Feiras e Eventos

FMU

Plastico Moderno
22 de abril de 2010
    -(reset)+

    Plástico Moderno, Rogério Secchiero, F+M+U

    Para Secchiero, centros BZ500T são flexíveis na realização das usinagens

    Robustez nacionalizada – Com fábrica em São Bernardo do Campo, na grande São Paulo, a Grob expôs um centro de usinagem de grande porte e com concepção high speed, totalmente aberto, para que os visitantes tivessem a chance de avaliar a sua robustez estrutural, característica desse tipo de máquina fabricada com tecnologia alemã.

    “Os componentes eletrônicos, comandos, guias lineares e servomotores são importados da Alemanha, mas toda a parte estrutural dos centros de usinagem e as montagens são executadas no Brasil, com a finalidade de oferecer alternativa mais competitiva ao mercado local”, afirmou Rogério Secchiero, gerente de vendas da Grob do Brasil.

    Entre os últimos desenvolvimentos da empresa estão os centros de usinagem horizontais High Speed (BZ500T), com quatro eixos e duas mesas/paletes, lançados em 2007 no mercado brasileiro. Segundo Secchiero, uma das suas principais características é a modularidade. “Os centros BZ500T se caracterizam pela flexibilidade na realização das usinagens, oferecendo maiores possibilidades para as indústrias de máquinas-ferramenta”, comentou Secchiero. Como parâmetros de máquina, o BZ500T pode promover usinagens de alumínio à velocidade de 18 mil r.p.m. e/ou de ferro fundido e de aço à velocidade de 10 mil r.p.m.

    Outro equipamento destacado pela empresa foi o centro de usinagem G350. Trata-se de máquina com cinco eixos, que opera com a interpolação de eixos, e também se aplica às usinagens de moldes e matrizes, e que conta com perspectivas de comercialização muito promissoras no mercado brasileiro, graças às oportunidades de financiamento e à expansão observada principalmente nas vendas do setor automotivo.

    Único fabricante nacional de centros de usinagem por eletroerosão/penetração para a fabricação de moldes para injeção e sopro, a Resitron, de Caxias do Sul-RS, também marcou presença na feira, com máquina da linha Basic ZNC. Fabricada em dois modelos, BF 350 e BF 500, essa série executa furos quadrados, bem como usina metais duros e temperados com facilidade e precisão.

    Plástico Moderno, Venceslau B. Salmeron, gerente comercial da Deb'Maq, F+M+U

    Salmeron: fresadora tem sistema apalpador para medições

    A fresadora CNC, modelo Petrus, levada à feira pela Deb’Maq, também atraiu grande interesse do público. Com comando alemão Heidenhain em sua composição standard, a Petrus 50100R conta com lubrificação automática, iluminação halógena, bandeja para cavacos, proteção telescópica de aço para os eixos X/Y, proteção de borracha para o eixo Z, sendo fabricada com estrutura reforçada e fundida em meehanite e com capacidade para usinar moldes até 1.100 kg.

    Segundo destacou Venceslau B. Salmeron, gerente-comercial da Deb’Maq, a Petrus executa fresamentos e furações, propiciando alta qualidade no acabamento superficial, e possui sistema apalpador para medições. Com guias quadradas, temperadas e retificadas, essa máquina também oferece grande área de apoio para as guias deslizantes, contraguias fabricadas com material antifricção, mesa com superfície temperada e retificada, cabeçote rígido fundido em bloco único, árvore apoiada em rolamentos triplex, eixo vertical com contrapeso embutido e freio elétrico, além de sistema pneumático para sujeição de peças (draw-bar) e sistema de refrigeração de corte.

    Novidades em injeção – Estreante na FMU 2010, a Stellmach, empresa do grupo Alltech, de Caxias do Sul-RS, levou para a exposição injetora com força de fechamento de 228 toneladas, modelo HHF, fabricada pela Rhino Plast, da China. Segundo a expositora, a máquina pertence à categoria de equipamentos de baixo custo e possui sistema de fechamento por juntas articuladas, integrando linha bem ampla, composta por máquinas com forças de fechamento desde 68 toneladas até 2.800 toneladas.

    Plástico Moderno, Fernando André Zorzi, Diretor da Stellmach, F+M+U

    De acordo com Zorzi, tecnologia LG garante alta precisão às injetoras

    A grande novidade no estande da Stellmach, porém, ficou por conta do pré-lançamento de injetoras com tecnologia LG, a famosa marca coreana, fabricadas por uma das empresas do grupo, a LS Mtron. Pertencentes às séries LGH-D e LGH-M, essas máquinas, que já se encontram em processo de importação, comportam vários modelos com forças de fechamento que vão desde 50 toneladas até 350 toneladas, e desde 450 toneladas até quatro mil toneladas, respectivamente.

    “As injetoras fabricadas com tecnologia LG apresentam alta precisão e os modelos com sistema hidráulico de fechamento das placas oferecem grande estabilidade para o processo”, comentou Fernando André Zorzi, diretor da Stellmach.

    Segundo também observou Zorzi, o comando das injetoras da série LGH-D (Hicom-700) é rápido e preciso, e conta com microprocessador de 32 bits, em base Windows, executando autodiagnósticos e monitoramento das funções. Já o sistema hidráulico dessas máquinas também é considerado dos mais avançados e conta com circuitos simplificados e com pacote para a redução de consumo de energia, composto por servomotor e bomba variável, como opcionais.

    Por seu turno, as injetoras da série LGH-M (desde 450 toneladas até quatro mil toneladas) possuem sistema de fechamento hidráulico de placas duplas, apresentam cursos de abertura e extração maiores, e oferecem maior estabilidade e precisão no fechamento dos moldes e no transcorrer de todo o processo de injeção.

    As injetoras LGH-M promovem o fechamento rápido do molde por meio de dois cilindros hidráulicos dispostos na diagonal das placas. O fechamento em alta pressão, por sua vez, ocorre por meio de quatro cilindros instalados nas colunas da placa fixa. Após o resfriamento e alívio da alta pressão, o molde é aberto e a peça é ejetada, observando-se no final do ciclo o recuo do cilindro extrator e a disponibilidade do molde para dar início ao ciclo subsequente.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *