Escola de Plástico do Senai: Caxias do Sul Ganha Curso para Operador

Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás)

Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) inaugurou a Agência de Educação Profissional Senai do Plástico (A Escola de Plástico do Senai).

“Vínhamos há muitos anos nos empenhando para que fosse implantada em Caxias do Sul uma escola técnica voltada à formação de mão-de-obra qualificada para o setor. É uma grande conquista para todos nós”, assinalou o presidente da entidade, Orlando Marin, por ocasião da solenidade de apresentação oficial das instalações.

A iniciativa é uma parceria com o Simplavi (Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Vale dos Vinhedos de Bento Gonçalves).

Escola do Plástico do Senai

Conforme relatou Marin, o Simplás assumiu compromissos para viabilizar a abertura da entidade de formação de mão-de-obra, entre os quais a adequação das instalações da Escola do Plástico do Senai, já existente, e a transformação dos menores aprendizes em cotistas, segundo a legislação específica vigente.

O “Curso para Operadores de Injetoras e Extrusoras” como é denominado, abrange também o acesso às tecnologias de sopro.

“O pessoal está procurando bastante, principalmente os da noite. A idéia surgiu por causa da solicitação de empresas interessadas em aprimorar os funcionários”, explica Daliane Maciel.

Ela é coordenadora do Senai da Construção Civil de Caxias do Sul e até a inauguração das instalações definitivas respondia pelas matrículas.

Daliane estima que em 2007 serão atendidas 20 pessoas por turma, 60 por turno.

Pela manhã e à tarde as aulas são destinadas a aprendizes de 14 a 24 anos, matriculados a partir da 7ª série do ensino fundamental, os quais terão atendimento gratuito.

À noite, o pessoal já empregado na indústria da região da serra gaúcha com necessidade de aperfeiçoamento terá acesso aos cursos a preços acessíveis, subsidiados pelo Simplás em 50% dos valores para módulos entre 50 e 200 horas/aula.

O programa do curso abrange a preparação das máquinas para execução da produção, troca rápida de molde, instalação de periféricos, check list, regulagem de parâmetros, liberação de máquinas para operação, correção de desvios, novos materiais, instalação de acessórios, conferência de matéria-prima, ajuste de periféricos, entre outras matérias.

Mais informações em www.simplas.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios