Certificação garante a qualidade do material processado – 3D

Plástico Moderno, Certificação garante a qualidade do material processado - 3D

Plástico Moderno, Marcelo Fontoura, gerente de vendas da área de desempenho de materiais da UL Brasil
Marcelo Fontoura, gerente de vendas da área de desempenho de materiais da UL Brasil

A massificação da tecnologia de manufatura aditiva, que inclui entre usuários empresas de ponta, como as ligadas aos setores automobilístico, aeronáutico e aeroespacial, entre outros, provoca efeitos colaterais. Entre eles, a necessidade da garantia da qualidade dos materiais utilizados na produção das peças impressas.

Atenta a essa necessidade, a UL, multinacional de origem norte-americana especializada no ensaio, inspeção, auditoria e certificação de produtos e procedimentos adotados por vários segmentos da indústria, lança o Blue Card, certificado que, obtido pelos fabricantes de matérias-primas, garante aos compradores dos materiais que o plástico adquirido voltado para a impressão 3D apresente as características anunciadas.

O serviço segue regras similares às do Yellow Card, fornecido pela empresa desde a década de 1930, que certifica plásticos usados nos demais equipamentos de transformação. “Nós confirmamos que o material originalmente avaliado permanecerá inalterado no produto final por meio de um programa que rastreia todo o processo de fabricação em três níveis, nos fabricantes do material, dos equipamentos a serem usados e dos moldadores/processadores”, explica Marcelo Fontoura, gerente de vendas da área de desempenho de materiais da UL Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios