Feiras e Eventos

FMU

Plastico Moderno
22 de abril de 2010
    -(reset)+

    Os revestimentos por PVD são realizados pelo processo PEMS (Plasma Enhanced Magnetron Sputtering), desenvolvido pelo grupo HEF, e que permite obter camadas mais compactas, uniformes e homogêneas, com maior adesão e menor rugosidade em comparação com aquelas obtidas por processos convencionais.

    Aços especiais para moldes – A FMU também levou ao público as últimas novidades em metais para a fabricação de moldes. A GGD Metals, de São Paulo, com sua ampla oferta de aços para construções mecânicas, aços-ferramenta, aços inoxidáveis, incluindo alumínio, cobres, bronzes, latões e metais, destacou seu alumínio de alta dureza. Produzido por processo metalúrgico especial, e desenvolvido para moldes para sopro, o alumínio Alumimold representa alternativa aos alumínios convencionais, que apresentam faixa de dureza em torno de 60 HB, e aos alumínios utilizados no setor aeronáutico, que possuem dureza na faixa de 180 HB, sendo produzidos na faixa entre 100 HB e 110 HB, para a maior durabilidade dos moldes para sopro.

    A Aço Especial, representante exclusivo no Brasil do grupo francês Industeel, destacou os aços da família Superplast, como os da linha Açoecológico, integrados pelos Superplast 300 (SP300) e Superplast 400 (SP400). O SP300, de acordo com a empresa, substitui com vantagens o aço P20, facilitando as trocas térmicas para o resfriamento mais rápido dos moldes e a extração mais eficiente das peças, possibilitando menores ciclos de injeção. Já o SP400 possui dureza média de 40 HRC e oferece ganhos de usinagem, principalmente nas operações de furação, superando também, segundo a empresa, o aço W.Nr.1.27ll, conhecido como 2711.

    Com unidades em Caxias do Sul-RS, Porto Alegre-RS e Joinville-SC, a Diferro promoveu aços lançados há alguns anos, mas só recentemente disponibilizados para os estoques dos distribuidores, como os aços Tenax 300IM e o aço VP420IM. O Tenax 300IM é um aço-ferramenta com características superiores para trabalhos a quente, fundido e refundido (230 HB), e que possui energia de impacto a 300J, e destinado à confecção de moldes de injeção de termoplásticos não-clorados, que, após tratamento térmico, alcança dureza na faixa de 40HRC/50HRC. Já o aço inoxidável martensítico VP420IM pode ser aplicado em moldes de injeção e extrusão de polímeros clorados, como o PVC, e apresenta faixa de dureza de 48HRC/54HRC, alcançada após tratamento térmico.

    Outros integrantes da oferta da empresa são os aços fabricados pela Villares, como o VP20ISO e o N27IIM. Com possibilidade de já saírem de fábrica tratados com têmpera/revenimento e nitretação, esses dois aços se destinam a produções mais elevadas e apresentam as seguintes características: o VP20ISO se aplica à produção de moldes para injeção e sopro de polímeros não-clorados, envolvendo principalmente peças texturizadas, e o N27IIM oferece maior resistência à compressão em comparação com os aços da série VP20, apresentando faixa de dureza entre 38HRC/42 HRC.

    Outro aço para moldes plásticos destacado na feira foi o SF-2000. Apresentado pela Schmolz+Bickenbach, foi desenvolvido para atender à demanda de moldes mais complexos, reunindo vantagens quando comparado com o P20 convencional. Graças à uniformidade na dureza em toda a seção do molde, o SF-2000 vem sendo bastante requisitado, podendo ser fornecido em duas faixas de dureza que vão de 280 HB até 325 HB e/ou de 310 HB a 355 HB, apresentando em sua estrutura carbono (0,34%), manganês (0,80%), cromo (1,70%), níquel (0,50%) e molibdênio (0,40%).

    Também presente à feira a Favorit destacou os aços P20 e 420C. O P20 já é fornecido temperado, destinando-se à construção de moldes de injeção de grandes dimensões. Já o 420C apresenta resistência ao desgaste em temperaturas até 500ºC, destinando-se à confecção de moldes para injeção de polímeros corrosivos e abrasivos, como PVC e acrílicos.

     

    Saiba mais:



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *