Máquinas e Equipamentos

Eletrodomésticos duráveis obtêm melhor acabamento

Jose Paulo Sant Anna
10 de maio de 2018
    -(reset)+

    Plástico Moderno, Cardenal: modelos Smart Power oferecem alta precisão

    Cardenal: modelos Smart Power oferecem alta precisão

    Injetoras importadas – O número de consultas recebidas em janeiro pela Wittmann Battenfeld, multinacional fabricante de injetoras, robôs e equipamentos para automação, anima o engenheiro de vendas Marcos Cardenal. “Depois de um período difícil, a procura tem sido surpreendente”. Entre os interessados em adquirir injetoras, estão representantes do segmento da linha branca. “Nosso principal mercado é o automotivo, mas o de linha branca também é importante para nós”.

    De acordo com Cardenal, nesse ramo de negócios vem ocorrendo algo similar à tendência verificada em todos os segmentos da economia que utilizam peças plásticas. A preocupação constante é a de produzir peças mais leves. Para exemplificar, aponta uma peça bastante conhecida, as gavetas de geladeiras, que ganham paredes cada vez mais finas. “Isso tem se tornado possível com o surgimento de matérias-primas com características mais sofisticadas”.

    Outra preocupação tem sido a de automatizar cada vez mais as linhas de produção. “Esse segmento utiliza muitas peças decoradas. Aumentou a demanda por células de produção formadas por injetoras, robôs e outros periféricos que permitam a automação do manuseio das peças desde o processo de injeção até o envio das peças para os equipamentos voltados para a impressão”, explica. Garantia da obtenção de peças de qualidade e economia de energia são outras exigências.

    Plástico Moderno, Cardenal: modelos Smart Power oferecem alta precisão

    Cardenal: modelos Smart Power oferecem alta precisão

    Plástico Moderno, Rieker recomenda injetoras elétricas, como a Intelect

    Rieker recomenda injetoras elétricas, como a Intelect

    Cardenal indica as linhas SmartPower (com modelos de até 350 toneladas de força de fechamento) e MacroPower (de 350 t a 2000 t) como ideais para atender as necessidades dos fabricantes de peças ligadas ao ramo. “São máquinas com elevada precisão e grande conectividade com robôs e periféricos”, justifica. Outra vantagem: “as injetoras têm, em seus modelos standard, um sistema de integração simples para os interessados em adotar os parâmetros da indústria 4.0”.

    Outro grupo multinacional de olho nesse segmento é o fabricante de injetoras Sumitomo Demag. De acordo com Christoph Rieker, gerente geral do escritório brasileiro da empresa, em determinadas aplicações os clientes do setor necessitam de máquinas de elevado desempenho. São os casos das linhas de máquinas híbridas Systec (de 50 t a 2000 t) e de máquinas elétricas Intelect (de 50 t a 700 t).

    Rieker ressalta que, embora ainda pouco procuradas no Brasil, injetoras elétricas são muito indicadas para esse setor. Entre as vantagens que elas proporcionam, o gerente aponta grande precisão e forte redução do consumo de energia. “A instalação das máquinas elétricas também facilita a vida dos usuários, uma vez que esses equipamentos dispensam o uso do óleo e graxa, presentes nos modelos hidráulicos”.

    Plástico Moderno, Rieker recomenda injetoras elétricas, como a Intelect

    Rieker recomenda injetoras elétricas, como a Intelect



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *