Ferramentaria Moderna

Cores e materiais diversos são colocados na mesma peça

Jose Paulo Sant Anna
18 de fevereiro de 2019
    -(reset)+

    Robôs – A precisão de movimentos exigida para a operação de injeção de peças multicores torna o uso de robôs quase imprescindível. Trata-se de nicho interessante para as empresas fornecedoras do equipamento, embora suas vendas não entusiasmem todos os participantes desse mercado. “Esse robô é produto para um projeto muito específico e por isso a procura não é tão frequente”, informa Oscar da Silva, diretor da Sepro do Brasil, filial da multinacional francesa especialidade em robôs para automação de linhas de injeção de plástico.

    “O tipo a ser adotado depende do modelo da injetora utilizada”, explica Silva. Em máquina multicomponente com placa rotativa voltada para a troca de posição da cavidade para receber a segunda injeção, por exemplo, o trabalho do robô é similar ao efetuado nas máquinas comuns. Caso seja uma injetora sem placa rotativa, pode ser usado um robô para transferir a peça resultante da primeira injeção para a outra cavidade. Nesse caso o modelo de seis eixos é o mais indicado. “Neste tipo de aplicação é possível usar máquina e molde de valor menor”, ressalta o diretor.

    Silva informa que a empresa possui modelos para cada tipo de necessidade. Quando a segunda unidade de injeção está inclinada sobre a primeira, o topo da placa fixa fica livre e pode ser utilizado um robô cartesiano comum, oferecido pela empresa com as marcas Success ou S5. No caso em que a segunda unidade de injeção se encontra em posição vertical sobre a placa fixa, os modelos recomendados são os da linha Multi-Inject, que podem ser montados em pórticos sobre a placa móvel, ou os de seis eixos da série 6X Visual, estes fixados no piso e que entram lateralmente pela porta traseira da injetora.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *