Compósitos

Indústria quer ampliar a reciclagem do PVC – Extrusão

Jose Paulo Sant Anna
27 de novembro de 2020
    -(reset)+

    Plástico Moderno - Indústria quer ampliar a reciclagem do PVC - Extrusão ©QD Foto: iStockPhoto

    A preocupação com a reciclagem está no dia a dia da indústria do plástico e os tubos e perfis fabricados com PVC não fogem à regra. Claudia Tsukamoto, assessora técnica do Instituto Brasileiro do PVC, lembra que a resina se destaca nesse aspecto. “Cerca de 57% de seu peso é formado pelo sal marinho, recurso inesgotável da natureza. Somente 43% é derivado do petróleo, parcela que pode ser substituída a partir do eteno obtido com cana de açúcar. Além disso é 100% reciclável”.

    Plástico Moderno - Indústria quer ampliar a reciclagem do PVC - Extrusão ©QD Foto: iStockPhoto

    Claudia Tsukamoto, assessora técnica do Instituto Brasileiro do PVC ©QD Foto: Divulgação

    A quantidade de resíduo pós-consumo de PVC na composição do lixo da coleta seletiva é muito pequena, a despeito do crescimento populacional e da maior utilização de produtos em geral. “O PVC é mais utilizado em produtos de longa duração, como tubos e conexões”. O longo ciclo de vida útil dos produtos de PVC termina por ampliar o tempo necessário para que se tornem resíduos. “Para se ter ideia, 70% dos produtos de PVC têm vida útil entre 15 e 100 anos. Outros 22% de 2 a 15 anos e apenas 8% são considerados descartáveis, com durabilidade de até 2 anos”.

    A taxa de reciclagem média do PVC pós-consumo é de 17%, segundo monitoramento realizado pelo Instituto Brasileiro do PVC. Claudia ressalta que a indústria trabalha para ampliar essa porcentagem. “A boa aceitação do PVC proporciona às empresas envolvidas com essa matéria-prima investir em busca de competitividade, com ações de pesquisa e desenvolvimento, automação, tecnologia da informação e agilidade em processos”.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *