“Grafeno biológico” tem origem no etanol de cana

Em sua linha Graphistrength, a Arkema disponibiliza o que Carlos de Lion, presidente da empresa no Brasil e Cone Sul, qualifica como uma “alternativa biorenovável ao grafeno”, ou em outras palavras, o “grafeno biológico”.

Composta por nanotubos de carbono provenientes de bioetanol – fornecidos em pó de nanotubos, masterbatches dispersos em diversas bases, ou sólidos para dispersão –, essa linha do “grafeno biológico”, afirma Lion, melhora a condutividade elétrica, as propriedades mecânicas e a dissipação eletroestática de dispersões líquidas, elastômeros, termoplásticos, termorrígidos, cerâmica e tintas, entre outros materiais.

Linhas automotivas de combustível, peças revestidas por pulverização, baterias, placas de circuito, bobinas para uso na indústria de papel e tubos industriais são algumas das suas aplicações.

“Deve ser adicionada em percentual entre 2% e 3% nas matrizes para alcançar condutividade elétrica relevante, enquanto uma quantidade baixa, até algumas centenas de ppm, é suficiente para um aprimoramento mecânico significativo em diferentes matrizes”, enfatiza.

Economia Circular: "Grafeno biológico" tem origem no etanol de cana ©QD Foto: Divulgação ARKEMA
Carlos de Lion, presidente da Arkema

“Já vendemos globalmente essa linha e tivemos algumas conversas com clientes no Brasil para possíveis aplicações”, acrescenta o profissional da Arkema, cujo portfólio de produtos de base biológica inclui também poliamidas derivadas de óleo de mamona, entre outros itens.

Leia Mais:

Uso do grafeno: resina reciclada ganha desempenho com grafeno
Grafeno: Masterbatch com grafeno amplia resistência
Adição de grafeno oferece maior desempenho

Para mais informações sobre produtos e serviços voltados para indústria de transformação do plástico, não deixe de acessar o Guia QD. Esta ferramenta é uma plataforma online de compras e vendas que permite aos visitantes solicitar consultas para diversos distribuidores do mercado. Experimente e veja como ela pode otimizar suas cotações.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios