Impressoras – Tendência mundial se confirma no País e abre mercado para modelo sem engrenagem

A concretização do acordo entre a Nilpeter AS e a Gutenberg resultou na criação da Nilpeter do Brasil. A primeira impressora flexográfica de banda estreita fabricada localmente é a FBR-2500. Com largura de impressão de 273 mm, velocidade de 228 metros/minuto, é, segundo frisou o fabricante, o equipamento de banda estreita com a maior velocidade de impressão existente no mercado brasileiro.

Configurada para até oito cores, e com pelo menos uma unidade aplicadora de verniz no último grupo impressor, essa impressora tem transmissão helicoidal, sistema modular de fácil configuração e possui uma avançada concepção que permite diferentes combinações de sistemas de impressão. Pode combinar oito unidades de impressão flexográfica com unidades de impressão por serigrafia e para aplicação de hot e cold stampings, opcionalmente. O equipamento também vem com mesa de emenda com barras acionadas pneumaticamente, para minimizar o tempo de troca de bobinas, e com sistema de secagem por ar quente, provido de secadores individuais e ajustáveis, com conjunto de nove aletas de ar para cada uma das unidades de impressão.

“Nossa meta inicial era vender oito máquinas FBR-2500, mas já comercializamos até o momento dez”, revelou Rubens Wilmers, diretor da Nilpeter do Brasil. Os atuais prazos de entrega de cinco a seis meses devem cair para três, em breve.
Outro ponto favorável ao equipamento é o seu índice de nacionalização: 87%. “Por enquanto, só importamos engrenagens e os componentes eletrônicos da nossa fábrica nos Estados Unidos”, informou. Dentro de dois a três anos, Wilmers pretende alcançar índice de 95%.
Outra linha oferecida ao mercado pela unidade brasileira, mas fabricada nos Estados Unidos, é a FB, que conta com três diferentes modelos: FB 2500, FB 3300 e FB 4200, todos acionados por servomotores. Com larguras de impressão de 273 mm, 350 mm e 425 mm, essas flexográficas imprimem rótulos e filmes.

Na Dinamarca, são fabricadas as linhas FA e MO. A FA é uma flexográfica servoacionada, gearless e que permite combinação com rotogravura. “Trata-se de máquina modular com qualidade de impressão comparável ao sistema off-set, única no mundo capaz de imprimir PEAD em espessuras de 40 micras”, informou Wilmers.
As impressoras MO são consideradas multiplataformas, totalmente automatizadas e acionadas por servomotores. Permitem ao usuário escolher diferentes processos de impressão por meio de uma simples troca de cassetes, podendo combinar off-set, flexografia, serigrafia, hot stamping, cold foil e rotogravura. Num único rótulo, a opacidade do branco é oferecida pela serigrafia, o vermelho vem à superfície por off-set, o preto pela flexografia, as tintas metálicas pela rotogravura e assim por diante, segundo explicou Wilmers.

Já a flexográfica de banda média FA, segundo ele, é considerada a gearless top do momento pelo nível de automação, podendo imprimir filmes com larguras desde 340 mm até 570 mm, contando com quatro diferentes modelos.

Plástico Moderno, Impressoras - Tendência mundial se confirma no País e abre mercado para modelo sem engrenagem
Cincinato destaca sistema de inspeção de qualidade da FW 1508

“Com fábricas na Dinamarca e nos Estados Unidos, a Nilpeter escolheu o Brasil para instalar sua terceira unidade fabril porque está relacionada com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e com a alta qualificação da mão-de-obra local”, considerou Wilmers.

Plástico Moderno, Impressoras - Tendência mundial se confirma no País e abre mercado para modelo sem engrenagem
Peças são impressas em máquinas dinamarquesas

Ainda na fase de pré-lançamento, a empresa já comercializou oito FBR-2500 no mercado brasileiro. “A Nilpeter do Brasil acredita e aposta no mercado sul-americano, tendo o Brasil como base e referência para atender a toda essa região”, acrescentou o diretor.

A empresa tem tradição de longa data na fabricação de flexográficas. Sua primeira máquina, denominada Rotolabel F-200, foi lançada em 1962. Na última edição da LabelExpo Europe de 2007, realizada em Bruxelas, na Bélgica, apresentou as novas gerações de impressoras off-set rotativas e flexográficas com sistema de secagem ultravioleta (UV), idealizadas para os mercados de embalagens flexíveis, rótulos e etiquetas.

A Nilpeter também aproveitou o evento para marcar sua entrada no mercado de impressão digital colorida de rótulos adesivos, utilizando processo inkjet. “O desenvolvimento dessa impressora colorida digital se tornou possível graças a um acordo firmado entre a Nilpeter e a inglesa Caslon, que forneceu a solução de impressão digital, baseada na tecnologia inkjet”, esclareceu o diretor. Outros destaques foram as impressoras MO-4, com largura de impressão de 420 mm, concebida para etiquetas e rótulos de alta qualidade e a MO-5, com largura de impressão de 520 mm, para abranger ao crescente mercado de rótulos sleeves.

“Trata-se da única máquina que permite combinar diferentes processos por meio de uma simples troca de sleeves. É um sistema revolucionário com plataforma tecnológica flexível, que permite aos usuários imprimir bobinas com 406 mm de largura por off-set, flexografia UV, rotogravura, serigrafia, hot e cold foil”, destacou Wilmers.

Diferentemente das máquinas MO, a MO-4 não requer a troca de cassetes, e sim utiliza um sistema de camisa patenteado nos cilindros das chapas e nas blanquetas. Construídos em fibra de policarbonato de baixo peso, permitem trocas ainda mais rápidas de chapas e blanquetas em comprimentos de impressão que variam de 18 até 25 polegadas.

O sistema sleeve permite melhorar a qualidade off-set e a mesma tecnologia também é usada nos cilindros de chapas e nos cilindros anilox, no caso do emprego de módulos flexográficos opcionais, segundo o fabricante.

Último lançamento da linha FA, a FA-6 UV para embalagens flexíveis de maior largura é servoacionada e com tecnologia gearless. Permite operar largura máxima de bobina de 558 mm e imprime filmes com variadas espessuras, desde 20 até 300 microns.

Página anterior 1 2 3 4 5Próxima página

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios