Feiras e Eventos

FMU 2012 – Mostra se consolida como o grande evento nacional da usinagem e modelação

Rose de Moraes
9 de abril de 2012
    -(reset)+

    Aços com certificado de qualidade e garantia de assistência técnica produzidos pela tradicional Gerdau também se destacaram na exposição. Apresentados pela Favorit Aços Especiais, empresa com matriz em Cachoeirinha-RS, e filiais em várias regiões estratégicas para distribuição, os aços-ferramenta de maior evidência na linha oferecida pela empresa são aqueles destinados à confecção das cavidades dos moldes, como o AISI H13, o AISI 420C e o AISI P20. Para compor a parte estrutural dos moldes, porém, as maiores demandas surgem dos aços ao carbono SAE 1045 e dos ligados, como os SAE 4340, SAE 4140 e SAE 8620.

    Além dos aços nacionais, segundo Lucio Mauro Rattay, representante comercial da Favorit para a região norte de Santa Catarina, a empresa também comercializa aços importados em blocos com grandes dimensões, a fim de atender também à demanda local.

    O maior polo de transformação do PVC do país também contou com aços especiais resistentes à corrosão para a confecção de moldes com materiais apropriados, como o inoxidável martensítico ligado ao cromo Cr-V e com microligantes, da Noxplast, lançado na feira pela AçoEspecial, para as mais diversas aplicações como em bases para câmaras quentes, moldes de injeção e extrusão de PVC, entre outras.

    “As características combinadas do Noxplast fazem dele um aço adequado para utilização em ambientes de elevada umidade, e em operações nas quais a resistência à condensação e à água de refrigeração são requisitos necessários como nas bases para as câmaras quentes”, informou Moises Dias, responsável por vendas técnicas da AçoEspecial. Por ser produzido pelo processo ESR, o polimento desse aço também é otimizado, sendo fornecido temperado e revenido para a faixa de dureza aproximada de 32 HRc, adequando-se, segundo Dias, tanto às aplicações de cavidade como de porta-cavidade, ou seja, na estrutura do molde.

    Para a confecção de moldes de alta produção, a empresa destacou o ESK 2083, aço inoxidável martensítico, produzido na faixa de dureza de 48 HRc, sendo recomendado para moldes destinados à injeção de plásticos corrosivos, PVC, reciclados, entre outras aplicações.

    Outros aços destacados pela empresa foram o Superplast SP 300 e o Superplast SP 400, ambos produzidos pela usina francesa Industeel, pertencente ao grupo indiano ArcelorMittal, do qual a AçoEspecial é o distribuidor oficial e exclusivo no mercado brasileiro.

    O aço Superplast SP 300, com faixa de dureza de 30 HRc, apresenta ganhos quanto à usinabilidade e à soldabilidade, sem manchas, para os moldes de injeção de plásticos. Já o Superplast SP 400 (faixa de dureza de 40 HRc) é um aço ligado especial para moldes de alta dureza.

    A FMU deste ano também contou com a presença de vários fabricantes de dispositivos, acessórios e ferramentas de grande uso nas ferramentarias. A Brasfixo, de Botucatu-SP, levou para a feira várias soluções para a fixação de ferramentais, e também para a injeção de plásticos, bem como injeções sob pressão, incluindo prensas, prendedores, chaves, calços, engates, morsas, entre outros.

    A Top Tools, além de destacar linha de brocas e fresas, lançou insertos para perfis. A Kyocera, destacada no segmento de máquinas de corte, levou para demonstração um torno de microusinagem, empregando brocas com diâmetros de 0,1 mm e ferramentas cujo raio é de 0,03 mm para a realização de acabamentos e usinagens de titânio, enfatizando ainda linha de insertos com nova tecnologia de revestimento mega coat, para usinagens a altas temperaturas – até 1.100ºC – e com dureza na faixa de 30 GPa.

    Protótipos de grande valia – A prototipagem de peças e componentes plásticos também mereceu grande destaque nessa edição da FMU. Com inúmeras aplicações em vários campos industriais, as resinas de poliuretano utilizadas na fabricação de protótipos constituem materiais essenciais para simular e testar o desempenho de peças e componentes que serão empregados em automóveis, aeronaves, eletrodomésticos etc.

    Destacadas na feira pela Huntsman, empresa internacional com unidade fabril em Taboão da Serra, em São Paulo, resinas de PU líquidas, denominadas Ren Cast 452, desenvolvidas há três anos, simulam o comportamento do ABS em todas as

    Plástico, Flávio Braga, responsável por vendas técnicas da Huntsman Advanced Materials, FMU 2012 - Mostra se consolida como o grande evento nacional da usinagem e modelação

    Flávio Braga: divulgou inovações da linha de resinas de PU líquidas

    suas características – mecânicas, térmicas, físicas etc – de forma rápida e precisa.

    Flávio Braga, responsável por vendas técnicas da Huntsman Advanced Materials explica: “O PU líquido é fundido em molde de silicone e após 90 minutos ocorre a polimerização e a consequente liberação do material para ser manuseado, montado e testado quanto ao desempenho para a fabricação de inúmeras peças, como aparelhos de telefone, mouses para computadores, grades de ar automotivas, frontais de rádios, maçanetas de automóveis, para citar apenas alguns exemplos.”



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *