Embalagens para alimentos – Mercado aposta em novas aplicações para os plásticos

Plástico Moderno, Embalagens para alimentos - Mercado aposta em novas aplicações para os plásticos
Bandeja termoformada foi o ponto crítico do desenvolvimento

O principal atributo desse desenvolvimento está na sua estrutura. São três camadas; uma delas é composta por um cartão sólido branco, laminado a um filme de poliéster, com metalização e baixa densidade óptica, a fim de evitar a formação de arco-voltaico, durante a permanência no micro-ondas. “Essa estrutura aquece rapidamente o produto, por condução, reduzindo o tempo de preparo e favorecendo a evaporação da umidade da massa, agregando desta forma crocância”, afirma Eduardo Benino Pavanelli, da engenharia de embalagens da Sadia.

Há também um filme-tampa, que serve de rótulo e tem abertura fácil (easy open film). Trata-se de um poliéster na camada externa e filme de polipropileno (PP) na camada interna, com impressão em rotogravura no lado interno do filme de poliéster. Segundo Pavanelli, o poliéster confere resistência à tração e estabilidade dimensionais para atender à necessidade da seladora da Sadia, e também melhora a qualidade gráfica, entre outros benefícios, enquanto o PP facilita a abertura depois de congelado. “A estrutura não tem função de barreira a gás ou a vapor, pelo produto ser congelado”, explica.

A bandeja termoformada de PP, que acondiciona o produto e funciona como prato, foi o ponto crítico do desenvolvimento. “Essa estrutura precisa resistir à temperatura de até -40ºC, durante o congelamento na fábrica da Sadia, e depois à temperatura superior a 160ºC”, conta Pavanelli. Para solucionar essa questão, vários materiais foram estudados, até escolherem o PP copolímero heterofásico, com pontos de temperatura de transição vítrea (TG) e temperatura de fusão (TM) modificados para atender aos dois extremos de temperatura sem comprometer a transparência e a resistência do berço.

 

Saiba mais:[box_light]Embalagens para alimentos – Cresce consumo de flexíveis no país[/box_light]

Página anterior 1 2 3 4

2 Comentários

  1. Preciso de embalagem de 500g para embalar Erva para tomar chimarrão, vocês vendem ou pode passar endereço de alguma empresa que tem esse produto. Meu nome ABEL RODRIGUES, meu e-mail abelrithe89@hotmail.com, preciso de uma informação de preferência embalagem de plástico. valeu

  2. Solicitamos informar fornecedores de equipamentos para envasamento de polpa de tomate. Somos uma empresa angolana que pretende instalar em Angola uma linha de produção de atomatados. Se possivel gostaríamos igualmente de receber informaçòes sobre equipamentos diversos inferentes à actividade em apreço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios