Confira os 3 Principais Tipos de Plásticos Recicláveis: Economia Circular

Apostar nos tipos de plásticos recicláveis é uma excelente oportunidade para a indústria contemporânea.

O produto reciclado apresenta qualidade, reduz o impacto ambiental, tem melhor custo-benefício, se comparado à extração de matéria prima, além de garantir a logística reversa dessa cadeia de produção.

Por este motivo, conhecer plásticos recicláveis que podem ser usados na sua empresa é uma estratégia fundamental. Separamos os 3 plásticos recicláveis mais usados no mercado para que você entenda de vez como os fabricantes de resinas têm investido na reciclagem. Boa leitura!

1. PET

O polietileno tereftalato, popularmente conhecido por PET, é um tipo de plástico muito popular. De material rígido e transparente, ele é usado na indústria alimentícia para a produção de embalagens, como garrafas, mas também aplicado em outras indústrias (como a produção da malha têxtil a partir deste material).

reciclagem do PET pode acontecer principalmente por métodos mecânicos ou termomecânicos. Na primeira situação o material passará por uma triagem, moagem, lavagem e secagem; oferecendo novo material de qualidade ao cliente. Já as soluções térmicas usam o potencial de combustível do plástico — que é equiparado ao do óleo — ao mesmo tempo em que reduz drasticamente o volume do material.

2. PVC

Já a reciclagem de PVC segue caminhos distintos em relação ao PET. O cloreto de polivinila (outro nome do mesmo material) tem presença com força maior no setor de construção, principalmente na produção de canos e tubos. Um material mais rígido que também é usado na indústria de alimentação, principalmente na produção de embalagens.

Para este material, as soluções termomecânicas não são tão interessantes atualmente quanto os processos de reciclagem mecânica. Em outras palavras, o PVC normalmente passa por um processo de logística reversa na qual o material é transformado novamente em produtos plásticos para o uso da indústria. Como resultado, podemos observar os forros de PVC bem como os telhados produzidos com o mesmo material.

3. PEAD

Outro tipo de plástico reciclável muito popular é o polietileno de alta densidade, mais conhecido por PEAD. Esse é um material bastante versátil, presente desde as flexíveis sacolas de supermercado, passando por embalagens mais rígidas como tambores ou garrafas de detergente, vasilhas e outros materiais de utilidades domésticas, até a produção de óleo automotivo.

Apresentando características como leveza, impermeabilidade e rigidez, o PEAD se destaca também por ser resistente a baixas temperaturas. Além de passar pelo processo mecânico, produzindo as resinas recicladas, o PEAD também pode ser reciclado pelo processo termomecânico e também pelas soluções químicas, se transformando em uma oportunidade de geração de energia.

Ao conferir os principais tipos de plásticos recicláveis, você deve ter percebido que a logística reversa do plástico é bastante ampla e diversificada, podendo gerar diferentes produtos com o material apresentado. É importante destacar que essa tendência é também uma excelente oportunidade de agregar valor junto ao público, que está cada vez mais consciente dos processos de produção e espera por soluções sustentáveis e com baixo impacto ambiental.

Para entender mais sobre o assunto, leia nosso artigo que explica como a pressão ambiental tem valorizado as resinas recicladas

Para comprar Resinas Recicladas consulte o GuiaQD – Clique Aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios