Feira do Plástico – Substituição de materiais dá mais espaço para os plásticos de engenharia

Feiplastic

Mais aditivos, mais pigmentos

Detentora de vasto portfólio de plastificantes, a Scandiflex enfatizou na Feiplastic (Feira do Plástico) o início da comercialização no mercado nacional de alguns produtos desenvolvidos pelo grupo multinacional Eastman (do qual é subsidiária).

Entre eles, o Versamax, para processos que exijam solvatação mais rápida – caso da laminação de PVC – e a linha Benzolflex (benzoatos), isenta de ftalatos, indicada para uso em adesivos e poliuretanos.

“Até o final do ano, traremos também o Efusion, plastificante livre de ftalatos indicado para tintas e vernizes”, destacou Mauro Carqueijo, diretor-comercial da Scandiflex.

A empresa também vem fortalecendo sua linha de polióis poliésteres (insumos destinados aos mercados de espumas flexíveis, adesivos de laminação, elastômeros e lacas).

Plástico Moderno, Capozzi: Basf amplia a linha de aditivos estabilizantes
Capozzi: Basf amplia a linha de aditivos estabilizantes

Atualmente, diz Carqueijo, praticamente todos os processos que usam o PVC utilizam plastificantes, ingredientes já fornecidos pela Scandiflex para mais de quarenta segmentos industriais.

“A substituição dos ftalatos no Brasil já é uma realidade e a Eastman, com seus plastificantes, é uma opção confiável”, completou.

A linha de aditivos da Basf conta com forte presença de agentes estabilizantes à luz.

Um dos focos de maior atenção era o Tinuvin XT-200, produto dessa categoria dirigido aos agronegócios. “Com alto peso molecular, ele proporciona estabilização de filmes agrícolas (PP e PE) a longo prazo, mesmo na presença de quantidade elevada de produtos agroquímicos como pesticidas, inseticidas ou agentes de desinfecção do solo e ainda lhes oferece aspecto transparente e límpido”, descreve José Roberto Capozzi Júnior, gerente de negócios na América do Sul de aditivos para plásticos da Basf.

No estande da companhia transnacional teve destaque também o Tinuvin 1600, absorvedor de luz ultravioleta com baixa volatilidade, alta absorção e boa compatibilidade com vários polímeros como policarbonatos, poliésteres e acrílicos, além do Irgastab RM 68, blenda dirigida à produção de itens para construção civil pelo processo de rotomoldagem, composta por estabilizantes capazes de reduzir o tempo de aquecimento do material.

“Além de melhoria nas características de processamento e estabilidade a luz, o Irgastab RM 68 confere baixa cor inicial, mínima descoloração por gás fade, e melhora nas propriedades mecânicas da peça”, relata Capozzi.

Plástico Moderno, Costa: agente de purga não abrasivo acelera troca de cor
Costa: agente de purga não abrasivo acelera troca de cor

A Chem-Trend – empresa do grupo Freudenberg especializada em agentes desmoldantes para diversos setores industriais – privilegiou a divulgação de um agente de purga da linha Lusin. Denominado Lusin Clean G301, ele é indicado para extrusoras e sopradoras, nas quais, lembra Henrique Costa, gerente de vendas de termoplásticos da empresa, a troca de cor é sempre complexa, geralmente realizada pela alimentação do equipamento com a cor nova que empurra a matéria-prima anterior até a obtenção da cor desejada, um processo que gera desperdício tanto de material quanto de tempo.

Em alguns casos chega a ser preciso abrir a máquina e fazer a limpeza manualmente. “Para acelerar o processo, existem agentes de purga abrasivos, mas estes podem causar danos à máquina”, disse Costa.

O Lusin Clean G301 não é abrasivo e acelera a troca de cor por um processo reativo, sem causar qualquer dano ao sistema. “É um material com alta capacidade de limpeza e o material seguinte, na cor desejada, terá muita facilidade em retirá-lo do sistema”, descreveu.

Lusin-Clean-da-Chem-trendEntre os pigmentos, a Clariant apontou novidades como o PV Sólido Alaranjado HGR, um pigmento laranja avermelhado para embalagens capaz de oferecer resistência à temperatura mesmo em concentrações menores.

“Havia no mercado apenas pigmentos de alta ou de baixa resistência térmica, não existiam produtos para demandas intermediárias – tanto no quesito desempenho quanto no preço – entre esses dois extremos”, afirmou Geraldo Ventola, gerente da BU Pigmentos/Plásticos da Clariant para a América Latina.

“A Clariant percebeu essa lacuna e para atender tal necessidade lançou o PV Sólido Alaranjado HGR”, explicou.

Outro pigmento lançado pela Clariant na Feiplastic foi o PV Sólido Amarelo H9G, amarelo com tonalidade esverdeada, qualificado pela empresa como extremamente limpo, capaz de permitir aos coloristas o desenvolvimento de cores mais vivas. Simultaneamente, a empresa robusteceu seu já vasto portfolio de branqueadores com o Telalux OB (para aplicações diversas) e o Telalux OB-01(para fibras têxteis de poliéster).

A Orion apresentou a linha Printex Zeta A, especialidade de negro de fumo lançada no mercado norte-americano há cerca de um ano, cujas principais aplicações são tubulações de gás e água, e fios condutivos.

“É um produto extremamente limpo, com partícula de no máximo 25 nanômetros, e pode ser usado até em tubulações de água potável”, relata Bhuvanesh Yerigeri, gerente de marketing técnico para as Américas da área de polímeros da empresa.

“Tem boa dispersão e resistência a UV”, complementou o especialista da Orion, empresa que na Feiplastic lançou, para o mercado de fibras, os negros de fumo Arosperse 11 e o Arosperse 138.

Anuário Brasileiro do Plástico – A Maior Exposição Permanente de Fornecedores do Setor – Compre seu exemplar.

  • 1.500 itens de resinas, blendas, polímeros, aditivos, cargas, máquinas, acessórios, moldes, equipamentos, instrumentos, periféricos, semiacabados, oferecidos ao mercado brasileiro por
  • 1.200 empresas fornecedoras, com seus respectivos endereços, razão social, telefones etc.

 

Leia Mais:

Memória – Revista Plástico Moderno

 

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios