Empresas adiantam suas novidades na Feiplastic deste ano

Plástico Moderno, Empresas adiantam suas novidades e seus destaques na Feiplastic deste ano

Novidades e destaques na Feiplastic 2019:

Activas

Plástico Moderno, Gonçalves: meta de crescimento chega a dois dígitos com feira
Gonçalves: meta de crescimento chega a dois dígitos com feira

A integração feita no início deste ano ao portfolio de resinas agora composto por 23 produtos de onze bandeiras, da oferta proveniente de três novos fornecedores: Covestro (PMMA), Cromex (concentrados de cores), e Samsung (ABS). Esse será um dos destaques no estande da empresa, que também é distribuidora oficial da Braskem (PP, PE, PE verde, UTEC e EVA) e Innova (PS). “Na área das especialidades, temos mais nove bandeiras, com outros quinze produtos”, ressalta o presidente Laércio Gonçalves.

Basf

Plástico Moderno, Feltran: ferramenta digital oferece soluções completas
Feltran: ferramenta digital oferece soluções completas

Apresentará diversas novidades, não apenas em produtos, mas também em serviços: caso de uma plataforma digital específica para seu portfólio de soluções para a indústria de calçados. “Além de disponibilizar as soluções, a nova plataforma oferecerá suporte técnico, com consultoria sobre as possibilidades de aplicação”, ressalta Murilo Feltran, gerente de marketing de materiais de performance. Também divulgará o desenvolvimento de mais cores para a poliamida Ultramid Deep Gloss, antes disponível apenas na cor Black Piano, indicada para interiores de carros. “Mostraremos ainda a poliamida semicristalina Ultramid Vision, que permite à luz passar sem barreiras”, acrescenta Feltran.

Plástico Moderno, Silva: inovação satisfaz as exigências de filmes e sacolas
Silva: inovação satisfaz as exigências de filmes e sacolas

Além disso, ressalta Anderson Silva, coordenador técnico na área de poliamidas da empresa na América do Sul, a Basf destacará o Ultramid C37 LC, copolímero de poliamida “com o menor ponto de fusão das poliamidas tradicionais do mercado, próximo dos 180ºC”, para aplicações como sacos encolhíveis e filmes termoformados, entre outras. “Esse lançamento busca atender solicitações de melhoria de propriedades óticas, maior flexibilidade e menor encanoamento, sem perda das demais propriedades tradicionais das poliamidas”, ressalta Silva.

Plástico Moderno, Ultramid Vision melhora propriedades ópticas das poliamidas
Ultramid Vision melhora propriedades ópticas das poliamidas

Braskem

Plástico Moderno, Terra: cadeia do plástico deve priorizar a economia circular
Terra: cadeia do plástico deve priorizar a economia circular

Enfatizará seu compromisso com os princípios da economia circular, montando no estande uma estrutura modular para exibir todas as etapas do processo de reciclagem. Ali também destacará iniciativas e linhas de produtos associadas aos preceitos da sustentabilidade, como o Plástico Verde, o EVA Verde, Wecycle e resinas com o selo Maxio, além de desenvolvimentos tecnológicos capazes de gerar resinas recicladas com melhores propriedades, para mercados que hoje não utilizam reciclados. “Nossa intenção é sensibilizar a cadeia não apenas por meio dos produtos, mas fazendo-a repensar seus processos produtivos, e engajando todos em prol de uma economia circular”, diz Edison Terra, vice-presidente da unidade de negócio de Poliolefinas, Renováveis e Europa da Braskem.

Clariant
Levará soluções de suas três unidades de negócios. Algumas delas: pigmentos orgânicos Graphtol e PV Fast, que tornam os plásticos mais resistentes ao calor e à luz, e preparações pigmentárias da linha Telasperse PVC (isenta de ftalatos e metais pesados); masterbatch Cesa (que reduz o peso das peças plásticas) e masterbatches líquidos; agente espumante Hydrocerol, destinado a reduzir peso e densidade das peças plásticas; retardantes de chamas à base de compostos orgânicos; soluções para tratamento de superfícies plásticas feitas de matérias-primas orgânicas e renováveis; e o aditivo AddWorks LXR 568, que evita a degradação da resina plástica nos processos produtivos.

Coim
Exporá seu portfolio de soluções para embalagens flexíveis, composto por adesivos, tintas e coatings, evidenciando, entre suas diversas potencialidades, a sinergia entre os adesivos poliuretânicos para laminação (marca Novacote) e as tintas full PU (sem nitrocelulose) para impressões em rotogravura e flexografia (linha CoimInks Prisma). “Já na família TPU- Laripur, lançaremos a linha Laripur RS, de poliuretanos termoplásticos eco-friendly, produzidos a partir de matérias-primas procedentes de fontes renováveis”, especifica a gerente de marketing Gabriela Nobre da Costa,

Covestro
O futuro da indústria da mobilidade será o tema focado na Feiplastic pela Covestro, que levará os visitantes de seu estande a uma viagem virtual na qual, em veículos autônomos, eles serão conduzidos até 2030. Simultaneamente, exibirá as soluções com as quais pretende trabalhar na concretização desse futuro, ajudando a construir automóveis que consumam menos combustível e sejam mais seguros. Tais soluções têm como principal insumo o policarbonato, já usado em ampla escala, individualmente ou em blendas, em faróis e revestimentos de veículos. “Agora, desenvolvem-se também vertentes mais novas, como a iluminação LED”, destaca Luis Carlos Sohler, líder da unidade de policarbonatos para a América Latina. “Também nos veículos elétricos teremos mais PC, por exemplo, nas partes estruturais das baterias”, acrescenta.

Cromex
Em um espaço de 232 m² priorizará, entre os itens de sua vasta gama de soluções de cores e aditivos para plásticos, a Cor do Ano 2019 divulgada nos estudos de tendências da Pantone. Denominada Living Coral, ela tem como inspiração as tonalidades dos corais das profundezas oceânicas. “Além da Living Coral, apresentaremos cinco paletas de cores que harmonizam com essa cor e exploram suas variadas possibilidades”, diz o coordenador de desenvolvimento de cores Roberto Herrero.
No segmento dos aditivos, privilegiará o mercado da reciclagem. “Temos uma linha de produtos específica para esse mercado, com branqueadores ópticos e toners para melhorar o aspecto de cor da resina reciclada, um novo extensor de cadeia que aumenta as propriedades mecânicas e reológicas do reciclado, redutores de odor com baixas dosagens, antioxidantes, auxiliares de fluxo e reforços minerais, entre outros”, detalha o coordenador de tecnologia de produtos e marketing Juliano Barbosa.

Elekeiroz
Atua no mercado do plástico com uma vasta linha de plastificantes destinados prioritariamente para PVC, na qual há tanto os produtos de origem petroquímica, em opções com ou sem ftalato, quanto os de origem vegetal.
Essa linha de produtos oriundos de fontes renováveis foi lançada há cerca de três anos mediante uma joint venture com a empresa Nexoleum e será uma das atrações de seu estande. “Lançaremos dois novos produtos dessa linha, que assim passará a ter quatro integrantes”, revela o vice-presidente Ricardo Massari. “Mas destacaremos também nossa linha de plastificantes clássicos não-ftálicos, que têm excelente performance”, acrescenta Massari, que denomina de plastificantes “clássicos” os oriundos da cadeia do petróleo.

ExxonMobil
“Pela primeira vez a ExxonMobil estará presente na Feiplastic com todas as suas unidades de negócios de plásticos”, afirma Fabiana Ramalho Grossi, líder do segmento de polietileno da empresa nas Américas. Essas unidades, ela detalha, promoverão marcas como Exceed, Exceed XP e Enable (todas de PE), Vistamaxx (elastômeros base PP), Oppera (modificadores de polímeros), Santoprene (termoplásticos vulcanizados) e JayFlex (plastificantes). “Estamos ansiosos para ouvir nossos clientes e apresentar soluções para os desafios em áreas como embalagem para alimentos, filmes agrícolas, reciclagem, plastificantes de PVC e vedações automotivas”, especifica Fabiana.

Haitian
Anunciada como a “Geração III” de suas injetoras hidráulicas de duas placas, a série Marte II/s será o destaque da empresa (que também mostrará sua linha de máquinas híbridas Zeres). Modificações relativamente às máquinas anteriores, diz o gerente Roberto Melo, conferem à nova série Marte II/s maior eficiência energética, rendimento e eficácia. “Teremos também a integração das máquinas com periféricos da própria Haitian e de parceiros como Piovan e Sepro, voltada para a Industria 4.0, com monitoramento de dados, controle remoto, leitura em tempo real de dados, tudo controlado através do painel das máquinas Haitian”, acrescenta Melo.

Ineos Styrolution

Plástico Moderno, Capa de mouse feita com fibra de carbono e resina estirênica
Capa de mouse feita com fibra de carbono e resina estirênica

Destacará várias novidades. Uma delas, a StyLight, posicionada como “uma nova geração de material compósito estético à base de copolímeros estirênicos que combina leveza, robustez e atendimento das demandas estéticas”. Outra, o Terblend, mistura de PA com ABS ou ASA, para as grades de alto-falantes. Na linha Luran, de ASA, destacará um produto já utilizado em grades frontais de automóveis mais complexas, e outro para incremento da resistência de compostos de PVC utilizados na construção civil. Para o mercado automotivo, divulgará o recém-lançado Novodur Ultra 4255, ABS de alta resistência ao impacto em temperatura ambiente e em baixa temperatura. “Na linha de resinas estirênicas especiais, apresentaremos o Styrolux 9550, cujas características elastoméricas de alta performance fazem dele a solução adequada para compostos de solados de sapatos produzidos em TR”, complementa Fabio Bordin, diretor da empresa para a América do Sul.

Inbra
Mantendo sua estratégia de disponibilizar mais soluções isentas de ftalatos, lançará novos plastificantes para PVC da linha Inbraflex, de derivados de ésteres vegetais epoxidados, para fios e cabos e artigos hospitalares. “Também teremos novos estabilizantes térmicos para PVC à base de cálcio e zinco da linha Plastabil, mais competitivos em custo, sem perda de desempenho, direcionados também às novas tendências de mercado, como os estabilizantes para forro com alto teor de carga”, complementa o diretor Victor Heininger.

Lanxess

Plástico Moderno, Corrêa: poliamida conquistou o cárter de óleo da Porsche
Corrêa: poliamida conquistou o cárter de óleo da Porsche

Evidenciará mais incisivamente algumas poliamidas de alta resistência ao calor de sua linha XTS (poliamidas 6 e 6.6) para motores turboalimentados que exigem peças mais resistentes ao calor, entre elas as poliamidas XTS1 e XTS2 , capazes de suportar, respectivamente, temperaturas contínuas de até 200 e 234°C. “No mercado europeu essas poliamidas já são utilizadas em coletores de admissão de veículos com motores turbo”, observa Marcelo Corrêa, líder de marketing e vendas da unidade de negócios high performance materials.
Ainda para a indústria automobilística, mostrará aplicações de seus materiais em veículos híbridos e elétricos, como uma bandeja de suporte da bateria feita de poliamida reforçada com fibra de vidro. “Mostraremos também um cárter de óleo de motor totalmente feito de plástico que desenvolvemos para a Porsche: esse componente era antes feito de alumínio, com o plástico reduzimos seu peso de 5,6 kg para 3,5 kg, ao mesmo tempo agregando a ele mais doze componentes”, enfatiza Corrêa.

Moretto

Plástico Moderno, Feiplastic Moretto-Moisture Meter Manager-1
Enfatizará a presença, em seus atuais equipamentos, de uma dimensão própria para as exigências da Indústria 4.0. Dimensão presente, por exemplo, no Moisture Meter Manager, apresentado como um dispositivo inteligente, capaz de gerenciar automaticamente o sistema de secagem ajustando os parâmetros de acordo com os requisitos específicos. Mas também no sistema de gerenciamento de fluxo de ar Flowmatik, que supervisiona, gerencia e otimiza o fluxo de ar desumidificado de acordo com cada necessidade.
Com os desumidificadores e os silos de desumidificação das linhas X MAX e OTX, essas tecnologias compõem um pacote denominado Eureka Plus, que Alexandre Nalini, diretor comercial da Moretto, qualifica como “o mais avançado sistema de desumidificação de baixo consumo disponível no mercado”. A empresa também apresentará novidades como mini-secadores das séries X Dry Air e X Comb, e novas unidades de dosagem gravimétrica, entre outras.

Piramidal
“Uma distribuidora capaz de prover soluções a seus clientes”, esse será o posicionamento que a Piramidal ressaltará na Feiplastic, diz o sócio-diretor Wilson Cataldi. Posicionamento, ele ressalta, resultante da mescla entre um corpo técnico qualificado com um portfolio resinas das mais conceituadas petroquímicas do mercado, como Braskem, Sabic, DSM, Kepital, Ineos Styrolution, Advansix, PQS, Unigel, A.Schulman e Toray. “E inauguramos recentemente nossas filiais em Camaçari-BA e Itajaí-SC, somando agora dez centros de distribuição espalhados pelo Brasil”, complementa Cataldi.

Procolor
O rol de novidades em seu estande de 120 m² incluirá, além de um novo catálogo de cores, o agente bactericida e fungicida CPD 0150 P, e uma linha de essências em versões como tutti-fruti, maçã vermelha e baunilha, entre outras, para altas temperaturas (entre 240 a 270°C). “Já tínhamos essências para até 200ºC, usadas em aplicações como brinquedos e sacos de lixo. Mas sentimos demanda por essências resistentes a temperaturas maiores, principalmente no mercado de produtos ligados à beleza”, destaca Elisangela Melo, gerente nacional de vendas da empresa.
Também exibirá integrantes anteriores de seu portfolio, por exemplo, linhas de dessecantes, de coloridos para móveis, de brinquedos e utilidades domésticas, de produtos para recicladores (entre eles, um supressor de odor, dessecantes e um branqueador óptico), além de aditivo antirisco e combo com deslizante e supressor de odor.

Radici

Plástico Moderno, Jane: fábrica local recebeu recursos para modernização
Jane: fábrica local recebeu recursos para modernização

Divulgará a modernização de sua planta brasileira, localizada em Araçariguama-SP, que tem entre seus pilares a busca pela sustentabilidade. Nesse processo, iniciativas de controle e reúso de água, instalação de iluminação de LED no chão de fábrica e aquisição de equipamentos mais eficientes já reduziram em 13% o consumo de energia elétrica. “Nos últimos dois anos investimos mais de R$ 13 milhões em nosso centro de pesquisa e parque industrial”, informa Jane Campos, gerente da filial brasileira da fabricante de plásticos de engenharia sediada na Itália.

Sepro
Destacará o S5-25 Speed, um robô de três eixos projetado para injetoras com força de 120 a 450 t de fechamento. “Nessa versão Speed, a velocidade no movimento vertical do eixo Z é 50% mais rápida que a do modelo standard S5-25, garantindo assim tempo de entrada/saída inferior a 1 segundo, e ciclos gerais de injeção inferiores a 4 segundos”, afirma Oscar da Silva, diretor da Sepro do Brasil.
Ele credita essa velocidade mais rápida a fatores como motor mais potente, com maior torque, componentes eletrônicos melhorados e braço telescópico vertical mais leve. “Essa versão é especialmente recomendada para aplicações de embalagens simples, como bandejas e recipientes para alimentos de paredes finas”, ressalta Silva.

Solvay

Plástico Moderno, Poliarilamida especial com reforço entra na e-bike
Poliarilamida especial com reforço entra na e-bike

Energia e mobilidade serão os mercados que essa empresa atuante no Brasil com a marca Rhodia priorizará na feira. “Nossa área de negócios Solvay Specialty Polymers apresentará uma série de inovações alinhadas aos conceitos de mobilidade sustentável e energias renováveis”, afirma Josimar Fazolare, diretor de vendas e marketing dessa área na América do Sul.
Ele cita, entre essas inovações, peças feitas para uma bicicleta elétrica que está sendo lançada por uma empresa de Mônaco. “O polímero especial utilizado nessa e-bike é um grade de Ixe Para (polímero especial da linha das poliarilamidas) com fibras longas, linha que a empresa denomina LFT (Long Fiber Thermoplastic)”, especifica Fazolare.

UBE
Empresa com atuação intensa no mercado dos produtores de embalagens flexíveis, realçará sua linha Terpalex de produtos sem cloreto, que devem ganhar mais espaço com demandas atuais, como maior reciclabilidade e possibilidade de incineração. “No Brasil, esse tipo de produtos ainda é nicho, mas já se expande muito na Europa e nos EUA, em embalagens termoencolhíveis e filmes para embalagens de carnes frescas”, observa Daniel Hernandes, gerente do departamento de nylon da UBE Latin America. “Também destacaremos o uso de copoliamidas, que devem ter uso crescente em embalagens flexíveis de produtos alimentícios e de limpeza doméstica, entre outros”, ele acrescenta.

Unigel
Lançará dois produtos, um deles, um poliestireno alto impacto de alta fluidez. “Potenciais aplicações desse poliestireno são compostos TPR (termoplastic rubber), micronização de compostos TR, masterbatch e injeção de ciclo rápido”, detalha Marcelo Natal, diretor comercial adjunto da empresa. “Também lançaremos nossa resina SAN”, acrescenta o profissional da Unigel, empresa em cujo portfolio já havia poliestireno e PMMA.

Unipar
Produtora de PVC, apresentará ao mercado dois profissionais recentemente colocados em postos chave de sua operação: “Além de oferecer aos visitantes informações sobre as utilidades do PVC e suas aplicações industriais, apresentaremos a diretora comercial Daniela Tavares e o diretor executivo de operações Maurício Russomanno”, adianta Sylvia Vieira, gerente de comunicação corporativa do Grupo Unipar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios