Fabricantes – Resinas – Vitrine
BASF
Tecnologias globais e inovadoras em plásticos, químicos, produtos de alto desempenho, entre outras soluções, poderão ser conferidas no estande da companhia, cada vez mais comprometida em viabilizar negócios dentro do princípio da sustentabilidade.

A empresa destaca diversos produtos como o Ecoflex, plástico biodegradável por microorganismos presentes no solo, especialmente em adubos, e o Ecobras (Ecoflex mais amido de milho), produzido a partir de fonte renovável para emprego na fabricação de tubetes para reflorestamento, canetas, embalagens para cosméticos, entre uma infinidade de outras aplicações. No segmento de poliéster termoplástico semicristalino, a expositora apresenta o Ultradur High Speed, primeiro plástico de engenharia da Basf a receber o selo de eco-eficiência, em 2006.
Trata-se do polibutileno tereftalato (PBT), destinado a aplicações mais exigentes quanto à rigidez, estabilidade dimensional, baixa absorção de umidade, alta resistência a produtos químicos, além de excepcional resistência a intempéries e desempenho quando exposto a altas temperaturas.
As espumas estão representadas pela Basotect, feita de resina melamínica, com propriedades diferenciadas pela combinação da estrutura espacial com a química do produto. Seu alto poder de absorção de ruídos, aliado à alta resistência ao calor e à característica antichama abrem leque de aplicações automotivas, particularmente em áreas do compartimento de motor, e aeronáuticas, em cabines e assentos para aviões.
Outras novidades são as espumas viscoelásticas. A Elastofoam I 4402 é apropriada para peças da indústria automobilística e moveleira, principalmente em braços de cadeiras e poltronas, enquanto a Elastoflex W 5906 é indicada para uso em colchões de alta tecnologia, que apresentam a particularidade de moldar-se ao corpo.

A Basf ainda destaca o Elasturan, um sistema de poliuretano bi-componente de alto desempenho, desenvolvido para a fabricação de peças geométricas complexas e com requisito de alta resistência ao desgaste por abrasão, como peneiras, membranas, pás de misturas, rolos e recobrimentos de tubos. O produto oferece como diferencial desmoldagens após curto período de tempo.
A exposição ainda conta com produtos para PVC e outros materiais para revestimentos internos em automóveis, espumas de alta resistência ao fogo, bem como sistema de elastômeros rígidos e flexíveis. Este último, constituído integralmente de sólidos compostos por poliuréia, poliuretano ou ambos, oferece excelentes propriedades mecânicas, isenção toxicológica, resistência a altas temperaturas e também a químicos agressivos, apresentando a grande vantagem de não gerar gases tóxicos como o clorofluorcarbono (CFC), condições que viabilizam sua aprovação para uso em contato com alimentos e água potável.
O estande repleto de destaques exibe ainda o SPS – Sandwich Plate System, elemento construtivo composto por chapas de aço unidas por um poliuretano compacto da linha Elastocore, desenvolvido para substituir construções convencionais de aço na indústria naval e na construção civil. Para solados, entressolas e palmilhas, quatro novos produtos da família Elastopan oferecem vantagens que vão desde redução de peso até maior dureza. Já o sistema de TPU Elastollan alia elasticidade e durabilidade sob diversas faixas de temperatura. Um deles, o Elastollan Light, desenvolvido para injeção de solados, combina leveza com baixo desgaste por abrasão.
BAYER
Descoberto há sete décadas nos laboratórios da Bayer, o poliuretano continua a motivar inovações. Algumas delas estarão sendo destacadas nesse estande, pela Bayer MaterialScience, como os poliuretanos termoplásticos (Desmopan) empregados em solados de calçados esportivos e o sistema poliuretânico não-expandido e de alta performance (Baytec), utilizado para revestir superfícies e peças técnicas, como tanques, com o propósito de propiciar o mais perfeito isolamento.
Além de novidades em PU, o visitante poderá também conferir peças e componentes feitos de policarbonato (Makrolom e Bayblend) desenvolvidos para o setor automotivo e outros segmentos da indústria.
BOREALIS BRASIL
A expositora apresenta uma nova geração de produtos para a indústria automobilística. O Borcom microcomposites consiste num concentrado de polipropileno modificado com fibras de vidro longas, para peças de alta performance. A tecnologia aplicada reduz o peso e custos entre 8% e 24%, com desempenho único e excelente processabilidade. A empresa expõe também o Xmod, compostos de polipropileno modificado com fibra curta de alto desempenho (HPGF) que atendem à necessidade do mercado por uma alternativa de custo mais baixo. O produto apresenta menor densidade, menor absorção de umidade e pode substituir a poliamida em peças técnicas automobilísticas abaixo do capô, tais como defletores e coletores de ar, distribuidor de água, entre outras.
BRASKEM
A petroquímica preparou vários lançamentos especialmente para a feira, com maior número na área de PP. O novo grade H 125 contempla aplicações para a fabricação de não-tecidos destinados a fraldas descartáveis e vestimentas de uso médico-hospitalar. Outra novidade, o RP 344 constitui um PP do tipo copolímero randon para embalagens flexíveis. Para injeção, o novo CP 284 R beneficiará a produção de baldes industriais, enquanto o RP 145 refere-se a um grade de PP transparente, especialmente desenvolvido para ciclos rápidos. As novidades se estendem, ainda, ao grade de PP H 503 HS, de alto desempenho para ráfia. Para termoformagem, a expositora reservou o grade H 616. No segmento dos polietilenos, o novo grade LL 79015 beneficiará a produção de embalagens flexíveis para frigoríficos, e o BS 600, a fabricação de bombonas e frascos para os setores químico e agroquímico. A inovação em PVC contempla resina de alto peso molecular para o mercado de compostos, laminados, calçados e fios e cabos.