Feira da mecânica – Inovações e certeza de bons negócios devem atrair mais de cem mil à mecânica

A 28ª Feira Internacional da Mecânica promete trazer novo alento aos negócios em vários setores da produção industrial brasileira e da América Latina em 2010. De 11 a 15 de maio, o pavilhão de exposições do parque Anhembi, em São Paulo, receberá cerca de dois mil expositores e aproximadamente cem mil profissionais e empresários visitantes, procedentes de mais de 40 países.

A presença maciça de expositores instalados nos 78 mil m2 reservados pela Reed Exhibitions Alcantara Machado e o contingente de público esperado nos cinco dias de feira por si só indicam a grandeza desse megaevento que representa a maior vitrine bienal de inovações tecnológicas para os diversos setores envolvidos. Neste ano, contudo, as perspectivas são ainda mais favoráveis aos negócios porque será possível contar com um forte aliado, representado pelos incentivos à compra de máquinas e equipamentos oferecidos pela linha de crédito Finame-PSI (Programa de Sustentação do Investimento), do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). Prorrogada até dezembro (e não mais até julho, conforme previsto anteriormente), a linha Finame-PSI irá disponibilizar novos recursos no valor de R$ 80 bilhões. O único porém se refere às taxas de juros que serão praticadas a partir de julho, um pouco mais altas, e que passarão de 4,5% para 5,5% fixos ao ano, acréscimo considerado nada comprometedor aos investimentos esperados.

O previsível sucesso de negócios e público da Mecânica em 2010 é também confirmado por pesquisas. Uma delas, contratada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, revela diversidade no perfil dos visitantes da feira, observado em edições anteriores. De acordo com essa pesquisa, 66% dos visitantes da Mecânica representam as indústrias de máquinas, equipamentos e ferramentas, 9% procedem do comércio, 8% representam empresas de engenharia e 17%, outros setores da economia.

A capacidade da Mecânica de gerar novos negócios também está presente nas intenções dos profissionais que visitam a feira. Do total de visitantes ouvidos pela última pesquisa, 39% visitaram a feira em busca de novas tendências, 31% foram atrás de novos produtos, 11% acorreram ao evento em busca de novos fornecedores e 9% foram estreitar contatos com seus parceiros e fornecedores.

A cada edição, a internacionalidade da feira também se torna patente. A última pesquisa revelou que a maior parte dos visitantes estrangeiros (49,94%) era procedente de países da América do Sul, mas grandes contingentes também tiveram por origem países europeus (19,83%), da América do Norte (13,26%) e da Ásia (12,27%).

O interesse na Mecânica ao longo dos anos também tem se revelado multifocal. A feira reúne desde visitantes em busca de novidades nas áreas de automação e controle de processos (21,49%), máquinas-ferramenta (16,85%), máquinas e equipamentos diversos (14,27%), ferramentas e dispositivos (11,77%), equipamentos para soldas e tratamento de superfícies (8,65%), máquinas e equipamentos para plásticos (5,18%), motores, acoplamentos, redutores e engrenagens (5,17%) e válvulas, bombas e compressores (4,79%), entre outros.

O aperfeiçoamento profissional será outro ponto forte da Mecânica 2010. A feira deste ano prevê a realização de simpósio internacional. Agendado para o período de 12 a 14 de maio, esse simpósio será levado ao Holiday Inn Parque Anhembi e estará voltado aos profissionais dos vários setores industriais envolvidos na feira, como robótica, manutenção, controle de qualidade, compras, produção, administração, entre outras.

A programação terá início às 9 horas do dia 12 de maio (quarta-feira), com a exposição de várias abordagens pertinentes à economia, finanças e negócios, iniciando-se com a apresentação do tema “A retomada da economia mundial e os desafios da indústria nacional”, seguido de “Cenários – Tecnologia e Inovação” (10 horas), “Como preparar empresas para competir no cenário internacional” (11h30), “Fusão e aquisição de empresas no setor industrial” (14 horas) e “Empresas empreendedoras” (15 horas). O segundo dia de seminário, dedicado à área de gestão empresarial, levará ao público inscrito palestras abordando “Sistema Nacional de Inovação” (9 horas), “Gestão da inovação/pessoas e tecnologias” (10 horas), “Sustentabilidade de ponta a ponta” (11h30), “Caso prático de inovação” (14 horas) e “Design como diferencial competitivo (15 horas). No terceiro e último dia de seminário, os inscritos poderão conferir palestras versando sobre temas específicos, a começar por Automação (9 horas), Robótica (10 horas), Usinagem (11h30), Sistemas de segurança em processos de solda (14 horas) e Novos materiais (15 horas).

A seguir acompanhe algumas participações de destaque na Mecânica e seus produtos inovadores, apresentados de acordo com informações colhidas pela redação de Plástico Moderno entre os expositores.

Plástico Moderno, Feira da mecânica - Inovações e certeza de bons negócios devem atrair mais de cem mil à mecânica
Trocadores de calor para as mais diversas aplicações

APEMA

Trocadores de calor para as mais diversas aplicações poderão ser conferidos nesse estande. Entre os modelos estão unidades das linhas TST, FP (placas desmontáveis), K (placas brasadas), RAT e RHF (do tipo radiador para aquecimento e resfriamento de ar ou água), e também hydro coolers, sistemas considerados mais avançados para resfriamento de águas industriais, tendo em vista o menor consumo de água, e after coolers para ar comprimido, resfriados a água (linha RP) e a ar (linha AKG).

ASCONGRAPH

A nova versão (X4mu2) do CAD/CAM Mastercam, integrado ao SolidWorks, traz vários benefícios às usinagens. As funções incorporadas permitem realizar estratégias em alta velocidade em 2D e 3D, entre as quais se destacam: fresamento dinâmico, refinamento de usinagens e multiprocessamento. A nova técnica de usinagem para fresamento dinâmico permite trabalhar com condições de corte consistentes ao longo de toda a trajetória, bem como modificá-la em função da área de contato da ferramenta. O refinamento das usinagens oferece controles adicionais exclusivos e precisos sobre a trajetória, o que resulta em excelente acabamento. O multiprocessamento permite realizar diversas usinagens de fresamento contando com o suporte de computadores com multiprocessadores.

BRASFIXO

Morsas de precisão, hidráulicas ou mecânicas, poderão ser conferidas nesse estande. Fabricadas com aços temperados, cementados e retificados, apresentam diferentes dimensões e aberturas.

Plástico Moderno, Feira da mecânica - Inovações e certeza de bons negócios devem atrair mais de cem mil à mecânicaCOSA

Maior versatilidade em centros de usinagem com duplo palete, com área útil de 800 mm x 600 mm x 600 mm, poderá ser vista nesse estande, na máquina HI-Center V600D, da linha Hyundai, que agrega sistema de movimento dos eixos por meio de deslocamento da coluna.

Plástico Moderno, Feira da mecânica - Inovações e certeza de bons negócios devem atrair mais de cem mil à mecânica
Entre as máquinas destacam-se o torno CNC logic 195 III

DEB’MAQ

A empresa programou a exibição de 16 equipamentos em área reservada de 700 m2. Entre as máquinas destacam-se o torno CNC Logic 195 III, o centro de torneamento Vulcanic 160, a fresadora CNC Petrus DPT-50100R e a injetora DW-160. O torno CNC Logic 195 III representa exemplar da terceira geração dessa linha fabricada pela Nardini, com aprimoramentos nas carenagens e no comando MCS Proteo, com tecnologia digital de 32 bits, para alcançar maior velocidade e precisão. O centro de torneamento Vulcanic 160, também fabricado pela Nardini, possui base e barramento de 30º, fundidos em uma única peça, de meehanite, com têmpera, e torre automática de doze posições, além de cabeçote hidráulico programável e opção para saída de cavacos via lateral ou parte traseira da máquina. Já a fresadora CNC Petrus DPT-50100R possui unidade de comando Heindenhain 410 (Fagor 805MC, opcional), estrutura reforçada fundida em meehanite, guias quadradas, temperadas e retificadas, grande área de apoio nas guias deslizantes, sistema pneumático para fixação das ferramentas, do tipo draw bar, manivela eletrônica para movimentação dos eixos, sistema de iluminação halógena, trocador de calor no armário elétrico e motor principal assíncrono de alto rendimento.

Plástico Moderno, Feira da mecânica - Inovações e certeza de bons negócios devem atrair mais de cem mil à mecânicaGEA

A centrífuga OTC 2 é destaque na exposição. Equipada com tambor de parede fixa, pode ser empregada tanto na clarificação de líquidos quanto na separação de misturas líquidas, e possui motor CA trifásico, além de contar com lubrificação dos mancais por meio de jatos de óleo acondicionados no reservatório central.

Plástico Moderno, Feira da mecânica - Inovações e certeza de bons negócios devem atrair mais de cem mil à mecânicaHAITIAN

Os destaques ficarão por conta de modelos das linhas Pluto, Vênus e da série Marte, esta última apresentando tecnologia intermediária entre os sistemas hidráulicos convencionais e as máquinas totalmente elétricas. Outros modelos, porém, também serão divulgados, especialmente aqueles pertencentes aos sistemas hidráulicos das linhas Saturno (desde 60 toneladas até 4.000 toneladas de força de fechamento), Marte (desde 60 toneladas até 4.000 toneladas) e com acionamento por servomotor, incluindo os vários modelos da linha Júpiter, configurados com duas placas e desde 1.200 toneladas até 6.000 toneladas de força de fechamento, da linha Iapetus (bicolor, com desde 160 toneladas até 4.000 toneladas), bem como da linha Pluto (desde 86 toneladas até 530 toneladas) e da linha totalmente elétrica representada por máquinas Vênus (desde 40 toneladas até 410 toneladas).

Plástico Moderno, Feira da mecânica - Inovações e certeza de bons negócios devem atrair mais de cem mil à mecânica
Rebordeadeira automática

HIDRAL-MAC

Três novidades serão destacadas: duas prensas hidráulicas e uma rebordeadeira automática. Uma das prensas hidráulicas é de bancada e foi desenvolvida para a dobra de barramentos de cobre chato, para a produção de painéis elétricos. A outra prensa, do tipo C, é indicada para a substituição de prensas mecânicas excêntricas, com grandes vantagens de produtividade e de maior vida útil da ferramenta, em aplicações envolvendo corte, dobra, repuxo, entre outras. Já a rebordeadeira automática para rebordos é composta de dois cilindros hidráulicos: um para fixar o corpo do bujão no sistema giratório equipado com conjunto de motorredutor e outro para movimentar o carro com a ferramenta que fará o rebordeamento da peça. Outras particularidades dessa máquina estão no comando de operação manual e automático e no painel elétrico com CLP (Controlador Lógico Programável).

INSTRUTHERM

Várias novidades serão apresentadas na área de instrumentação para medição. O microscópio MDV-200, por exemplo, possui visor LCD de 8 polegadas e resolução de 800×600 pixels, permitindo ampliações 20 vezes maiores, e também conta com iluminação Bulbo, focagem controlada, e saída USB, para envio de dados posteriormente a computador e base móvel. Já a câmara térmica portátil com infravermelho (TI-1500) promove medições de temperatura envolvendo até quatro pontos, simultaneamente, e em distâncias até 10 metros grava imagens, áudios e vídeos, possuindo também saída USB.

Plástico Moderno, Feira da mecânica - Inovações e certeza de bons negócios devem atrair mais de cem mil à mecânicaKETER

A ampla linha de ferramentas a ser conferida nesse estande abrange desde torquímetros, alicates, chaves, minirretíficas, itens para rebarbação, fresas, brocas, alargadores, rebaixadores, até máquinas Darex. Totalmente CNC, essas últimas possuem quatro eixos, sistemas autônomos para remoção de névoas e sistemas centrífugos (Turbo-Separator) para meios refrigerantes.

Plástico Moderno, Feira da mecânica - Inovações e certeza de bons negócios devem atrair mais de cem mil à mecânicaMETALPLAN

A linha de compressores de parafuso Rotor Plus 30 hp e 40 hp, em exposição, é totalmente fabricada no Brasil. Providos de gabinetes acústicos, esses compressores possuem exclusivo painel eletrônico microprocessado com horímetro, dual control, sistema de parada em alívio temporizada, sinalização completa de operações e falhas, e operam com pressões de trabalho na faixa de 7,5 barg até 11 barg e tensões de 220V, 380V e 440V.

MITUTOYO

Nesse estande, o visitante encontrará grande diversidade de instrumentos e equipamentos, como durômetros, microscópios, projetores de perfil, transmissores de dados sem fio, máquinas de medir em 2D e tridimensionais, além de softwares para gerenciamento da qualidade. Entre os destaques estão os durômetros digitais Rockwell (Durotwin Plus D), para ensaios de dureza normais, superficiais e “Brinell”, os microscópios estéreos MSM400, ideais para aplicações em linhas de montagem e inspeção, os transmissores de dados sem fio (wireless) U-Wave, para medições exigindo transmissão de dados em longas distâncias, em peças de grande porte e em locais de acesso difícil.

Plástico Moderno, Feira da mecânica - Inovações e certeza de bons negócios devem atrair mais de cem mil à mecânicaNORTON

Desenvolvido e patenteado pela Saint-Gobain Abrasivos, o rebolo Quantum é uma das novidades em apresentação ao público. Fabricado com grãos abrasivos cerâmicos de alta dureza, pode ser aplicado em operações de retificação cilíndrica, plana, disc-grinding e centerless, em ligas vitrificadas ou orgânicas.

PALETRANS

A empilhadeira tracionária PT Fast poderá ser conferida pelo visitante. Com motores elétricos de tração e elevação, conta com diferenciais que proporcionam maior autonomia e menor custo de manutenção.

Plástico Moderno, Feira da mecânica - Inovações e certeza de bons negócios devem atrair mais de cem mil à mecânica
Resfriador de óleo

REFRISAT

A nova linha de equipamentos para resfriamento de líquidos e soluções Refrisat Technology, abrangendo resfriadores de óleo, trocadores de calor, unidades de água gelada e resfriadores de imersão, é a principal atração nesse estande. As funções básicas desses equipamentos são as de resfriar e controlar a temperatura de líquidos com precisão, para aumentar o desempenho dos sistemas, gerar maior produtividade e melhorar a qualidade final dos mais diferentes processos, contando com sistema operacional avançado do tipo CLP e IHM universal, ambos padronizados em todas as unidades. O novo design e a nova concepção dos atuais gabinetes estruturados com perfis de alumínio são outras novidades presentes na linha.

ROMI

A empresa destaca o centro de usinagem vertical Romi D 1500, que pode ser equipado com dois tipos opcionais de cabeçote e já sai de fábrica com cone ISO 50, operando com rotações até 6.000 r.p.m. em desbastes pesados, ou com cone ISO 40, promovendo rotações até 12.000 r.p.m., para atender ferramentarias na construção de moldes e matrizes. Caracterizados por altas taxas de aceleração, rapidez no processamento de blocos, suavidade de movimentos, avanços rápidos nos três eixos de 30 metros/minuto, potência do motor principal de 30 CV, trocador automático com magazine de 30 ferramentas (ISO 40) e 24 ferramentas (ISO 50) e CNC 828 D (Siemens), entre outros atributos, garantem alta performance.

Plástico Moderno, Feira da mecânica - Inovações e certeza de bons negócios devem atrair mais de cem mil à mecânicaSANDRETTO

As injetoras das séries Lógica e Nove HP, que estarão operando em regime de células automatizadas independentes, são as grandes atrações nesse estande. O modelo 770/170, da série Lógica, com 170 toneladas de força de fechamento, comporta volume de injeção de 507 cm3, velocidade de 140 cm3/s e capacidade de plastificação de 31 g/s, tomando por referência o PP. Já o modelo 900/220, da série Nove HP, com 220 toneladas de força de fechamento, velocidade de injeção de 345 cm3/s, volume de injeção de 475 cm3, possui capacidade de plastificação de 41 g/s de PP.

Plástico Moderno, Feira da mecânica - Inovações e certeza de bons negócios devem atrair mais de cem mil à mecânicaSEW-EURODRIVE

Linhas completas para a área de acionamentos, incluindo redutores, motorredutores e conversores de frequência, poderão ser conferidas pela exposição de vários exemplares, atendendo às necessidades dos setores metalúrgico, siderúrgico, alimentos, bebidas, máquinas-ferramenta, mineração, agrícola, agropecuário, papel e celulose, automobilístico, entre outros. Todos com selo de qualidade do grupo, cujas operações se iniciaram em 1931, na Alemanha, e hoje presentes em 47 países, contam com produção em unidades instaladas no Brasil, França, Finlândia, Estados Unidos, Rússia e China.

VILLARES METALS

Com estoques regulares de 3.200 toneladas e parque com 28 máquinas apropriadas, fitas de serra especiais e um preciso controle de processos para pronta entrega, o Centro de Distribuição e Serviços da empresa, presente à feira, destaca o atendimento realizado ao mercado nacional no setor de aços especiais para ferramentas, com padrão de qualidade comparável aos dos melhores centros de distribuição do mundo. Atuando no fornecimento de aços e ligas especiais para aplicações específicas nos segmentos de óleo e gás, químico, petroquímico e de geração de energia, envolvendo ligas de níquel, aços inoxidáveis endurecidos por precipitação, aços inoxidáveis duplex e super-duplex, linha maraging, aços para beneficiamento, esse centro também agrega maior valor aos produtos, oferecendo cortes sob medida executados com precisão, com blocos esquadrejados e cortes em “U”, em ângulos especiais. A empresa também leva ao conhecimento do público as atividades do novo Centro de Tratamento Térmico, que conta com equipamentos para realizar têmperas a vácuo, têmperas em atmosfera controlada e nitretação a plasma. O tratamento termoquímico superficial dos aços aumenta a performance do material em serviço, diminuindo a propensão das peças à ocorrência de distorções, e possibilitando manter no núcleo do material uma condição de alta tenacidade, aliada à superfície com elevada dureza, garantindo alta resistência à corrosão, à fadiga e ao desgaste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios