Como unir adequadamente limitadores de compressão e insertos em componentes plásticos

por Christie L. Jones, Gerente de Marketing SPIROL International Corporation

limitadores de compressão e insertosEm aplicações nas quais o componente de acoplamento também é uma peça plástica, deve-se utilizar um limitador  e compressão para evitar a deformação ou o relaxamento da tensão no componente de acoplamento, em virtude da redução da carga de atrito na junta roscada.

Similarmente aos Insertos, os Limitadores de Compressão são usados para garantir a integridade da junta parafusada nos componentes plásticos. Conforme o parafuso é apertado para proporcionar o atrito necessário entre os fios da rosca, o plástico é comprimido. O Limitador de Compressão absorve a força gerada durante o aperto dos parafusos e isola o plástico de excessivas cargas de compressão. Sem o limitador de compressão, o plástico se deforma, gerando o relaxamento e consequente ruptura da junção. O Limitador de Compressão garante que a junta permaneça intacta durante toda a vida útil do produto.

Para que o Limitador de Compressão funcione adequadamente, ele deve estar apoiado sobre o Inserto, de forma  que seja o Inserto e não o plástico que suporte a carga. O diâmetro interno do Limitador de Compressão instalado deve ser maior que o diâmetro externo do parafuso do conjunto, mas menor que o diâmetro do chanfro ou da face do Inserto, a fim de se evitar o “desencaixe”.


A SPIROL oferece três diferentes estilos de Limitadores de Compressão padrão, permitindo que o componente mais rentável possa ser escolhido para cada montagem específica, de acordo com os requisitos de desempenho e método de instalação.

 

 

Insertos com cabeça

SPIROL® Séries 16, 20, 30 e 51 são projetados para aumentar a superfície de contato com os Limitadores de Compressão. Adicionalmente, SPIROL® Séries 14, 19, 60 e 61 normalmente possuem área de superfície adequada. Em qualquer caso, o contato adequado deve ser avaliado na fase de projeto.

Se o diâmetro do chanfro do Inserto a ser usado for muito pequeno para o diâmetro interno do Limitador de Compressão, então um Limitador de Compressão especial com uma folga reduzida entre ele e o parafuso do conjunto deve resolver o problema. Isso, claro, também reduz o desalinhamento admissível.

Se a área de superfície do Inserto for inadequada para o contato apropriado com o Limitador de Compressão, então a única solução será usar um tipo de plástico para o componente de acoplamento que tenha boas características anti-deformação e, além disso, usar um Limitador de Compressão com a espessura máxima possível da parede, buscando melhor distribuição da carga. O desencaixe, nessas situações, será um problema e deverá ser resolvido evitando-se o excesso de torque do parafuso do conjunto.

 


A SPIROL é empresa destaque no GuiaQD.com.br, consulte!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios