Ferramentaria Moderna: Dispositivos aceleram a troca de moldes e permitem ampliar a produtividade das injetoras

Vantagens das placas – A segurança das placas magnéticas é ressaltada também por Hercules Piazzo, diretor comercial da Hercx, empresa que representa no Brasil a fabricante de placas Magbo (além de outros equipamentos e produtos destinados à indústria do plástico, de marcas com Maguire, Mo.Di.Tec e Dyna Pure, entre outras). “Nossas placas possuem tecnologia magnética eletropermanente; ou seja, uma vez gerado o magnetismo não se desfaz, mesmo com a queda de energia elétrica na máquina ou na empresa. Para efetuar a desmagnetização é necessário reenergizar o sistema”, explica.

Plástico Moderno, Placas magnéticas eletropermanentes da Magbo não temem queda de energia
Placas magnéticas eletropermanentes da Magbo não temem queda de energia

As placas Magbo, prossegue Piazzo, contam ainda com dois sensores de proximidade instalados em ambos os lados, para detectar qualquer possível afastamento do molde e parar a máquina, caso constate um afastamento superior a 0,3 mm.

Na MC Componentes, o portfolio de produtos para troca de moldes não inclui placas magnéticas, mas tem engates de extração de moldes, engates rápidos e cabeçotes para acoplamento rápido. Emerson Camargo, diretor dessa empresa, qualifica como “apenas cultural” a desconfiança em relação à segurança de placas magnéticas, que seriam perfeitamente seguras. E, para ele, o uso dessa tecnologia se consolidará como realidade inexorável; porém, no Brasil, isso não acontecerá de forma imediata: “Essas placas ainda são caras para a realidade do país”, justifica Camargo.

A análise financeira do investimento em placas magnéticas deve levar em conta principalmente a relação entre custo e benefício, em vez do valor imediato do desembolso, recomenda Brito, da Stäubli. Afinal, ele pondera, com elas, pode-se pensar em reduzir para valores inferiores a dez minutos trocas que hoje podem exigir até duas horas. “É caro destinar algo entre R$ 50 mil a R$ 70 mil para isso? O investimento se paga em seis a oito meses”, argumenta. Além disso, complementa o profissional da Stäubli, elas propiciam vantagens adicionais, além de agilizar a troca: “Elas não exigem nenhuma padronização, como acontece com os grampos hidráulicos, que requerem placas traseiras dos moldes padronizadas”.

Piazzo, da Hercx, cita outros benefícios das placas magnéticas: “Elas mantêm as placas da injetora intactas, pois não há mais problemas com roscas espanadas nem grampos de fixação que caem sobre a máquina”, especifica. “Placas magnéticas também garantem perfeito contato entre as placas da máquina e do molde, melhorando a distribuição da força de fechamento da injetora no molde e a qualidade das peças, reduzindo os índices de manutenção do molde e da máquina”, acrescenta.

Placas magnéticas, ressalta Piazzo, permitem ainda melhor aproveitamento da área das placas da máquina: “Desta forma é possível trabalhar com moldes maiores em máquinas menores, pois o que limitará o tamanho do molde será a força de fechamento necessária e não a área onde estão os furos de fixação”, ele ressalta.

Página anterior 1 2 3Próxima página

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios