Embalagens

Filmes – Reciclagem mais fácil atrai clientes para monomateriais

Jose Paulo Sant Anna
24 de junho de 2020
    -(reset)+

    Plástico Moderno - Sellin: prioridade direcionada para estruturas poliolefínicasFilmes de BOPP – A Polo Films é especializada na produção de filmes de polipropileno biorientado, conhecido no segmento de embalagens como BOPP. Os produtos são formulados com propriedades para cada aplicação, de acordo com a necessidade de seu uso final. A estratégia da empresa é trabalhar em parceria com os clientes no desenvolvimento de soluções de filmes para embalagens flexíveis, rótulos, filmes técnicos e fitas adesivas. “Precisamos ser melhores e mais ágeis na interpretação do mercado, nos adaptar às realidades do cliente, desenvolver novas estratégias comerciais trabalhando com nossa flexibilidade técnica e comercial”, explica Luciano Ost, diretor comercial.

    Marco Sellin, coordenador de desenvolvimento de mercado e assistência técnica, afirma que a economia circular é um dos focos da empresa. “Estamos trabalhando fortemente junto aos nossos clientes com o intuito de desenvolver estruturas polimericamente compatíveis”. Isso significa criar estruturas que podem ser mais facilmente recicladas. “Quando laminados com materiais não poliolefínicos, a exemplo do alumínio e poliéster, a reciclagem fica um pouco mais complicada, pois as estruturas não estão prontas para a operação. Os nossos filmes, após laminação, podem ser reciclados.”.

    A prioridade é desenvolver estruturas com filmes de cadeia poliolefínica: BOPP+BOPP / BOPP+PE / BOPP+PP / BOPP+BOPPMetal+PP e outros. Sellin acredita que toda a cadeia de abastecimento deve ser envolvida nesse esforço. “Isto significa que, para alguns casos, precisaremos de mudanças nas estruturas das embalagens, ajustes de máquinas de envase e na formulação do produto final”.

    Plástico Moderno - Ost: agilidade para se adequar às exigências dos clientes

    Ost: agilidade para se adequar às exigências dos clientes

    Plástico Moderno - Duarte: embalagens são feitas pensando na reciclagem

    Duarte: embalagens são feitas pensando na reciclagem

    Transformadores – Representantes dos fabricantes de embalagens descartáveis também agem em busca de soluções mais ecológicas. Um exemplo é a Amcor, gigante presente em mais de 40 países e fabricante de embalagens para alimentos, bebidas, artigos médicos, produtos farmacêuticos e outros. Em 2018, a Amcor se tornou a primeira signatária do setor da Nova Economia para os Plásticos da Fundação Ellen MacArthur, que tem foco em três pilares: trabalhar para que suas embalagens sejam recicláveis ou reutilizáveis até 2025; incorporar conteúdo reciclado pós-consumo; e trabalhar para estimular a reciclagem.

    “Atualmente a maior parte do portfólio de embalagens oferecido pela Amcor já atende os critérios de soluções desenhadas para serem recicladas”, revela Luiz Duarte, vice-presidente de marketing para a América Latina. Ele explica que a maioria dos filmes utilizados pela empresa possuem três, cinco ou sete camadas. “O número de camadas e materiais da embalagem dependem de fatores como tipo de aplicação e mercado, shelf life, características das máquinas de envase e formato da embalagem final, além de forma de distribuição e armazenamento, que também são requisitos importantes”.

    Para atingir estas características a Amcor utiliza mesclas de matérias-primas como, polietileno, polipropileno, EVOH e PA. A seleção se dá de acordo com as necessidades. “No mercado de alimentos, os desafios são mais voltados para as necessidades de shelf life e maquinabilidade. No mercado de personal care, precisamos garantir a preservação das propriedades do produto”.

    A Amcor foi um dos destaques no FPW Award, prêmio internacional voltado para os produtores de embalagens. Um de seus cases vencedores é usado como exemplo de inovação. Trata-se do pouch desenvolvido para o atomatado Sacialli, da Predilecta. Esse tipo de produto tradicionalmente é oferecido em embalagens de vidro.

    Plástico Moderno - Pouch da Amcor para molho de tomate substituiu o vidro

    Pouch da Amcor para molho de tomate substituiu o vidro



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *