Máquinas e Equipamentos reforçam inovações tecnológicas

As pessoas interessadas em conhecer o que há de mais moderno em termos de tecnologia para a indústria do plástico não se decepcionaram ao visitar a Feiplastic.

Plástico Moderno, Máquinas e Equipamentos Linha de extrusoras da Miotto segue padrões europeus
Linha de extrusoras da Miotto segue padrões europeus

Tubos, perfis… – Nomes conhecidos do nicho de máquinas para tubos, perfis e chapas, fios e cabos apresentaram seus arsenais.

A Miotto, empresa do ramo mais antiga do mercado, foi uma das que marcaram presença.

“O número de visitantes da feira foi bom”, explica Enrico Miotto, presidente. Mais do que a quantidade de pessoas, ele ressalta o perfil do público. “Vieram muitos profissionais que ocupam posição de destaque, são responsáveis pelas compras de máquinas”.

O diretor se mostra um tanto desconfiado sobre o resultado desses contatos.

Para ele, as pessoas querem comprar, mas não sentem confiança no momento atual da economia. Além disso, está difícil obter financiamento junto aos órgãos estatais, e a empresa oferece equipamentos sofisticados, linhas completas de extrusão que não custam barato.

A Miotto começou o ano fazendo bons negócios, em especial junto ao nicho de fios e cabos.

“Nossos equipamentos voltados para esse mercado têm nível de qualidade europeu”.

A empresa vendeu cinco linhas com capacidade de produção de até 1,1 mil metros por minuto, com troca automática de bobinas. “Essa linha de produção trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana”.

As máquinas são fabricadas por encomenda e, com a venda, a ocupação da linha de produção da empresa nos próximos meses está garantida.

“O que me preocupa é o que virá depois”. Na Feiplastic, a empresa divulgou seus constantes estudos para aperfeiçoar os equipamentos. “Temos conseguido melhorar o desempenho das máquinas e reduzir seus custos”, orgulha-se.

O excelente potencial do mercado de telhas de PVC foi destacado na feira por dois fabricantes de equipamentos para o produto, Bausano e Extrusão Brasil.

Na prática, o uso de telhas de plástico no Brasil ainda é incipiente, mas o otimismo dos fornecedores de linhas de produção em relação ao futuro existe.

Para Chrystalino Branco Filho, diretor comercial da Bausano, a receptividade tem sido boa, em especial no Nordeste.

“Recentemente negociamos uma linha completa para a Afort, do Grupo FortLev. Acho que aos poucos as grandes empresas estão entrando nesse nicho de atuação”. Leonardo Rocha Borges, diretor de vendas da Extrusão Brasil, também acredita no filão.

“Hoje, ainda não alcançamos o que esperamos. Mas, à medida que grandes empresas da construção civil entrarem no mercado, as vendas serão alavancadas”.

As duas empresas apresentaram novidades na feira.

A Bausano divulgou seu novo controle eletrônico, cujo software foi acrescido de funções em relação à edição anterior. “Ele indica aos operadores qualquer falha ou defeito mostrando a foto do local onde está havendo o problema e qual a intervenção necessária, entre outras vantagens”, diz Branco Filho.

A Extrusão Brasil promoveu o lançamento de sua máquina com roscas cônicas. “Ela apresenta excelente plastificação quando comparada à de roscas paralelas, é 30% mais produtiva”, resume Borges.

Durante o evento, a Amut-Wortex, fruto da parceria entre a brasileira Wortex e a italiana Amut, anunciou a venda de máquina para a transformadora Bemis.

O equipamento produz 900 kg/h de chapas de polipropileno e foi construído com tecnologia italiana na planta da Wortex em Campinas-SP. “Ela atende a todas as normas de segurança da lei brasileira”, afirma Filippis.

Sopro de esperança

A frase “sopro de esperança” pode ser interpretada como trocadilho de gosto duvidoso.

De qualquer forma, dá a exata sensação expressada por dirigentes dos principais fabricantes de sopradoras do país presentes na feira.

Desconfiados com o clima de incerteza vivido pela economia, eles acabaram satisfeitos com o número de visitas recebidas e negócios encaminhados durante o evento. Agora a tarefa é ir atrás dos interessados para tentar concretizar as vendas prospectadas.

A Pavan Zanetti é um exemplo. “Tínhamos a expectativa de uma feira pouco movimentada. Porém, o volume de visitantes acabou superando essa expectativa e tivemos um bom número de visitações, até mesmo com poder de compra e interessados em fechar negócios”, informou Newton Zanetti, diretor-comercial.

Para ele, o evento foi menos expressivo do que nas edições anteriores, mas não deixou a desejar. Ele diz que foram fechados diversos negócios e muitos outros podem ser gerados nas próximas semanas a partir das conversas realizadas.

O lançamento da empresa que mais chamou a atenção das pessoas que compareceram ao estande foi o modelo de sopradora híbrida.

Ela conta com movimentos dos carros porta-moldes com acionamento elétrico em vez do tradicional movimento hidráulico. “Seu desempenho apresenta economia de energia elétrica na casa de 6,5% no ciclo de produção de 12 segundos.

Esse dado é real, foi medido por empresa independente. Não é uma informação genérica para chamar a atenção”, garante o diretor. Zanetti revela que essa solução deve ser estendida às máquinas da série Bimatic da empresa, hoje compostas por máquinas hidráulicas.

A Romi, nome muito conhecido na área de injetoras, começou a vender sopradoras a partir de 2008, quando adquiriu a fabricante JAC. Na feira apresentou o modelo C 5TS, máquina convencional para frascos até dez litros. A máquina é equipada com programador “parison” para 512 pontos de ajuste e controle para até 21 zonas de aquecimento no cabeçote.

De acordo com informações prestadas pela empresa, o modelo trabalha com baixo consumo de energia, motor diretamente acoplado à extrusora e conta com comando com interface amigável e intuitiva. “Estamos trabalhando com força para lançar sopradoras completamente elétricas, uma tendência que vemos no mercado”, informa o diretor Reis.

Máquinas e Equipamentos

Procurando Máquinas e Equipamentos para Transformação – Consulte o GuiaQD

 

Página anterior 1 2 3 4 5 6Próxima página

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios