Expobor 2012 – Os destaques da feira

[box_light]

* O texto desta seção foi editado com base nas informações das empresas, em resposta ao convite enviado por Plástico Moderno a todos os expositores da Expobor 2012.

[/box_light]

BRASIL PLASTIC SYSTEM

As injetoras para borrachas fabricadas pela Tien Kang constituem os principais destaques nesse estande, além de periféricos e recursos avançados para automação. É interessante observar que as automações das máquinas podem ser realizadas localmente, prevendo até mesmo a instalação de servomotores, o que possibilita maiores facilidades para a customização dos equipamentos.

BRASKEM

As resinas hidrocarbônicas reconhecidas pela marca Unilene, amplamente utilizadas na produção de compostos de borracha de alta performance, compõem o principal destaque no estande da maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com nova logomarca, novo portfólio de grades e novos catálogos de apresentação, as resinas Unilene, desde 2010, vêm contando com reforços privilegiando a marca e investimentos em aumentos de capacidade de produção. Isso ocorre em virtude da demanda aquecida do país, principalmente nos setores de produção de automóveis, caminhões e artefatos de borracha, motivando melhorias e expansão de 20% na capacidade de produção dessa linha de resinas, alcançando atualmente 19 mil toneladas/ano. Na oportunidade, também serão apresentados os novos recursos tecnológicos e capacidades projetadas para a nova fábrica de butadieno da companhia, que deverá ser inaugurada em junho próximo. Localizada no Polo Petroquímico de Triunfo, no Rio Grande do Sul, a nova fábrica está contando com investimentos da ordem de R$ 300 milhões e terá capacidade para produzir 100 mil toneladas adicionais de butadieno por ano, o que significa dobrar a capacidade instalada atual, de 105 mil toneladas/ano dessa matéria-prima, amplamente utilizada na produção de pneus e de artefatos de borracha.

COLUMBIAN CHEMICALS

Novos negros de fumo, oferecendo ganhos em custos e melhores resultados nas aplicações finais, poderão ser mais bem conhecidos nesse estande. Aplicados em bandas de rodagem de pneus, os novos grades estão em sintonia com as tendências mundiais voltadas a reduzir as emissões de gases graças ao menor consumo de combustíveis e também ampliam a vida útil das bandas de rodagem. Após a aquisição global do grupo Columbian Chemicals, o grupo Aditya Birla se tornou o líder mundial em capacidade instalada na produção de negros de fumo. Tendo sob seu controle 17 fábricas instaladas em 12 diferentes países, o grupo, agora, conta com dois centros de pesquisa localizados em Marietta, nos Estados Unidos, e em Taloia, na Índia, oferecendo aos clientes todos os benefícios decorrentes do aumento de suas atividades.

Plástico, Expobor 2012 - Os destaques da feiraCOPÉ

Várias novidades em projetos e as últimas melhorias implementadas em equipamentos bem conhecidos do público, como misturadores internos de rotores, misturadores abertos de cilindros, extrusoras, prensas, autoclaves e máquinas para laboratórios, poderão ser apreciadas nesse estande. Durante a exposição também serão destacadas várias soluções especiais desenvolvidas pela empresa, incluindo instalações produtivas completas. Tais competências são asseguradas pelas operações de duas unidades fabris existentes em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, contando ainda com o apoio de filial de vendas e de assistência técnica que está instalada em São Paulo.

DYNAMIC AIR

Reconhecida no setor de transportes pneumáticos, a empresa destaca seus diferenciais em sistemas de transporte de linha cheia, transporte de fase densa, entre outros equipamentos, fabricados para as mais diversas aplicações, a fim de facilitar o transporte de sólidos secos.

FORMATEC

Como representante exclusivo de vários fabricantes de misturadores (bamburys), cilindros, batch-offs, prensas, injetoras etc., de Taiwan, a empresa também apresenta sua diversificada linha de compostos químicos para o mercado da borracha, colocando sua experiência de mais de 20 anos a serviço do setor, bem como ao acesso de todos os visitantes da feira.

FRAGON

Os resultados dos últimos investimentos em tecnologia e inovação estarão sendo apresentados ao público por essa empresa que atua há 22 anos nesse setor e que vem desenvolvendo novos produtos com o objetivo de propiciar a fabricação de peças e artefatos de borracha mais leves e mais facilmente recicláveis.

GEROMAQ

Entre os destaques no estande do representante, estão os equipamentos da Maplan. O fabricante austríaco há mais de 40 anos produz máquinas para o setor plástico e há 25 anos também se dedica ao desenvolvimento de injetoras para o processamento de borrachas, máquinas fabricadas com avançada tecnologia e com forças de fechamento que vão desde 15 toneladas até 1.200 toneladas.

GIENEX

Desmoldantes sem silicone integram os principais lançamentos. Os produtos, que têm por base óleos sintéticos, já vêm prontos para aplicação e são especialmente indicados para processos nos quais os silicones não são aceitos. A empresa também apresentará sabões industriais, desengraxantes, entre outras novidades.

LANXESS

Considerada a líder mundial na fabricação de borrachas sintéticas, a empresa apresentará ampla variedade de produtos voltados às indústrias de transformação de borracha, automotiva, pneumática, construção civil, entre outras. Para tanto, participará com cinco unidades de negócios: Rhein Chemie (RCH), Technical Rubber Products (TRP), Rubber Chemicals (RUC), Performance Butadiene Rubbers (PBR) e Butyl Rubber (BTR). Juntas, essas cinco unidades irão Plástico, Expobor 2012 - Os destques da feiradestacar na feira matérias-primas de alta performance e com excelentes características de processabilidade, regularmente utilizadas em pneus, bandas, câmaras de ar, correias transportadoras, solados de sapatos, tampas farmacêuticas, vestuários de proteção, modificadores de plásticos e adesivos, cabos de engenharia, vedações, mangueiras, além de ativos compostos customizados de ingredientes e especialidades químicas para borrachas. A empresa também participará do 14º Congresso Brasileiro de Tecnologia da Borracha, que acontecerá paralelamente à feira, com as palestras sobre os seguintes temas: “Melhoria das Propriedades de Artefatos Técnicos com o uso do Polibutadieno Buna CB” e “SSBR BUNA VSL – Maior segurança em pneus de alto desempenho”.

NYNAS

Considerada precursora na comercialização de óleos minerais naftênicos, apresentando baixos teores de poliaromáticos para a indústria de pneus desde a década de 1970, a empresa irá destacar o Nytex 4700 para compostos de pneus, e cujo emprego proporciona economia de combustível e menor emissão de gases de efeito estufa, sem comprometer propriedades essenciais, como a aderência em pisos molhados. Paralelamente, também divulgará as bases de acordo firmado com a Shell para a aquisição da unidade de óleos básicos da refinaria Harburg, situada na Alemanha. Essa nova unidade, entre outros benefícios, irá propiciar acréscimo de cerca de 330 mil toneladas à capacidade atual da empresa.

PROQUITEC

O visitante deve reservar um bom tempo para conhecer as novidades nesse estande. Além da tradicional linha própria de produtos, abrangendo esponjantes, antioxidantes, auxiliares de processo, dessecantes, poderá também acompanhar os últimos lançamentos da Lanxess, Cabot, Cheng Feng, Otsuka Chemical, Safic Alcan e Sinorgchem. Da francesa Safic Alcan, os antioxidantes, auxiliares de processo e aceleradores para borrachas especiais (nitrílica hidrogenada, epicloridrina, poliacrílica, fluorelastômeros etc.). Da Sinorgchem, estará em lançamento o TMQ de alta pureza, que permite até 50% de redução em relação aos convencionais. O plastificante “Green”, isento de ftalatos, Plastitec FF, Plastitec FF Crystal e o dessecante Prosec-Eco também serão destacados por atenderem aos quesitos de sustentabilidade. Na área de equipamentos, vale a pena ainda conferir a injetora com 700 toneladas de força de fechamento, fabricada pela Jing Day, de Taiwan.

quantiQ

O amplo portfólio é representado pelas borrachas da tradicional marca Santoprene e resinas Unilene, além de outros produtos inovadores, como óleos de processo alternativos aos naftênicos, oferecidos por meio de parceria firmada com a Ergon. A linha em destaque é a safe oil, baseada em óleos naftênicos, e que atende às últimas diretrizes europeias relacionadas com a substituição de aromáticos na indústria de pneus e de artefatos de borracha. Outra novidade que vale a pena ser conferida pelo visitante está na linha Estane de TPU. Resultante de parceria firmada com a Lubrizol, no segundo semestre de 2011, essa linha se destina às mais diversas aplicações em calçados, artefatos técnicos, adesivos etc. Considerada a maior distribuidora de produtos químicos do Brasil, a quantiQ atua em 52 segmentos industriais, concentrados em 14 macromercados, oferecendo mais de 700 produtos, entre commodities e especialidades químicas. Com presença em todo o território nacional, a empresa possui centros de distribuição em Canoas-RS, Guarulhos-SP (o maior da América Latina, com área de 104 mil m2), Mauá-SP, Simões Filho-BA e Duque de Caxias-RJ, e também filiais em Itajaí-SC, Santos-SP, Simões Filho-BA e Recife-PE, além de escritórios de vendas em Canoas-RS, São Paulo, Duque de Caxias-RJ, Salvador-BA e Recife-PE.

REMABOR

Com experiência acumulada durante 20 anos de atuação no segmento de remanufatura de máquinas para borrachas e plásticos, a empresa começou a fabricar e a desenvolver também máquinas com custo mais atrativo e exibirá na feira misturadores internos de rotores, conhecidos como bamburies, em duas versões: 25 litros e 44 litros, sendo o último modelo de alta performance.

RHODIA

Sílicas de alto desempenho e fios industriais são os destaques da empresa do grupo Solvay nessa edição da Expobor. Alinhadas com a sustentabilidade, essas sílicas encontram aplicações em diversos mercados ligados à borracha, em especial na produção dos chamados green tyres (pneus verdes), e em artefatos técnicos empregados na fabricação de peças para as indústrias automotivas e de transportes, solados de calçados, correias transportadoras de minérios, entre muitas outras aplicações. Na área de sílicas, os principais produtos em destaque estão ligados à família Zeosil, marca das sílicas de alto desempenho, cuja aplicação no mercado brasileiro tem aumentado, em especial no segmento de borrachas para pneus. Aplicadas nas bandas de rodagem de pneus de automóveis, reduzem a resistência ao rolamento e contribuem para diminuir em até 10 % o consumo de combustíveis. Na área de poliamidas, a Rhodia Fibras apresenta portfólio completo de fios industriais e telas dipadas, desenvolvidos com tecnologia de última geração, e que integram processos de polimerização, fiação e estiragem numa única etapa, resultando em produto de altíssima qualidade quanto à adesão química, estabilidade dimensional, resistência mecânica e performance. Essa tecnologia integrada no processo de produção tem outro importante benefício: a redução do consumo de energia, gerando produtos sustentáveis, o que reforça o comprometimento da empresa com o meio ambiente. Os fios industriais e telas dipadas aportam características como alta adesão, resistência à fadiga, durabilidade, resistência mecânica, estabilidade dimensional, resistência térmica e alta resistência abrasiva.

SI GROUP

Plastico, Expobor 2012 - Os destaques da feiraConsiderado líder em resinas fenólicas e alquifenólicas na América do Sul, com fábricas em Rio Claro e Jundiaí, no interior do estado de São Paulo, o grupo (ex-Schenectady International Inc.) participa da feira por intermédio da SI Group Crios, destacando ampla linha de resinas fenólicas, alquifenólicas, furânicas, ureicas, melamínicas, acrílicas, terpeno-fenólicas, entre muitas outras, além de polímeros e resinas para o desenvolvimento de compostos de borracha, largamente utilizados na produção de pneumáticos.

STORCK

Soluções inovadoras na área de injeção de borrachas, incluindo especialmente as resultantes da parceria firmada com o grupo chinês Dekuma Rubber Technology, fabricante de injetoras de borracha e de moldes, poderão ser mais bem conhecidas nesse estande.

TURBIMOENDAS

Especializada na fabricação e recuperação de cilindros de aço forjado e ferro coquilhado, a empresa também estará apresentando outras competências em usinagens especiais e tecnologias de fabricação, abrangendo retífica de cilindros, confecção de mancais e engrenagens, entre outras, realizadas em seu parque industrial instalado em Piracicaba, no interior do estado de São Paulo.

VEIGA MÁQUINAS

O misturador interno de rotor Alawik Mi 1R, em exibição ao público, oferece versatilidade, podendo misturar inúmeras formulações diferentes. Acompanhado de prensa hidráulica com moldes, será apresentado como um dos sistemas mais práticos para reciclagem.

ZANAFLEX

A tradicional empresa, com mais de 40 anos de atuação no setor, estará destacando compostos elastoméricos e produtos de borracha pré-moldados. Os compostos, produzidos com diferentes bases elastoméricas, trazem como destaque produtos formados por copolímeros de butadieno-acrilonitrila, polimerizados e misturados a frio, com 30% dePlástico, Expobor 2012 - Os destaques da feira cloreto de polivinila, e com polímero estabilizado com antioxidante não-manchante, para aplicações que requerem alta resistência à abrasão, ozônio, óleos, combustíveis e solventes, como revestimentos de cabos, cintos, mangueiras, solados, cilindros e tanques.

 

[box_light]

Confira também: Expobor 2012 – Décima edição promete ser a maior de sua história

[/box_light]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios