Dow lança no Mercado Nove Novos Copolímeros Olefínicos em Bloco (OBCs) Marca Infuse
A empresa garante tratar-se de material inovador, fabricado com a tecnologia Insite
Após um período de testes bem-sucedidos com clientes, a Dow lança no mercado nove novos grades de copolímeros olefínicos em bloco (OBCs), comercializados sob a marca Infuse.
O fabricante assegura vantagens de processamento, composição e uso variado: embalagens para líquidos, adesivos, produtos de saúde e higiene, além de aplicações soft touch (de toque macio).
Esses OBCs contam com uma arquitetura em bloco exclusiva, que possibilita uma combinação única de propriedades de desempenho e processamento, segundo informações da Dow.
A empresa garante tratar-se de material inovador, fabricado com a tecnologia Insite. Os elastômeros de olefina podem ser utilizados por convertedores e fabricantes de produtos flexíveis em uma ampla gama de aplicações.
Para o segmento de embalagens para líquidos, a empresa relaciona benefícios como melhor desempenho e redução de custos.
Os grades ofertados apresentam baixa propriedade de compressão aos 70ºC e alta resistência a temperaturas.
Além disso, conferem elevadas propriedades de vedação, baixo torque de remoção e excelente desempenho organoléptico.
Em relação à fabricação de produtos destinados à área de saúde e higiene, a Dow destaca para os copolímeros olefínicos em bloco a processabilidade similar à das poliolefinas com alto desempenho em temperaturas corporais, e outras propriedades como excelentes extensibilidade e elasticidade, adesão e coesão.
Por tais características, são especialmente indicados na produção de filmes e não-tecidos elásticos para fraldas infantis e geriátricas.
Na formulação de adesivos, os OBCs oferecem viscosidade aprimorada, temperatura de aplicação mais baixa, resistência à queimadura e carbonização, além de formar menos géis.
Os copolímeros são fáceis de misturar e apresentam resistência mais elevada ao descascamento, melhores propriedades de adesão, estabilidade aos raios ultravioleta e desempenho superior de cor e odor, comparados aos atuais sistemas usados.
Outra vantagem dos OBCs fica por conta de suas características táteis, com toque macio. Fornecidos na forma granular, os copolímeros podem ser processados de modo contínuo. São muito compatíveis com os polietilenos e o polipropileno, têm boa aceitação de cargas de enchimento e óleos.
Na moldagem por injeção, propiciam alta produtividade, demonstram boa estabilidade térmica e possibilitam excelente adesão para sobre moldagem. Os novos grades ainda apresentam estabilidade de cor, boas propriedades mecânicas e de compressão.
O grade D9000.05 dispõe de índice de fluidez de 0,5 g/10 min., densidade 0,877 g/cm³ e é indicado na extrusão de perfis para aplicações que requeiram alta elasticidade. O tipo D9007.15, igualmente com 0,5 g/10 min. de índice de fluidez e densidade de 0,866 g/cm³, destina-se a composições de elastômeros termoplásticos (TPEs).
Com índice de fluidez 1 g/10 min. e densidade de 0,877 g/cm³, o produto designado D9100.05 atende em especial à extrusão de perfis, com alta elasticidade, filmes e produtos soprados.
Para Comprar ELASTÔMEROS TERMOPLÁSTICOS, OLEFÍNICOS (TPO) clique aqui!
Para TPEs, filmes elásticos e filmes do tipo blow, a Dow indica o D9107.15, que apresenta índice de fluidez 1 g/10 min. e densidade 0,866 g/cm³.
Para o processo de injeção, a Dow reservou cinco grades, três com índice de fluidez de 5 g/10 min.: o D9500.05, D9507.15 e o D9530.05.
O primeiro é indicado para TPEs, espumas de ligação cruzada e sobre moldagem em PE e PP.
Além da injeção, o segundo também atende à produção de filmes elásticos; enquanto o terceiro serve ainda às espumas de ligação cruzada.
Os dois últimos lançamentos são os grades D9817.15 e D9807.15, ambos com índice de fluidez 15 g/10 min. e apropriados para moldagem por injeção para TPEs e adesivos.
O diferencial deles é a densidade: 0,877 g/cm³, para o primeiro; e 0,866 g/cm³, o outro.
Leia Mais Sobre:
- Como evitar erros na cor
- Polipropileno Avanços tecnológicos sustentam demanda em alta e impulsionam ampliações da resina e do composto
- DOW lança adesivo de alto desempenho para laminação
- Dow Brasil lança oito grades com a tecnologia Insite: Plastômeros e Elastômeros
- Notícias: DOW lança PE de alta resistência