Máquinas e Equipamentos

Eletrodomésticos duráveis obtêm melhor acabamento

Jose Paulo Sant Anna
10 de maio de 2018
    -(reset)+

    Plástico Moderno, Maróstica: PBT consegue manter a cor original, mesmo sob calor

    Maróstica: PBT consegue manter a cor original, mesmo sob calor

    Linha variada – A Lanxess, empresa que ganhou forte impulso a partir do realinhamento dos negócios químicos e plásticos da Bayer no início do século, conta com linha diversificada para o mercado da linha branca. “Temos diferentes materiais para essas aplicações”, informa Anderson Maróstica, gerente de serviços técnicos da área de materiais de alto desempenho. O trabalho em conjunto com os grandes fabricantes desse segmento para desenvolver soluções é uma das características da estratégia adotada pela empresa. “Aprovamos nossos materiais nos grandes clientes para ficarmos aptos a fornecer para os moldadores”.

    Uma das linhas de produtos voltadas para atender esse mercado é a Pocan, formada por compostos à base de PBT ou blendas, como as de PBT+PET e PBT+ASA (acetato de estireno-acrilonitrila), entre outras. Esses produtos são indicados para diversas aplicações. Para manípulos de fogões, por exemplo, indica-se o Pocan B1305, PBT sem carga de alto fluxo que permite a injeção de peças de paredes finas com ótimo acabamento superficial. “Nesse caso o PBT apresenta vantagem frente às poliamidas. Quando usado em cores claras, ele não sofre oxidação, não apresenta variação de cor mesmo quando submetido a altas temperaturas”.

    A linha de materiais Durethan, de compostos à base de PA 6 ou PA 6.6, também é indicada. “Podemos citar o Durethan BG30XH2.0, PA 6 com 30% de carga de fibra e microesfera com estabilização térmica. Este material é utilizado em puxadores de fogões e apresenta como principal vantagem obter contração menos anisotrópica do que materiais reforçados somente com fibra”. De acordo com o gerente, ele proporciona à peça menor deformação e melhor acabamento superficial. “A microesfera de vidro porporciona melhor acabamento do que a fibra de vidro”. Outra propriedade desse material é a estabilização térmica, que garante propriedades mecânicas do material durante a toda vida útil do produto, mesmo quando submetido a altas temperaturas.

    Entre as novidades, destaque para a chegada ao mercado de alguns produtos para peças que precisam de bastante resistência à flamabilidade. Entre eles está o Durethan BKV20FN01 DUS013. Além de apresentar ótimo desempenho quando submetido a chamas, ele tem formulação livre de halogênios e permite, se necessário, aplicações de gravação a laser.

    Plástico Moderno, Baruque: opções em PA e PBT para suportar ambiente severo

    Baruque: opções em PA e PBT para suportar ambiente severo

    Poliamidas – A RadiciGroup, empresa italiana com atuação em vários países, tem como carro-chefe a produção de diversos tipos de poliamidas. A empresa vê o mercado de eletrodomésticos em geral, entre eles os de linha branca, como um dos principais nichos para a comercialização de seus produtos. “O mercado de eletrodomésticos é forte consumidor de plásticos de engenharia, o que coincide com o nosso portfólio”, resume Luiz Baruque, gerente de marketing e desenvolvimento da empresa.

    O executivo explica que, dentro do nicho de linha branca, a empresa é fornecedora de grandes fabricantes mundiais e também das principais empresas brasileiras. Para esse segmento, a linha de produtos mais comercializada é a Radilon, formada por compostos termoplásticos à base de PA 6, PA 6.6, copolímeros, PA 610, PA 612 e poliamidas especiais para uso em temperaturas elevadas. Os produtos podem ser reforçados com fibra de vidro ou carga mineral. “Eles apresentam elevada rigidez e resistência mecânica, tenacidade ao impacto, além de propriedades de deslizamento e desgaste, isolamento elétrico e resistência química”.

    Outras duas séries de produtos muito utilizadas pela indústria de linha branca são a Raditer, formada por tecnopolímeros a base de polibutileno tereftalato (PBT) e a Heraform, composta por produtos desenvolvidos a partir de copolímeros acetálicos (POM). “As principais características dos produtos dessas linhas são alta resistência mecânica, excelentes propriedades térmicas, químicas e também a possibilidade de se obter ótimo acabamento superficial em diversas cores sem necessidade de acabamento posterior”. Todos os produtos citados por Baruque são indicados para variadas aplicações. “Com elas podem ser confeccionadas polias, manipuladores, puxadores de fogão e caixas de engrenagens, entre outros exemplos”.

    Entre os lançamentos mais recentes da empresa, o gerente ressalta a linha Radistrong, formada por polímeros de PA 6 ou PA 6.6 reforçados com fibra longa. “Por apresentarem propriedades mecânicas altíssimas, são compostos indicados para a substituição de metais, caso de componentes atualmente fabricados em alumínio, zamac ou zinco, entre outros”.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *