Embalagem Melhor Mundo Melhor, uma visão completa

Manual oferece visão completa da embalagem

O Instituto de Embalagens lançou no final do ano passado uma edição totalmente atualizada do livro Embalagem Melhor Mundo Melhor, que em 2014 inaugurou a coleção de mesmo nome dedicada a abranger as diferentes vertentes dos conhecimentos relacionados a embalagens, desde os conceitos e as considerações iniciais de um projeto até a colocação no ponto de venda e as questões mercadológicas, passando por tópicos como design, materiais, processos, sustentabilidade.

Em 464 caprichadas páginas, a publicação atualiza conteúdos e informações sobre tendências, máquinas, matérias, mercados, entre outros temas.

No rol de assuntos, inclui poliéster, estruturas para embalagens flexíveis, tipos de embalagens flexíveis, tampas, lacres e acessórios, tampas de aço, embalagens cartonadas, filmes stretch e shrink, coatings e vernizes para barreira, tintas, vernizes e adesivos para embalagens feitas de diferentes materiais, controle de padrão de cores, ensaios para embalagens, produtos com peso variável e rotuladoras.

Farto em ilustrações e exemplos – do Brasil, e dos principais mercados mundiais –, traz no primeiro capítulo uma Introdução ao Universo das Embalagens, com o mercado global, as tendências de consumo, inovação, design e projetos.

Leia Mais:

Vêm depois os capítulos Materiais e suas Embalagens; Embalagens, Insumos e Acessórios; Processos; Equipamentos; Embalagem e Sustentabilidade.

Tampas: Manual oferece visão completa da embalagem ©QD Foto: iStockPhoto

Nos materiais, detalha não apenas as principais utilizações de cada um deles, mas entra nos detalhes de fabricação de cada matéria-prima, suas diferentes versões, características e especificações técnicas, e respectivos mercados. No caso dos plásticos, esse detalhamento se expressa em informações específicas para os diferentes tipos de PE e de polipropileno, poliestireno, PET, EVOH, poliamidas, ionômeros, PVC.

Rótulos também são analisados em seus diferentes tipos – autoadesivos, papel colado, rótulos manga, termoencolhíveis, in mold label, entre outros –, cada um deles em suas características, utilizações, vantagens na exposição no ponto de venda, entre outros itens. “É um livro abrangente, completo e acessível”, ressalta Assunta Napolitano Camilo, diretora do Instituto de Embalagens.

Assinam o texto do livro 23 especialistas que atuam na indústria de embalagens, mais cinco profissionais do próprio Instituto de Embalagens, instituição dedicada ao ensino e à pesquisa no setor que além de publicar livros oferece cursos e organiza eventos, e que na coleção Embalagem Melhor Mundo Melhor já lançou livros específicos para embalagens plásticas e embalagens flexíveis, bem como para embalagens de papel, papel cartão, papelão ondulado, vidro e alumínio.

Veja Também:

Acesse o www.GuiaQD.com.br, o mais eficiente Guia de Compra e Venda do setor de transformação do plástico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios