Ferramentaria Moderna

Ferramentaria Moderna: Fornecedora de CAD/CAM amplia linha de produtos

Jose Paulo Sant Anna
24 de julho de 2013
    -(reset)+

    A Cimatron, especializada no lançamento de softwares CAD/CAM, quer aumentar sua participação no mercado brasileiro. Ela passa a atuar com nova estrutura comercial, voltada para atender com maior agilidade as ferramentarias localizadas nas principais regiões produtoras de matrizes no Brasil. Em paralelo, promove o lançamento da nova versão do software Cimatron E, voltada para projetistas de peças e moldes e prestadores de serviços de usinagem para a construção de moldes para injeção. Também oferece a linha Gibbs, de softwares de CAM para máquinas de usinagem de metais dotadas com controle numérico.

    A multinacional nasceu há 31 anos e atua em diversos países. Tem faturamento estimado entre US$ 40 milhões e US$ 50 milhões por ano. “É uma empresa relativamente pequena do setor”, explica o country manager Alexandre Censi. No Brasil, está desde 1990. Até 2008, era representada por aqui por um único distribuidor. A parceria foi desfeita. No final de 2010, Censi foi contratado para remodelar a estratégia comercial. “Passei a trabalhar na montagem de uma rede, contar com pelo menos um revendedor nos principais estados produtores de moldes”, conta.

    A Cimatron hoje conta com cinco distribuidores – dois no estado de São Paulo, um em Santa Catarina, um no Rio Grande do Sul e o outro na Região Nordeste. “Na Bahia existem ferramentarias bem estruturadas, criadas para atender a indústria automobilística”, justifica. Esses revendedores vão operar com estratégia agressiva de marketing e total suporte tecnológico. Hoje a empresa conta com base de cem clientes no Brasil, responsáveis por cerca de trezentas licenças para o uso do Cimatron E. Com a nova estrutura, a meta é crescer 20% ao ano.

    Plástico Moderno, Novo software agiliza a elaboração do projeto

    Novo software agiliza a elaboração do projeto

    Maior facilidade – A versão Cimatron E 11, do software de CAD/CAM, é indicada para a execução do projeto e da programação das etapas de usinagem dos componentes dos moldes de injeção de plástico e alumínio. A novidade chega ao mercado com uma série de modificações voltadas para facilitar a vida dos profissionais das ferramentarias.

    “Uma de suas vantagens é tornar a elaboração do projeto mais rápida. Ele elimina os trabalhos repetitivos dos projetistas”, garante Censi. Entre as novas características, permite a simulação da movimentação do molde a ser projetado e o cálculo automático da criação de gavetas e insertos, além de calcular a melhor forma de entrada do material e da extração das peças. Da mesma forma, faz o cálculo automático mais eficiente do design dos canais de alimentação e resfriamento. “Nessas operações ocorre economia de tempo de até 40% em relação à versão anterior”, garante.

    O software também permite a montagem de um banco de dados único entre os desenhos 2D gerados para o CAD e o CAM. Com o aperfeiçoamento, cada vez que o projetista altera as dimensões de algum componente, essa alteração é transmitida para as máquinas de usinagem, sem a necessidade de conversão. “Ao mesmo tempo em que se está projetando o molde, pode-se usinar as bases”, emenda.

    Outro facilitador ocorre durante a elaboração do orçamento. O usuário pode contar com banco de dados com os preços de materiais e dos componentes padronizados. Dessa forma, ao final do projeto, o investimento necessário para a construção da ferramenta fica pronto de maneira mais ágil.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *