Incorporação de aditivos concentrados cresce e reforça atribuições

Plástico Moderno, Elisangela apresenta produtos especiais da Pro-Color, que direcionou o foco para segmentos de mercado mais exigentes
Elisangela apresenta produtos especiais da Pro-Color, que direcionou o foco para segmentos de mercado mais exigentes

Na Pro-Color, os dessecantes – cuja função é absorver umidade, especialmente nos processos fundamentados em resinas recicladas – compõem o atual carro-chefe da linha de aditivos. “Cresceu bastante a reciclagem no Brasil, e mesmo em pequenas concentrações os dessecantes melhoram bastante a qualidade dos produtos feitos com resinas recicladas”, justifica Elisangela Melo, gerente nacional de vendas da Pro-Color. “Por sua vez, o clarificante Pro-tech CPD 0145 dá alta transparência ao PP, além de colaborar com redução de tempo de ciclo e melhoria de janela de processamento”, acrescenta.

Alex Nascimento, gerente de especialidades da Pro-Color, também destaca aditivos entre as novidades da empresa. Casos do supressor de odor Pro-Tech CPD 0134 e do supressor de oxigênio de longa duração para PET Pro-Tech CPD 1000. “Há também nosso antirrisco Pro-Tech CPD 2000, para poliolefinas e resinas especiais, que melhora o acabamento de superfície e ajuda no ciclo de produção, permitindo maior velocidade, redução do desgaste e limpeza das máquinas, entre outros benefícios”, complementa Nascimento.

Plástico Moderno, Produtos especiais da Pro-Color, que direcionou o foco para segmentos de mercado mais exigentes
Produtos especiais da Pro-Color, que direcionou o foco para segmentos de mercado mais exigentes
Plástico Moderno, Moraes: Cromex amplia a linha de aditivos e cores, inclusive com insumos termocrômicos e fotocrômicos
Moraes: Cromex amplia a linha de aditivos e cores, inclusive com insumos termocrômicos e fotocrômicos

Resinas de engenharia e combos – A aceleração dos processos produtivos de peças plásticas é, certamente, uma das causas da expansão do interesse por aditivos, principalmente, pelos chamados auxiliares de fluxo, que permitem às resinas acompanharem melhor as máquinas mais velozes. Mas outros fatores estimulam ainda mais essa demanda. “A preocupação com o meio ambiente exige a reciclabilidade dos polímeros e, com isso, antioxidantes, dessecantes e redutores de odor também passaram a ser muito procurados”, observa Glauco Moraes, diretor comercial da Cromex.

No segmento dos plásticos de engenharia, especifica Moraes, os aditivos mais usuais são os melhoradores de fluxo e os modificadores de impacto. “Melhoradores de fluxo aumentam a janela de processamento, geralmente menor nos plásticos de engenharia, enquanto os modificadores de impacto elevam a resistência mecânica, importante nos produtos feitos com essas resinas”, explica.

Aditivos são hoje até demandados em conjuntos capazes de desempenhar mais de uma função. São os chamados “combos”, entre os quais podem ser citadas as combinações entre aditivos antibloqueio e antiestático – utilizadas em filmes para embalagens de alimentos, por exemplo –, e entre dessecante e antiodor, para as resinas recicladas. “Unindo em um único produto os aditivos destinados para a mesma aplicação, o combo reduz custos”, argumenta David Campos, diretor comercial da Ecomaster.

Dessecantes, ele diz, são os aditivos hoje mais demandados do portfólio da Ecomaster, empresa cuja atuação mescla produtos de prateleira com desenvolvimentos customizados. “Temos trabalhado muito em compostos com carbonato de cálcio que possam reduzir custos com menor impacto nos equipamentos, pois o carbonato é abrasivo”, comenta Campos. “Já conseguimos compostos capazes de reduzir em até 50% a quantidade de resinas, por exemplo, em sacolas”, ressalta.

Plástico Moderno, Cromex amplia a linha de aditivos e cores, inclusive com insumos termocrômicos e fotocrômicos
Cromex amplia a linha de aditivos e cores, inclusive com insumos termocrômicos e fotocrômicos
Plástico Moderno, Campos: combos de aditivos geram vantagens aos clientes
Campos: combos de aditivos geram vantagens aos clientes

Luiz Carlos Reinert dos Santos, diretor da Cristal Master, cita um aditivo antibacteriano desenvolvido por sua empresa como produto com boa demanda atual, encontrando aplicações em diversas indústrias: produtos de higiene pessoal, mobiliário, material escolar, entre outras. “Temos também um aditivo melhorador de ciclo que acelera o processo de cristalização da massa polimérica, reduz o tempo do ciclo de injeção, melhora a estabilidade dimensional da peça e minimiza problemas de empenamento e rechupe”, acrescenta.

Este ano, a Cristal Master já fortaleceu a ampla linha de aditivos com novos itens: entre eles, o anticolapso, que evita o colapso das células formadas durante a expansão em espumas de polietileno, por exemplo; o aditivo antitrilhamento, que previne a erosão do material polimérico utilizado como isolante; crosslinker, que promove reticulação do polietileno, reduzindo o índice de fluidez das resinas na rotomoldagem, proporcionando diversos benefícios para a peça final. “Também lançamos adesivo para extrusão de filmes multicamadas, somos agora um dos poucos fabricantes nacionais desse tipo de aditivo”, enfatiza Santos.

Página anterior 1 2 3 4Próxima página

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios