FEIPLASTIC 2013 – Organização rebatiza, amplia e adota novas estratégias de internacionalização da feira

O apoio institucional de três grandes associações – Abiquim, Abiplast e Abimaq, além do Sindicato da Indústria de Resinas Plásticas (Siresp) – igualmente pesa no reposicionamento da feira. Para Liliane, um dos principais trabalhos para a edição de 2013 foi a consolidação dessa rede de suporte. O exemplo da Abiplast explica a importância das entidades. A associação estima que o segmento que ela representa – a indústria de transformação – irá investir nada menos do que R$ 2 bilhões na compra de novos equipamentos em 2013; e a Feiplastic pode ser uma das vitrines das potenciais aquisições. Os números da instituição de certa forma repercutem a expectativa de crescimento de 7% da demanda por materiais plásticos este ano no Brasil. O subsegmento de embalagens deve ser um dos focos dos associados da Abiplast no evento, incluindo a primeira máquina sopradora elétrica fabricada no país, produzida pela Multipack Plas. A tradicional fabricante de sopradoras Pavan Zanetti também deve mostrar novos equipamentos para a produção de embalagens de PET, PEAD e PP.

As associadas da Abiquim também reforçam a importância da rede de contatos. É caso da Dow, que foca sua presença na feira com o slogan de sustentabilidade. A fabricante de resinas destaca seus materiais com reduzido impacto ambiental, caso da nova geração de embalagens flexíveis, destinada ao mercado de serviços de alimentação, com características que incluem menor volume de transporte e descarte em relação às embalagens rígidas convencionais. O microespumado (microfoaming) é outro exemplo da nova geração. Ele permite a produção de filmes com menor espessura e menor peso. Ainda para aumentar a “reciclabilidade”, a empresa deve reforçar a possibilidade de uso de embalagens feitas 100% de polietileno, indicadas para termoformagem flexível. A corporação ressalta ainda a importância do mercado de polímeros no desenvolvimento de embalagens capazes de aumentar o prazo de conservação do conteúdo armazenado ou facilitar a “reciclabilidade”.

O tema sustentabilidade igualmente é defendido por Luciano Guidolin, coordenador da comissão de resinas termoplásticas da Abiquim. Para ele, o tema é “central na agenda da indústria petroquímica brasileira, que tem apresentado avanços significativos em todas as suas dimensões”. O conceito, aliás, foi recuperado pelos organizadores da conferência que acontece em paralelo à Feiplastic. Os assuntos foram definidos de acordo com a interação mais ativa com visitantes e expositores, segundo a organização; e durante dois dias os debates acontecem no hotel Holiday Inn, ao lado do Anhembi. Sete temas fazem parte do conteúdo da conferência: Tendências e desafios do mercado de plástico para os próximos anos; Potencial de investimento no setor e iniciativas para reduzir o impacto de custos no país; Competitividade internacional: alternativas para o mercado interno se preparar melhor; Competitividade nacional: estratégias para capacitação empresarial e gerencial da indústria de transformação de plástico; Inovações e adaptações para atender a cadeia produtiva; Reciclagem: o papel da cadeia produtiva do plástico, da coleta até o retorno ao mercado; e Sustentabilidade versus Custos versus Qualidade.

Para finalizar o rol de ações, a Reed Exhibitions Alcantara Machado também investiu na melhoria da infraestrutura para todos os visitantes. É o caso da alimentação e do transporte. Embora tenha saído do pavilhão principal, a estrutura de lanchonetes e restaurantes foi incrementada com a parceria entre a organizadora e redes do segmento. O apoio no transporte manteve a estrutura de acesso gratuito ao pavilhão via ônibus circulares de ida e volta ao Anhembi na saída da estação do metrô Tietê, da Linha Azul. Para ajudar o fluxo de carros na região, a organizadora lançou mão do Sambódromo, vizinho ao centro de exposições e que possui 2,3 mil vagas. Os investimentos no próprio pavilhão incluem a ampliação do número de banheiros, com a construção de mais quatro blocos (oito masculinos e oito femininos) em 2012, além do aumento da equipe responsável pela limpeza dessa área.

Página anterior 1 2 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios