Grafeno: Masterbatch com grafeno amplia resistência

Grafeno: Veja as aplicações possíveis para o masterbatch com grafeno e os resultados obtidos

Recentemente lançados pela Gerdau Graphene, e hoje disponíveis para poliolefinas, os masterbatches com grafeno Poly-G já são utilizados em duas aplicações. Uma delas, os filmes das embalagens dos pregos produzidos pelo próprio grupo Gerdau, necessariamente resistentes para atender a essa utilização. “Esses masterbatches reduziram em 20% a espessura do filme, que baixou de 80 para 60 micrômetros, conferindo mais resistência, pois a quantidade de embalagens danificadas no processo de embalagem diminuiu 40%”, relata Flavia Zangrandi, head de produtos da Gerdau Graphene. “Aumentou também a produtividade em quase 7%, o produto é algo lubrificante”, acrescenta.

Na outra aplicação, a fabricante de filmes Packseven passou a utilizar masterbatch Poly-G para produzir filmes stretch, conseguindo também, diz Flavia, filmes 20% menos espessos e com resistência 120% superior nos testes de estiramento.

 Materbatch: Master com grafeno amplia resistência das aplicações ©QD Foto: iStockPhoto
Masterbatches com grafeno Poly-G

Sacos de lixo e sacolas descartáveis, ela aponta, são outras possíveis utilizações desses masterbatches, adequados para filmes, perfis e chapas, e para sopro.

Leia Mais:

Make it real: Grafeno na Indústria dos Polímeros – Artigo técnico
Artigo Técnico: Maior desempenho com grafeno
Plástico Brasil 2023: As novidades da Feira
Plástico Brasil: Resinas e especialidades tiveram presença discreta
Masterbatches: Avanço da reciclagem estimula fornecedores
Masterbatches Melhora o Desempenho dos Plásticos Reciclados
O que é Masterbatch?
Masterbatch – Sustentabilidade amplia negócios para fabricantes
Masterbatch – Setor se une à distribuição

Grafeno segue com pesquisas sobre suas propriedades

 Materbatch: Master com grafeno amplia resistência das aplicações ©QD Foto: iStockPhoto
Flavia Zangrandi, head de produtos da Gerdau Graphene

“Estamos estudando outras propriedades do grafeno: por exemplo, barreira a gás e proteção UV”, destaca a profissional da Gerdau Graphene, que já lançou aditivos para tintas contendo grafeno.

A cor desses masterbatches, ela reconhece, torna um filme algo mais escuro, sem que ele deixe de ser translúcido. “Eles não prejudicam em nada a reciclagem. Reduzindo o uso de matéria-prima, têm até propriedades muito relevantes de sustentabilidade”, finaliza Flavia.

Veja Também:

Não deixe de consultar o Guia QD, maior plataforma eletrônica de compras e vendas do setor, com mais de 300 mil consultas mensais por produtos e mais de 400 anunciantes ativos. Nele você encontra fornecedores de masterbatches aditivados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios