as propriedades mecânicas e reológicas do PET reciclado. “Durante a reciclagem, ocorre a quebra de suas cadeias e o PET perde massa molar. Esse extensor recompõe essas cadeias, repondo essa perda, e recuperando a viscosidade inicial do PET. Também permite reduzir o tempo ou até mesmo eliminar o processo de pós-condensação, em que normalmente se faz essa recomposição”, diz Barbosa.

    Plástico Moderno - Pinheiro: master consegue melhorar cor de reciclado

    Pinheiro: master consegue melhorar cor de reciclado

    Cargas e efeitos – A reciclagem aparece também na estratégia da Ecomaster, que para ela destaca a linha de branqueadores posicionada para tornar esses aditivos, mais utilizados em aplicações da linha branca, para os recursos geralmente mais escassos dos recicladores. “Lançamos esses branqueadores no ano passado, e eles estão sendo muito bem aceitos, tanto no mercado da reciclagem, quanto pelos usuários finais, que agora têm a opção de um produto mais econômico”, observa Pablo Pinheiro, gerente comercial da Ecomaster.

    Foi também para a reciclagem que a Ecomaster desenvolveu a Linha S, de compostos de cor feitos apenas com pigmentos orgânicos e isentos de metais pesados, já testados em frascos de produtos de limpeza, sacolinhas e brinquedos, entre outras aplicações. “Esses compostos melhoram a cor do produto reciclado sem o escurecimento geralmente feito para esconder suas impurezas”, ressalta Pinheiro.

    Plástico Moderno - Fardo: efeitos da linha Marble são controláveis

    Fardo: efeitos da linha Marble são controláveis

    Mas essa empresa não se descuida de um de seus carros-chefe: os compostos de cor, usuais em sacolinhas. Segue fornecendo compostos destinados apenas a reduzir custos pela diminuição da quantidade de resina, mas desenvolveu a linha Econ, cujos compostos de carga, com o emprego de aditivos, permitem ainda reduzir a espessura do filme e melhorar sua resistência a impacto e alongamento, mesmo aplicado em teores elevados (até 50%). “Não conheço produto similar no mercado brasileiro”, afirma o diretor da Ecomaster.

    A paranaense Colorfix aposta incisivamente em sua linha Marble, capaz de dotar o plástico de aspecto similar ao de materiais como o mármore e, mais recentemente, também madeira e madrepérola, entre outros efeitos.

    Inicialmente desenvolvida para aplicações em PP, para cadeiras, mesas, utensílios domésticos, entre outras, a linha Marble já mostrou compatibilidade também com ABS e com essa resina vem sendo testada em aplicações como cosméticos, eletroeletrônicos e itens de decoração. “Seu padrão de efeito pode ser controlado com os parâmetros do equipamento, permitindo ao usuário obter seu próprio padrão”, destaca Francielo Fardo, diretor-superintendente da Colorfix, empresa que disponibiliza mais de 55 mil cores e aditivos, e mantém a marca própria de aditivos Fix, na qual há mais de dez itens: antibloqueio, clarificante, desmoldante, antioxidante, agente de purga, entre outros.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *