Feiras e Eventos

FMU 2012 – Mostra se consolida como o grande evento nacional da usinagem e modelação

Rose de Moraes
9 de abril de 2012
    -(reset)+

    Resinas de PU desenvolvidas pela Hunstman, como as pertencentes à linha Ren Shape, fornecidas em bloco para modelagens e prototipagens, também compõem uma das famílias de produtos oferecidos pela empresa. A última inovação é representada pela Ren Shape 5008, resina de PU em placas com espessuras de 50 mm, 75 mm e 100 mm, destinadas à conformação de peças em composites de alta resistência térmica (180º C). Nesse caso, segundo Braga, a placa de PU, que foi laminado com as fibras de vidro, ou de carbono, ou de aramida, e posteriormente curado à temperatura de 180ºC, é usinada.

    “A indústria aeronáutica está sendo a primeira a se beneficiar desse novo desenvolvimento da Huntsman”, considerou Braga, referindo-se às resinas de PU fornecidas em placas, fabricadas nas unidades da companhia nos Estados Unidos e na Europa, e que vão facilitar todo o processo de fabricação de componentes aeronáuticos, que antes serão prototipados.

    Além das resinas de PU, a empresa também promoveu as resinas epóxi para modelação, especialmente desenvolvidas para ferramentarias e outras resinas da família Ren Shape. Comercializadas sob a marca Araldite, as resinas epóxi oferecem muitas vantagens, segundo apontou Braga, como fácil manuseio à temperatura ambiente, baixa contração e alta resistência química, térmica e mecânica, assegurando que as peças serão produzidas dentro dos limites e das tolerâncias dimensionais.

    Já as resinas Ren Shape, para modelação e para ferramentarias, classificadas pela Huntsman como materiais compostos para usinagens CNC, são oferecidas com diferentes padrões de densidade, de resistência à flexão e à compressão, bem como de dureza e de estabilidade dimensional, servindo para a confecção de modelos de estilo, maquetes, protótipos, ferramentas de conformação de chapas, modelos de fundição, entre outros.

    A prototipagem rápida e a possibilidade de testar a acertividade dos parâmetros de um novo projeto de peça ou componente plástico, via prototipagem, para chegar a configurações e dimensionais perfeitos, também atraiu visitantes ao estande da SKA Automação. A empresa, de São Leopoldo-RS, demonstrou na feira uma máquina compacta de prototipagem rápida, fabricada nos Estados Unidos pela Stratasys, projetada para confeccionar protótipos de ABS.

    Plástico, Wilson do Amaral Neto, técnico da área de manufatura digital da Stratasys, FMU 2012 - Mostra se consolida como o grande evento nacional da usinagem e modelação

    Wilson do Amaral Neto: máquina fabrica protótipo de alta precisão com rapidez

    O sistema, denominado uPrint SE 3D Print Pack, e classificado pela empresa como impressora tridimensional, gera e de protótipos em várias dimensões com até 200 mm (largura), 150 mm (profundidade) e 150 mm (altura), com cabeçote extrusor que promove a deposição do ABS em fio na base de construção do protótipo. O grande benefício oferecido por essa máquina é poder fabricar protótipos de alta precisão em poucas horas, segundo considerou Wilson do Amaral Neto, técnico da área de manufatura digital da Stratasys.

    Acompanhada de acessório de limpeza de suporte e kit de inicialização, a máquina vem com seis bases de modelamento. Durante a feira, além de poder observar seu funcionamento, o visitante também conferiu protótipos realizados com a uPrint 3D, para várias aplicações, incluindo filtros para motores automotivos a diesel, secadores de cabelos e tomógrafos.

    Medições ponto a ponto– O estande da Hexagon, empresa pertencente a grupo sueco, foi ponto de encontro para acompanhar as demonstrações de máquinas de medição. Listada entre os maiores provedores de soluções em

    Plástico, Nelson Fernandes da Silva de Carvalho, coordenador da área de portáteis da Hexagon, FMU 2012 - Mostra se consolida como o grande evento nacional da usinagem e modelação

    Carvalho explicou como funciona modelo de braço portátil

    metrologia, a expositora demonstrou máquinas de medição por coordenadas, do tipo portal, e sistemas portáteis, como braços de medição, que podem entrar em operação tão logo as peças sejam liberadas pelos centros de usinagem.

    Da Dea, a máquina de medição tridimensional exposta opera por apalpação por escaneamento contínuo, ponto a ponto, com apalpadores de toque ou ópticos, constituindo uma das melhores ferramentas para os usuários que necessitam realizar ampla variedade de operações metrológicas e escaneamentos de exatidão em formas e contornos complexos.

    Da Romer, o visitante pôde conhecer como funcionam os braços portáteis que fazem as medições tridimensionais de peças injetadas. Com sete eixos e equipado para digitalizar em 3D as peças através de laser, o braço Absolute Romer com escâner integrado se aplica à inspeção

    Plástico, FMU 2012 - Mostra se consolida como o grande evento nacional da usinagem e modelação

    Equipamento faz medições em 3D de peças injetadas

    de nuvens de pontos, engenharia reversa, prototipagem rápida, entre outras funções.

    “Pelo fato de não haver unidade de controle ou cabos adicionais entre o escâner a laser e o braço de medição portátil, é possível realizar a rotação infinita do eixo de movimento principal desse braço”, explicou Nelson Fernandes da Silva de Carvalho, coordenador da área de portáteis da Hexagon. O modelo com seis eixos dispõe de encoders que facilitam o seu funcionamento, produzindo resultados de medição confiáveis num curto período de tempo.

    A empresa também destacou a última geração de sensores de luz branca da Cognitens, comportando câmeras digitais de alta resolução, iluminação baseada em LED, estrutura de fibras de carbono e rápido processamento de dados, especialmente para aplicações nas indústrias automotivas para medições de estamparias e de moldes.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *