Filmes multicamadas não prejudicam a reciclagem

Não necessariamente, filmes multicamadas, com mais de uma resina, deixam de ser recicláveis, ressalta Edgar Veloso, supervisor de vendas da UBE no Brasil:

“Temos hoje grades especiais de poliamida que permitem que se reduza a espessura dos filmes, com os níveis de poliamida dentro do limite de 30%, que mantém o filme perfeitamente reciclável”, explica.

“Muitos clientes preferem, porém, adquirir poliamidas mais básicas, e em alguns casos, ultrapassam esse índice de 30%. Acho que essa situação não mudará enquanto não forem validadas diretrizes que estabeleçam a reciclagem das embalagens multicamadas e as demais responsabilidades dos produtores”, acrescenta Veloso.

As poliamidas, ele detalha, são utilizadas principalmente em embalagens de alimentos e bebidas, por exemplo, de carnes frescas e carnes com osso, e de queijos especiais, bem como em doypacks – que acondicionam bebidas lácteas – e na aplicação bag in box (o saco interno de algumas embalagens de cartão que contêm líquidos, como vinhos e sucos).

Essas embalagens podem assumir diferentes formatos: sacos, termoencolhíveis ou termoformadas.

Filmes: Estrutura multicamada não prejudica a reciclagem ©QD Foto: Divulgação
Edgar Veloso, supervisor de vendas da UBE no Brasil

“Nas termoencolhíveis, a poliamida também agrega propriedades de termoencolhimento; nas termoformadas, permite maiores profundidades”, ressalta o profissional da UBE.

Ele não vê a tecnologia MDO do PE (polietileno) como alternativa para a eliminação de poliamidas de embalagens de produtos como carnes e queijos, pois ela não proporciona, com a mesma espessura de filme, o mesmo nível de resistência mecânica.

“Creio que essa tecnologia seja mais adequada para filmes de embalagens de produtos de menor valor agregado, como stand up pouches de atomatados, conservas, embalagens de pet food e bolsas a vácuo para alimentos que não sejam carnes e queijos”, pondera Veloso.

Leia Mais:

Para encontrar fornecedores no universo do plástico, acesse o Guia QD, a maior plataforma de compras e vendas online do setor. Ainda não conhece esta ferramenta? Não perca tempo! Experimente agora e veja como ela pode contribuir para otimizar o seu trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios