Plástico

Combinação de materiais amplia oportunidades em aplicações sofisticadas

Jose Paulo Sant Anna
30 de maio de 2018
    -(reset)+

    Milho – O filme com a marca Plantic apresenta uma série de inovações. Ele é uma novidade da japonesa Kuraray, empresa química especializada em desenvolver materiais com propriedades diferenciadas para aplicações diversas. Entre suas características, ele é um material biodegradável, obtido de matéria-prima renovável, o milho. Apresenta boas propriedades de barreira a gases e pode ser transformado nos mesmos equipamentos indicados para os materiais convencionais.

    Outro lançamento recente da empresa é a resina Hybrar, que usada em filmes em combinação com o polipropileno surge como alternativa mais ecológica aos filmes de PVC. Os produtos com as marcas Hybrar e Septon, oferecidos pela empresa, são copolímeros em bloco de estireno hidrogenados (HSBC), formados pela combinação de blocos rígidos de estireno e um bloco flexível de polidieno hidrogenado. São usados como aditivos e modificadores de termoplásticos. Promovem maciez e elasticidade, em especial com as poliolefinas, com as quais possuem excelente compatibilidade. Também permitem filmes com alta transparência, adequados para contato com alimentos e medicamentos.

    Ainda no nicho de embalagens flexíveis, vale lembrar que a Kuraray também fornece álcool vinílico de etileno (EVOH) sob a marca Eval e o filme de polivinil butiral (PVB) sob a marca Trofisol. Recentemente, a empresa passou a fornecer nova formulação da linha EVAL resistente à flexão. Além disso, trabalha em uma série de novos polímeros de alta barreira, indicados para a substituição de polímeros halogenados.

    Plástico Moderno, Angela: plastificante aprovado pela Anvisa para filme de PVC

    Angela: plastificante aprovado pela Anvisa para filme de PVC

    Plastificantes – Empresas químicas fabricantes de aditivos os mais variados também têm bons clientes entre as fabricantes de embalagens flexíveis. Um exemplo ocorre com a multinacional Lanxess, que para esse nicho de mercado fornece linhas de plastificantes. Entre eles, destaque para o Unimoll AGF, mistura de glicerídeos acetilados muito utilizada em filmes estiráveis de PVC.

    O produto está aprovado na lista positiva da Anvisa para contato com alimentos e não tem limites de migração especifica. “Ele proporciona eficiente plastificação, baixa emissão de fumaça no processamento e ótima produtividade, sem contar com todas as questões de segurança toxicológica”, afirma Angela Baccarin, coordenadora da unidade de negócios Additives.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *