Ferramentaria moderna: APL do ABC reunirá dados do setor
O velho problema da falta de estatística confiável sobre o mercado de moldes no Brasil pode estar com os dias contados. A APL Ferramentaria do Grande ABC, em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Grande ABC, a Universidade Federal do Grande ABC e a Câmara Setorial de Ferramentarias e Modelações (CSFM) da Abimaq, trabalha na formatação de um observatório econômico do setor.
“Nossa intenção é mensurar o mercado brasileiro, gerar informações da produção nacional e das importações, dados importantes para propormos ao governo medidas econômicas voltadas para gerar competitividade e equalizar as condições de trabalho para as empresas nacionais”, explica Paulo Braga, presidente da APL Ferramentaria do Grande ABC.
A meta do projeto é começar a recolher dados ainda em 2015. Braga calcula existirem no Brasil cerca de 1.850 ferramentarias, a grande maioria empresas de porte pequeno. Nesse número estão incluídas as empresas voltadas para o setor de plástico e as especializadas na produção de estampos.
Usinagem e Ferramentaria é um trabalho pra quem gosta da profissão,e não pra quem quer ter um trabalho temporário,com isso os empresários do setor tem que olhar melhor o salário de quem é profissional e trabalha por amor a profissão.
Estou no ramo desde 1988 e trabalho por amor a minha profissão, mas com a política de pagar pouco devido a pessoas que trabalham por trabalhar o salário oferecido hoje pelos empresários esta abaixo do mínimo e acaba desmotivando aqueles que tem a sua profissão .
Cheguei a ganhar mais de 10 salários mínimo hoje o que é oferecido é melhor mudar de ramo .