Insertos Metálicos: plásticos substituem peças metálicas

Plásticos de engenharia substituem peças metálicas

Há anos o plástico ganha espaço em aplicações diferenciadas. Uma delas é a substituição de metais na fabricação de insertos em peças injetadas.

A Basf oferece diversos grades com as marcas Ultramid (poliamida 6 e poliamida 6.6), Ultramid Advanced PPA (poliftalamida) e Ultrafom POM (polioximetileno) que podem ser indicados para esse uso, todos disponíveis inclusive com produção local. A empresa também disponibiliza grades da linha Ultradur PBT e Ultradur PBT+PET+ASA reforçados com fibra de vidro ou mesmo híbridos com outros reforços, com teores de carga de até 60%.

“Esses produtos possuem características de rigidez estrutural elevada mesmo em condições de umidade, alta resistência ao impacto, superior resistência ao creep e fadiga, estabilidade dimensional e superior capacidade de retenção de propriedades mecânicas ao longo do tempo”, informa Fernando Ribeiro, senior technical development manager da Basf Performance Materials.

De acordo com Ribeiro, eles podem ser adotados caso a caso em diferentes ocasiões. “Não há uma indicação standard, é necessário que seja avaliada a diferença do coeficiente de expansão térmica linear (CETL) entre a peça e o inserto e o tipo/magnitude/duração do esforço mecânico em serviço. Grades com elevada rigidez e alta estabilidade dimensional proporcionam superior desempenho e máxima retenção de torque. Em alguns casos é necessário assegurar adequado comportamento tribológico contra outra superfície em rotação, para se evitar desgaste e abrasão”.

Como vantagens, o executivo aponta que os materiais não sofrem oxidação/corrosão e não demandam pré-aquecimento para serem colocados nos moldes. Além disso, a diferença entre o CETL da peça plástica é menor em relação ao inserto metálico, reduzindo a indução de tensão térmica na interface.

Os materiais oferecidos pela Basf também apresentam menor risco de causar microfissuras devido a protuberâncias ou rebarbas na interface com a peça plástica e maior facilidade para reciclagem.

Leia Mais:

Não deixe de consultar o Guia QD, maior plataforma eletrônica de compras e vendas do setor, com mais de 300 mil consultas mensais por produtos e mais de 400 anunciantes ativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios