Plástico

Estudo do governo federal suscita investimento em nanotecnologia

Plastico Moderno
19 de dezembro de 2012
    -(reset)+

    A tecnologia também é a protagonista dos produtos NewLife Antibacterial. Durante o processo de fiação, um agente antibacteriano é adicionado ao fio sem que isso lhe comporte alterações físicas ou mecânicas. Empregando um agente químico à base de cerâmica e íons de prata com sulfato de zircônio, inibe-se a proliferação de micro-organismos não patogênicos, que provocam odores desagradáveis. Na prática, os íons de prata agridem a membrana das células bacterianas, difundem íons Ca++ e Zn++ e interagem com as moléculas que contêm enxofre, oxigênio e azoto. O processo é 100% seguro e, graças à presença da cerâmica antibacteriana, não provoca eventuais irritações cutâneas. Por esse motivo, esse tipo de fio é particularmente indicado em aplicações como lingerie, meias-calças, nos uniformes empregados por funcionários do setor alimentar ou hospitalar, colchões e lençóis.

    Uma outra versão é denominada NewLife UV Resistant, na qual a cadeia polimérica permanece intacta e imune aos efeitos da radiação solar, proporcionando ao fio um elevado grau de tenacidade, mesmo após 1.500 horas contínuas de exposição à luz.

    Com características similares, a linha NewLife Skin Sun Protection, pensada para roupas para a prática de esportes, garante fios com propriedades comparáveis às de um protetor solar com FPS 50. Ainda para o âmbito esportivo, outra solução proposta pela Filature Miroglio é a gama de fios NewLife Moisture Management, que favorece a passagem do suor da pele para o exterior do tecido, permitindo a termorregulagem do corpo de um atleta.

    Para exigências particulares, o processo Newlife também é composto pela linha Fancy Effect; fios que podem absorver diferentes quantidades de cor ou apresentar diversos graus de espessura; indicados para obter exclusivos efeitos de cor ou transparência. De acordo com a empresa, tingir o polímero já em fase de fiação evita o desperdício hídrico, que no convencional processo de tingimento comportaria o emprego de 10 litros de água por cada quilo de fio.

    Por enquanto, o grupo Filature Miroglio possui uma capacidade produtiva de cerca de 3 mil toneladas ao ano, mas o sucesso dos fios reciclados made in Italy no mundo da alta costura fez a empresa inaugurar recentemente a The Newlife Eco-Innovation Library. Trata-se de um novo espaço expositivo que apresenta exemplos reais e best practices em termos de criatividade, inovação e factibilidade comercial dos materiais têxteis criados com os fios do processo NewLife. De 19 a 21 de setembro, a iniciativa foi um dos destaques da feira têxtil Première Vision Paris.

    “Isso não só demonstra o sucesso da plataforma NewLife como um produto comercialmente factível, mas também coloca em evidência uma filosofia empresarial sustentável e o pioneirismo de marcas e produtores que escolheram o poliéster ecocompatível”, declara Cochis, diretor comercial do grupo.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *