Máquinas e Equipamentos

Eletrodomésticos duráveis obtêm melhor acabamento

Jose Paulo Sant Anna
10 de maio de 2018
    -(reset)+

    As novidades não param por aí. A linha Radilon Aestus, de polímeros à base de PPA, conta com formulações com baixa absorção de umidade, elevadas propriedades químicas e excelente resistência à temperatura. “Na mais recente edição da feira Fakuma, realizada em outubro na Alemanha, apresentamos o Raditek P, polímero de PPS autoextinguível com excelentes propriedades químicas e mecânicas mesmo após exposição a temperaturas elevadas”.

    A indústria de equipamentos para a indústria do plástico também ocupa papel de destaque entre os fornecedores do setor de eletrodomésticos de linha branca. Na fabricação das peças são utilizados os principais meios de transformação – injeção, extrusão, sopro e termoformagem. Com o aumento do aproveitamento de plásticos de engenharia, o uso de máquinas mais sofisticadas é altamente recomendado, oferece produtividade e economia de energia elétrica. O ambiente econômico, no entanto, não tem colaborado para a venda de tais equipamentos.

    O segmento de linha branca, de acordo com dados da Eletros, tem operado nos últimos dois anos com utilização de capacidade instalada entre 76,5% e 78,3% (dados dessazonalizados). A boa notícia é o desempenho crescente nos últimos três meses de 2017. Em outubro, a ocupação foi de 77,5%, número que no mês seguinte subiu para 77,7% e em dezembro atingiu 78,3%.

    Os dados não significam necessariamente a recuperação dos índices de investimentos que possam se transformar em aumento significativo da modernização das plantas fabris. De acordo com a associação, no ano passado os investimentos em tecnologia aumentaram em meados de 2017, mas perderam força no final do ano. No mês de julho, 30% das empresas consultadas afirmavam que as condições de investimento haviam melhorado, e 63,3% consideravam a situação estável. Em dezembro, esses números foram, respectivamente, 16,7% e 80%. As expectativas para 2018, para 26,7% dos entrevistados é de cenário melhor, enquanto 70% acreditam em situação estável.

    Plástico Moderno, Reis indica a linha EN de injetoras para esse setor

    Reis indica a linha EN de injetoras para esse setor

    Injetoras nacionais – Entre os fornecedores de equipamentos, os fabricantes de injetoras se encontram entre os mais procurados. Para eles, os negócios com esse nicho de mercado em 2018 apresentarão melhores resultados do que nos últimos anos. Nada muito entusiasmante. Todos contam com linhas de modelos adequadas para as necessidades desses clientes.

    William dos Reis, diretor da unidade de negócios de máquinas para plásticos da Romi, maior fabricante nacional de injetoras, não informa o peso desse nicho no total das vendas da empresa. Para esses clientes, o diretor recomenda os modelos da linha EN. “Com elas o transformador obtém o máximo em competitividade”, garante. Entre as características das máquinas se encontra o baixo consumo de energia. “A linha alcança a classificação entre 8+ e 9+ em eficiência energética, segundo a norma Euromap 60.1. Ela chega a reduzir o consumo em até 65% em relação às injetoras hidráulicas convencionais”.

    Reis também destaca a elevada velocidade e simultaneidade nos movimentos. “Chegamos a reduzir o consumo de matéria-prima em 2,5% num case realizado com uma peça de lavadora”, conta. As unidades EN com 600, 800 e 1100 toneladas de força de fechamento possuem dois sistemas de servobombas, ampliando a simultaneidade de movimentos entre a plastificação e a unidade de fechamento. “Isso reduz o tempo de ciclo em até 25%, além dos ganhos em torque e aumento de velocidade”. Também são disponibilizadas versões para injeção de multicores e multicomponentes.

    Plástico Moderno, Reis indica a linha EN de injetoras para esse setor

    Reis indica a linha EN de injetoras para esse setor



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *