Fispal: Trasnformadores oferecem novas possibilidades de design

Plástico Moderno, Fispal: Trasnformadores oferecem novas possibilidades de design e segurança para alimentosPlástico Moderno, Fispal: Trasnformadores oferecem novas possibilidades de design e segurança para alimentos

Além de expor as mais recentes novidades em produtos e serviços de seus mercados, feiras de negócios devem também incluir projetos que propiciem aos visitantes experiências enriquecedoras, destaca Clélia Iwaki, diretora da Informa Exhibitions. E tal premissa vem sendo seguida pela Fispal Tecnologia, feira internacional de tecnologia para as indústrias de alimentos e bebidas com nova edição programada para acontecer entre os dias 26 e 29 de junho em São Paulo, com organização da Informa Exhibitions.

Plástico Moderno, Clélia: visitantes encontrarão experiências enriquecedoras
Clélia: visitantes encontrarão experiências enriquecedoras

Como iniciativas que materializam esse posicionamento, Clélia lembra que já em sua edição anterior a Fispal se tornou palco de projetos como o Fórum Fispal de Tecnologia, o Lounge ABRE de Embalagem (em parceria com a Associação Brasileira da Embalagem – Abre), o Beverage Innovation Summit, o Lounge de Inovação e o Lab de Soluções (esses dois últimos, parcerias com Senai-SP). “Todos esses projetos estão sendo aprofundados e aprimorados nessa nova edição”, conta Clélia. “E este ano, como novidades, teremos o 9º Fórum Latino-Americano de Embalagens Flexíveis, o Café da Abipet (Associação Brasileira da Indústria do PET), o Fórum de Marketing Digital e a Arena da Cerveja Artesanal”, acrescenta.

Mas a Fispal mantém sua vertente de reunião de expositores e neste ano reunirá quatrocentos deles (computando-se aqueles que participam de suas versões preliminares segmentadas, como a Fispal Food Service, Fispal Café e Fispal Sorvete, realizadas alguns dias antes). Na edição anterior, havia 350 expositores. “A quantidade de visitantes deste ano deverá ser similar aos 40 mil da edição anterior, hoje buscamos priorizamos qualificar esse público em vez de ampliá-lo quantitativamente”, afirma Clélia.

Nas páginas seguintes, algumas informações sobre empresas que participarão como expositoras dessa nova edição da Fispal.

HerrmannUltraschall

Mostrará o novo módulo de solda por ultrassom TSM35, destinado à selagem superior de stand-up pouches. Com design compacto, esse equipamento tem interfaces padronizadas que facilitam sua integração a máquinas de embalagem de diferentes fabricantes, e seu sistema de selagem por ultrassom pode detectar condições críticas do processo, como embalagens dobradas ou sobrepostas e partículas do produto na área de solda, entre outras.

Plástico Moderno, Módulo de solda por ultrassom suporta produção em alta escala
Módulo de solda por ultrassom suporta produção em alta escala

A tecnologia de selagem ultrassônica, afirma Armando Cadima, gerente de vendas da área de packaging da empresa na América Latina, Espanha e Portugal, estabeleceu-se como alternativa confiável à solda térmica em determinados gêneros de embalagens de alimentos: “É adequada para grandes volumes de produção de produtos líquidos, grossos e fibrosos, como alimentos para animais de estimação ou alimentos de conveniência, e produtos termicamente sensíveis, como queijo, saladas, chocolates e produtos farmacêuticos”, ele especifica.

Novelprint

Uma tecnologia de rótulos autoadesivos sem liner será exibida em seu estande, onde um equipamento, além de aplicar as etiquetas, imprimirá os dados variáveis por laser. “Além de ser permanente, essa gravação de dados variáveis estará protegida por um filme de BOPP, que evita qualquer tipo de fraude e protege a impressão contra qualquer tipo de abrasão”, destaca Guido Raccah, diretor comercial da Novelprint. Esse processo a laser também elimina a necessidade de consumíveis como as tintas e do cabeçote de gravação, este necessário na impressão por termo transferência.

A Novelprint apresentará ainda rótulos com material ultrafino, que diminuem sensivelmente a gramatura dos filmes, em 20% no frontal e 47% no liner, e a quantidade de adesivo, e podem utilizados em embalagens de vidro ou PET, entre outras.

Pavan Zanetti

Lançará na Fispal a versão da sopradora para pré-formas Petmatic 5000 com sistema de fechamento acionado por servomotor. “Agora, passam a ser elétricos 80% dos movimentos de nossos equipamentos Petmatic, que quando lançados eram totalmente pneumáticos. Brevemente teremos um modelo totalmente elétrico”, observa Leandro Pavan, gerente de marketing da empresa.

Plástico Moderno, Fispal: Trasnformadores oferecem novas possibilidades de design e segurança para alimentos

Essa linha Petmatic ganhou um novo integrante, que também será mostrado na Fispal: o modelo Petmatic 6000L. “Agora, a linha conta com equipamentos com capacidade para produzir embalagens até 6 litros”, conta Pavan, que cita como outra atração do estande da Pavan Zanetti no evento a injetora HXF – na verdade, uma linha com máquinas de 58 a 2100 toneladas de fechamento –, e a máquina ISI, de injeção e sopro conjugados, para frascos de 10 a 1.000 ml, e aplicações em produtos farmacêuticos e cosméticos, entre outros.

Replas

Divulgará o início da produção de filmes de PP cast em sua unidade MM da Amazônia, em Manaus, onde produzia filmes de PEBD (shrink, por exemplo). “Filmes de PP cast são muito utilizados nas embalagens de vários segmentos da indústria alimentícia: massas, panificação e confeitaria estão entre os principais”, observa Marcos Prando, sócio-diretor da empresa. “Queremos firmar nossa marca não só como um dos principais distribuidores de resinas termoplásticas e filmes de BOPP do mercado, mas agora também como importante fabricante de filmes de polietileno e polipropileno”, acrescenta o também sócio-diretor Marcelo Prando.

Teclabel

Fornecedora de etiquetas e rótulos para diversos setores industriais, enfatizará a presença em seu portfólio de produtos capazes de suportar tanto altas temperaturas (para embalagens de alimentos que irão para fornos de microondas, por exemplo), quanto para baixas temperaturas, até 200ºC negativos, interessantes para frigoríficos. “Também mostraremos aplicações cada dia mais adequadas para os processos automatizados”, ressalta Eduardo Bertotti, gerente de marketing da empresa.

Tecniplas

Fabricante de tanques, tubulações e outros equipamentos em PRFV (Plástico Reforçado em Fibra de Vidro), apresentará dois projetos, recentemente implementados, para demonstrar sua capacidade de fornecer instalações de grande porte para a indústria alimentícia. Um deles é composto por tanques em PRFV com capacidade total de 400m³ em uma única peça, transportada já montada para o cliente. Outro, com tanques com diâmetro de até 15 metros e capacidade de 4,5 mil m³, que podem ser transportados em anéis e montados nos locais aos quais se destinam.

Plástico Moderno, Fispal: Trasnformadores oferecem novas possibilidades de design e segurança para alimentos

Esses equipamentos dispõem de laudos de inocuidade, exigidos pelas autoridades sanitárias para atestar que não contaminam os alimentos. “Eles podem constituir alternativa para substituir tanques de aço inox e outros materiais metálicos que sofrem degradação mais intensa, ou têm preços mais elevados”, argumenta Luis Gustavo Rossi, diretor da Tecniplas.

Fispal: Prévias também têm novidades

Como acontece há alguns anos, a Fispal Tecnologia será precedida por versões mais segmentadas; dessa vez, serão três delas: Fispal Food Service, Fispal Café e Fispal Sorvetes, que acontecem entre os dias 12 e 15 de junho.

Uma das expositoras desses eventos será a Plastamp, indústria sediada no município paulista de Itupeva, com fábrica em Cabo de Santo Agostinho-PE de embalagens plásticas para diversas indústrias: bebidas, alimentícia, cosméticos, higiene e limpeza, entre outras. A Plastamp fornece potes e tampas para sorvetes tipo cone, e para esse segmento de seu mercado apresentará potes retangulares de 1,5 litro, com perfil alto ou baixo, cuja demanda se expande no mercado nacional.

Por sua vez, a Selovac, fabricante de equipamentos a vácuo, seladoras de bandeja a vácuo para filme skin ou com atmosfera modificada, bombas de vácuo e termoformadoras para diversas aplicações, conferirá em seu estande maior destaque às suas seladoras de bandejas. “Além de ter alta produtividade, esses equipamentos realçam a atratividade das embalagens expostas nas prateleiras”, destaca Rafael Plaza, gestor de marketing da Selovac.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios