Distribuidores de Resina PET – Adirplast – Abipet

Perspectivas

Resinas – Distribuidores de Resinas PET

Presidente da Adirplast (Associação Brasileira dos Distribuidores de Resinas Plásticas e Afins), Laércio Gonçalves é mais otimista na abordagem das perspectivas do mercado brasileiro de resinas:

“Na atual conjuntura mundial, o Brasil é um dos países que mais pode crescer. Este ano o consumo de plástico no país pode crescer em índice três vezes superior ao do PIB”, calcula Gonçalves.

Em 2019, ele reconhece, não se concretizaram as promessas de melhor desempenho na economia nacional:

Plástico Moderno - Distribuidores de Resinas PET - ambiente otimista deste ano aquecerá as vendas - Adirplast
Laércio Gonçalves – Adirplast

“Mas agora estão sendo feitas as reformas, há mais otimismo no ambiente empresarial e vários setores devem demandar mais resinas: embalagens, indústria automobilística, construção civil, entre outros”.

Consumo de resina PET

Por sua vez, o consumo de resina PET “este ano talvez não cresça tanto quanto em 2019, mas crescerá em índice superior ao do PIB”, confia Auri Marçon, presidente da Abipet (Associação Brasileira da Indústria do PET), cujas análises abrangem o PET grau garrafa, utilizado em embalagens de bebidas e de produtos de higiene e limpeza, entre outros.

No ano passado, relata Marçon, o consumo nacional desse PET aumentou significativamente: cerca de 5% (relativamente a 2018); com isso, aproximou-se das cerca de 610 mil toneladas registradas há quatro ou cinco anos, quando esse consumo atingiu seu pico.

Entre outros fatores, ele explica, contribuíram para essa expansão a estabilização no processo de redução da espessura das embalagens de PET, que refreava o consumo dessa resina mesmo sendo maior a quantidade de embalagens produzidas.

Plástico Moderno - PET - espessura das paredes das garrafas parou de diminuir - Abipet
Auri Marçon – Abipet

De acordo com o presidente da Abipet, deve seguir se expandindo o uso do PET no segmento das bebidas prontas para beber.

“Há espaço para crescimento até mesmo no mercado da água, que deve até ultrapassar – se já não ultrapassou – o de refrigerantes”, aponta.

“Também deve crescer o uso de PET no mercado de higiene pessoal”, acrescenta.

 

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