Embalagens

Embalagem: Diálogo entre designers e transformadores permite inovar com mais eficiência

Jose Paulo Sant Anna
20 de dezembro de 2016
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    Cases premiados – Apesar dos percalços e dos tempos bicudos vividos pela economia, muitos são os casos de embalagens criativas lançadas no mercado por aqui nos últimos tempos. Os troféus oferecidos pelo Prêmio Abre de 2015 comprovam isso. Nesse contexto, a indústria do plástico está na linha de frente em inovação.

    Além dos já mencionados cases da Jaguar e da Plásticos Regina, outros chamam a atenção. A Danone queria tornar mais atraente as embalagens on the go de seus iogurtes com a marca Dan’Up, destinado preferencialmente a jovens na faixa etária entre 18 e 24 anos. Foi criado um copo com tampa que permite o consumo fácil. As tampas, fabricadas pelo processo de injeção, para preservar as dimensões com precisão rigorosa, contam com orifício para facilitar o consumo da bebida. A identidade visual da marca foi modernizada e há a possibilidade da reutilização dos copos para diversos fins. O design ficou a cargo da agência Pande e os transformadores são a Bemis Latin America e a CCL Label.

    Plástico Moderno, Frasco feito de PET com tampa de PP reduz emissão de carbono

    Frasco feito de PET com tampa de PP reduz emissão de carbono

    A sustentabilidade está em alta e a Natura lançou o primeiro refil de perfumaria feito no mercado com plástico pós-consumo 100% reciclado – o frasco é de PET e a tampa de PP. O produto é da linha Eko Frescores e apresenta redução de 72% na emissão de carbono na fabricação de embalagens em relação às dos itens regulares, segundo metodologia utilizada pela Natura para esse cálculo. O refil tem embalagem aproximadamente seis vezes mais leve do que a tradicional. Devido à variação de cor no material reciclado pós-consumo, foi feita uma pesquisa com consumidores para conferir sua aceitação. O projeto é da Design: Chelles & Hayashi e a transformação está a cargo da Igaratiba e Global PET.

    Para a marca do queijo Faixa Azul, a Vigor lançou um pote termoformado. O corpo é feito de PET transparente, selado com filme de alta barreira que aumenta o shelf-life do produto e facilita sua armazenagem nos pontos de venda ou depois de abertos e usados parcialmente pelos consumidores. O design é da Design Up!. As empresas responsáveis pela fabricação da embalagem são Rhossprint, Bemis Latin America, Penha e Waco Thermoforming Solutions.



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