Aditivos e Masterbatches

Incorporação de aditivos concentrados cresce e reforça atribuições

Antonio Carlos Santomauro
9 de agosto de 2018
    -(reset)+

    Plástico Moderno, Incorporação de aditivos concentrados cresce e reforça atribuições dos fornecedores - Masterbatch

    Tradicionalmente referente apenas a mesclas de resinas e pigmentos destinadas a dar cor aos transformados plásticos, a palavra “masterbatch” assumiu um sentido mais abrangente, que permite a seus fabricantes se apresentarem como provedores de soluções para um leque bem mais vasto de atribuições: entre elas, conferir aos produtos plásticos características diferenciadas de qualidade e impacto visual, e reduzir os custos e prazos dos processos pelos quais eles são fabricados. Fundamenta esse novo posicionamento a crescente incorporação de aditivos, que já originou uma categoria diferenciada, a dos “masters de aditivos”, distintos dos usuais “masters de cor”.

    Soluções nas quais há aditivos são bastante destacadas como atrações do processo de renovação dos portfólios dos fabricantes de masterbatches. Por exemplo, a multinacional A. Schulman anuncia como novidades dois aditivos destinados a embalagens alimentícias: o antifog PAF 1029 SC – que evita a formação de gotículas no interior das embalagens –, e o Easy Pour, cuja tarefa é facilitar a retirada dos conteúdos de pouches . “Ambos apresentam excelente desempenho tanto a frio quanto a quente”, destaca Roberto Castilho, gerente comercial da A. Schulman no Brasil e na Argentina.

     

    Plástico Moderno, Aditive oferece seus aditivos antibloqueio,

    Aditive oferece seus aditivos antibloqueio,

    Plástico Moderno, para difusão da luz dentro de estufas,

    para difusão da luz dentro de estufas,

    Plástico Moderno, proteção de filmes agrícolas contra UV

    proteção de filmes agrícolas contra UV

    Plástico Moderno, e sequestrantes de ácidos em embalagens

    e sequestrantes de ácidos em embalagens

    Para o mercado agro, a A. Schulman lançou aditivos antipó – que evitam o depósito de poeira para permitir a entrada de luz em estufas –, estabilizadores UV com alta resistência a pesticidas e filtros IR que ajudam a manter o ambiente interno de estufas a temperaturas mais amenas. Castilho aposta bastante em demanda bem acentuada por outro novo produto de sua empresa: o agente de purga Polyclean 80014. “Ele tem uma tecnologia inovadora, pode ser aplicado em diversos tipos de polímeros, e em um percentual baixo: apenas 10%, enquanto tecnologias tradicionais requerem dosagens de até 50%”, justifica Castilho.

    Empresas como a Aditive até anunciam ter foco em masterbatches de aditivos. Aliás, nas especialidades dos aditivos, pois, segundo João Ortiz, diretor-técnico dessa empresa, hoje existem aditivos vendidos como commodities. “Quase todo mundo nesse mercado tem aditivos antiestáticos, deslizantes e antibloqueio, e há até quem os venda ao preço das resinas”, afirma.

    Entre as especialidades mais recentemente desenvolvidas pela Aditive, Ortiz inclui os sequestrantes de ácidos para embalagens de alimentos, por exemplo, para carnes e queijos, que para se manterem frescos exigem nas embalagens camadas protetoras contra perda de umidade. “A resina mais adequada para essa barreira é o PVDC, que em contato com a água pode formar um ácido prejudicial aos alimentos. Nosso aditivo impede o contato desse ácido com o alimento”, ele explica. “Também somos um dos poucos fabricantes de master antichamas para praticamente todas as resinas, tanto as mais comuns quanto as de engenharia”, acrescenta.


    Página 1 de 41234

    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *