Grandes passos do setor contra o lixo nos mares – Plastivida

Plástico Moderno - Grandes passos do setor contra o lixo nos mares - Plastivida ©QD Foto: iStockPhoto

Quando poderíamos prever que 2020 seria um ano tão difícil para todos? E quando poderíamos prever que neste ano, tão conturbado, conseguiríamos dar passos tão importantes dentro de um tema que impacta mundialmente, que é a questão do lixo dos mares?

Em junho, a Plastivida, licenciadora do Programa Internacional Operation Clean Sweep (OCS®), deu início ao processo de implementação do Programa Pellets Zero – OCS® no Brasil, a partir de um modelo inovador na América Latina e com o objetivo de auxiliar empresas na eliminação de eventual perda de pellets plásticos para o ambiente. A implantação do Programa Pellets Zero – OCS® segue os parâmetros estabelecidos dentro do “Fórum Ambiental dos Plásticos Por Um Mar Limpo”, tendo sido baseado no Manual do Programa Pellets Zero – OCS®, adaptado à realidade brasileira.

Até o momento, realizamos um intenso trabalho de divulgação do Programa Pellets Zero – OCS®, a partir de uma série de conversas, reuniões e lives com as empresas do setor, as entidades ligadas à cadeia produtiva e logística dos plásticos e a imprensa segmentada, visando sensibilizar a todos os envolvidos sobre a importância da adesão ao programa.

A meta de zerar a presença de pellets em mares e oceanos deve ser parte da governança das empresas e indústrias e não há dúvidas de que cada uma deve buscar fazer a sua parte. Mas para nós da Plastivida, que temos nos debruçado na temática do lixo nos mares há quase 10 anos, em parceria com o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo – IOUSP, a concretização dessa ação é motivo de orgulho.

Plástico Moderno - Miguel Bahiense é graduado em Engª Química (UFRJ), pós-graduado em Comunicação Empresarial (FAAP/SP) e é presidente da Plastivida – Instituto Socioambiental dos Plásticos.
Miguel Bahiense é graduado em Engª Química (UFRJ), pós-graduado em Comunicação Empresarial (FAAP/SP) e é presidente da Plastivida – Instituto Socioambiental dos Plásticos.

Em 2011, quando foi lançado o Compromisso de Honolulu, com o objetivo de estimular o compartilhamento de soluções para reduzir o lixo marinho, buscando a melhoria da gestão dos resíduos em todo o mundo, e, em decorrência disso, no mesmo ano foi assinada a “Declaração Global Conjunta da Indústria dos Plásticos”, da qual a Plastivida é signatária, nos comprometemos com a causa.

Estabelecemos um convênio com especialistas do IOUSP para nos capacitarmos sobre o assunto, estabelecemos pilares para o convênio, entre eles o de conhecer e avaliar a questão no Brasil, dimensionar a relevância do Brasil para o cenário mundial do lixo nos mares, identificar a origem dos resíduos, estabelecer séries temporais de dados sobre o tema e, por fim, desenvolver e disseminar ações práticas de educação ambiental para mitigar a questão.

Esse trabalho resultou, em 2016, no lançamento do “Fórum Setorial dos Plásticos – Por Um Mar Limpo” (www.porummarlimpo.org.br), que promove estudos, interage com players mundiais sobre o tema e gera ações práticas, tanto de educação ambiental, quanto de solução para a questão.

O Fórum vem crescendo de forma consistente e embasada cientificamente. O resultado é que temos agregado cada vez mais participantes interessados em ampliar essa discussão. Esse crescimento tem nos levado a interagir e dialogar, no Brasil e fora dele, com públicos diversos, como o meio estudantil e acadêmico, a militância ambiental, o poder público, os formadores de opinião e a sociedade de forma geral, para que pontos de vista diferentes sobre o mesmo tema possam engrandecer o rol de soluções.

O setor dos plásticos é pioneiro em se organizar e promover esse tipo de ação voltada a esse tema de importância global, mas ainda há muito que fazer. Cada um de nós dessa cadeia produtiva tem a contribuir para que esse pleito tome proporções ainda maiores. Se ainda não conhece o trabalho do “Fórum Setorial dos Plásticos – Por Um Mar Limpo”, você é nosso convidado para fazer a diferença de forma efetiva na preservação dos oceanos.

Plástico Moderno -

PLASTIVIDA

Plastivida – Desde a sua invenção, os plásticos são um avanço para a sociedade. Mas além das suas funções e vantagens inquestionáveis, estamos aqui para iniciar uma nova fase da relação dos plásticos com a sociedade. Uma relação mais racional no consumo e mais responsável no descarte; para o nosso bem e o bem do planeta.
Mais informações: http://www.plastivida.org.br/


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios