Ferramentaria Moderna: Dispositivos aceleram a troca de moldes e permitem ampliar a produtividade das injetoras
Vantagens das placas – A segurança das placas magnéticas é ressaltada também por Hercules Piazzo, diretor comercial da Hercx, empresa que representa no Brasil a fabricante de placas Magbo (além de outros equipamentos e produtos destinados à indústria do plástico, de marcas com Maguire, Mo.Di.Tec e Dyna Pure, entre outras). “Nossas placas possuem tecnologia magnética eletropermanente; ou seja, uma vez gerado o magnetismo não se desfaz, mesmo com a queda de energia elétrica na máquina ou na empresa. Para efetuar a desmagnetização é necessário reenergizar o sistema”, explica.

As placas Magbo, prossegue Piazzo, contam ainda com dois sensores de proximidade instalados em ambos os lados, para detectar qualquer possível afastamento do molde e parar a máquina, caso constate um afastamento superior a 0,3 mm.
Na MC Componentes, o portfolio de produtos para troca de moldes não inclui placas magnéticas, mas tem engates de extração de moldes, engates rápidos e cabeçotes para acoplamento rápido. Emerson Camargo, diretor dessa empresa, qualifica como “apenas cultural” a desconfiança em relação à segurança de placas magnéticas, que seriam perfeitamente seguras. E, para ele, o uso dessa tecnologia se consolidará como realidade inexorável; porém, no Brasil, isso não acontecerá de forma imediata: “Essas placas ainda são caras para a realidade do país”, justifica Camargo.
A análise financeira do investimento em placas magnéticas deve levar em conta principalmente a relação entre custo e benefício, em vez do valor imediato do desembolso, recomenda Brito, da Stäubli. Afinal, ele pondera, com elas, pode-se pensar em reduzir para valores inferiores a dez minutos trocas que hoje podem exigir até duas horas. “É caro destinar algo entre R$ 50 mil a R$ 70 mil para isso? O investimento se paga em seis a oito meses”, argumenta. Além disso, complementa o profissional da Stäubli, elas propiciam vantagens adicionais, além de agilizar a troca: “Elas não exigem nenhuma padronização, como acontece com os grampos hidráulicos, que requerem placas traseiras dos moldes padronizadas”.
Piazzo, da Hercx, cita outros benefícios das placas magnéticas: “Elas mantêm as placas da injetora intactas, pois não há mais problemas com roscas espanadas nem grampos de fixação que caem sobre a máquina”, especifica. “Placas magnéticas também garantem perfeito contato entre as placas da máquina e do molde, melhorando a distribuição da força de fechamento da injetora no molde e a qualidade das peças, reduzindo os índices de manutenção do molde e da máquina”, acrescenta.
Placas magnéticas, ressalta Piazzo, permitem ainda melhor aproveitamento da área das placas da máquina: “Desta forma é possível trabalhar com moldes maiores em máquinas menores, pois o que limitará o tamanho do molde será a força de fechamento necessária e não a área onde estão os furos de fixação”, ele ressalta.