Feiras e Eventos

Feira entra na onda da economia circular – Prévia K 2019

Marcelo Furtado
14 de outubro de 2019
    -(reset)+

    sistemas de câmara quente FLEXflow, bem como os novos desenvolvimentos destinados a melhoria do processo de injeção plástica, incluindo moldes família (multicavidades) perfeitamente balanceados, com volumes de peças extremamente diferentes, maior gama de cilindros, a nova série de bicos SA para injeção de pesos reduzidos, bem como a HRScool, a solução inovadora da HRSflow que permite eliminar a refrigeração dos cilindros associados. Em seu estande, a empresa exibirá um molde família para a produção de peças de para-choques, superior e inferior, de alta qualidade numa única injeção. Ambas as peças são moldadas com PP com 14% de talco e se caracterizam por grandes diferenças de volume, 3.333 cm³ e 2.170 cm³, respectivamente. A utilização da tecnologia FLEXflow cria superfícies perfeitas sem marcas de fluxo e com controle preciso da deflexão em cada componente. O molde está equipado com um sistema de câmara quente com válvulas de acionamento elétrico, com vinte e um bicos, incluindo dois bicos inclinados. Um segundo exemplo desse tipo de molde será o sistema de câmara quente para uma produção de injeção única de três peças de PP para um módulo de painel de porta automotivo, com volumes de 560 cm³, 338 cm³ e 58 cm³ e espessura de parede entre 2,3 e 3 mm. O molde está equipado com um sistema de câmara quente com válvula de acionamento elétrico de oito bicos, desenvolvido para moldagem por injeção sequencial, que permite um tempo de ciclo de aproximadamente 55 s. Ambas as câmaras quentes contam com os novos cilindros servo assistidos FLEXflow no manifold com corte reduzido, maior precisão e repetibilidade no processo. A HRSflow também exibirá seu portfólio recém ampliado de cilindros compactos, que requerem um espaço de instalação muito limitado. Nova série de cilindros pneumáticos, que podem ser facilmente instalados sem remover a câmara quente da placa porta manifold. Desenvolvidos para proporcionar um excelente isolamento térmico, estes cilindros não precisam de refrigeração para uma vasta gama de polímeros. Outros produtos otimizados da HRSflow incluem cilindros hidráulicos compactos que reduzem o cut off no molde. Com melhorias na seleção dos materiais e no design, estes minimizam a transferência de calor do manifold, reduzindo o consumo de energia. A tecnologia de câmara quente da empresa poderá ser vista nos estandes de vários fabricantes de equipamentos, como Arburg, Sumitomo Demag, Whittmann Battenfled, Klauss Maffei e Engel.

    KIEFEL

    O grupo alemão mostra nova geração de máquinas de termoformagem, Speedformer KMD 78.2 Speed. Trata-se de linha com máquinas de duas estações da Kiefel, com alta produtividade e maior eficiência energética, segundo a empresa, que também destaca o fato de a operação ser simplificada, sem necessidade de treinamento específico para os operadores. Ainda de acordo com a Kiefel, o sistema de aquecimento fica pronto para uso em pouco tempo e se destaca com uma capacidade de aquecimento 20% maior. Em combinação com o sistema de recuperação de energia dos servoacionamentos, isso leva a uma considerável economia de energia. Outra vantagem apontada é a economia de filme, obtida pela mesa de alimentação desenvolvida recentemente, que guia o filme com mais suavidade até o sistema de transporte. Além disso, há um sistema de moldagem de ar a vácuo otimizado para melhorar a qualidade das peças termoformadas e também sistemas de troca de ferramentas ergonômicos para reduzir os tempos de configuração.

    MILLIKEN

    A Milliken aproveitará a feira para lançar a segunda geração de modificadores de performance DeltaMax, que promove o balanço adequado entre resistência e processabilidade de polipropileno, permitindo produzir peças mais resistentes ao impacto, porém sem que isso afete o índice de fluidez e capacidade de processamento. A segunda geração difere da primeira pela coloração, sendo transparente, enquanto a geração anterior tem cor alaranjada, ampliando sua utilização em peças da linha branca, por exemplo. A novidade também se diferencia por ter aprovação do FDA para contato com alimentos.

    MORETTO

    A fabricante de equipamentos auxiliares e de automação para máquinas de injeção, extrusão e sopro, em duas áreas de exposição, sendo uma apenas para extrusão, sob a marca Contrex, especializada no fornecimento de sistemas de automação e controle para extrusão de filme tipo balão (blown). Um destaque da empresa fica por conta de nova série de desumidificadores X Comb, minissecadores totalmente elétricos, sem uso de compressores a ar, equipados com turbocompressores e tecnologia de zeólitas, com alta eficiência energética. Outro destaque é o sistema de secagem de granulados de PET, com o secador XD 800X, combinado com sistema de medição de mistura OTX, totalmente automatizado.

    PIOVAN

    A brasileira vai mostrar a nova linha Genesys, sistema de desumidificação com tecnologia autoadaptativa, que foi otimizada para o tratamento de PET reciclado. Segundo a empresa, o novo desumidificador pode gerenciar automaticamente o processo de secagem, atuando em todos os parâmetros críticos, desde a vazão do ar de processo até o ponto de orvalho, o tempo de residência e a temperatura. Isso mantém o processo em condições de operação, mesmo quando há variação da produção horária e das condições iniciais de temperatura e umidade do granulado plástico. Também foram introduzidas outras inovações no sistema, como um controle mais intuitivo e melhor



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *