Canais virtuais e parcelamento facilitam vendas – Equipamentos

Rapidez na entrega, pagamentos parcelados e negociações via canais virtuais são alguns dos principais facilitadores das compras, vendas e intermediações comerciais sobre equipamentos usados para a transformação de plásticos.

Um quarto fator de incremento dos negócios é a possibilidade de os compradores adquirirem produtos de marcas com boa reputação tecnológica e, sobretudo, com confiabilidade, sob a perspectiva da gestão de ativos (ver box).

“Ter acesso a um equipamento novo com essa qualidade nem sempre é possível para todas as empresas. O custo costuma ser muito alto e nem sempre cabe dentro do orçamento dos clientes”, justifica Roberta Bosignoli, gerente de operações e de desenvolvimento de negócios da EquipNet.

Dentre as ofertas em geral, “as empresas disponibilizam produtos seminovos, com durabilidade muito próxima à de um novo, devido aos materiais de sua confecção.

Porém, na aquisição de um novo, o cliente pagaria muito mais”, pondera José Cavalcanti, sócio-fundador do Grupo Jemp.

Há casos em que o equipamento usado chega a ser até 60% mais barato, complementa Raul Santucci, gerente comercial da Fórmula Equipamentos.

Ele acrescenta que a disponibilidade do equipamento em tempo hábil, face à necessidade operacional do cliente, também representa um diferencial, traduzido em agilidade na entrega.

Plástico Moderno - Canais virtuais e parcelamento facilitam vendas - Equipamentos ©QD Foto: Divulgação
José Cavalcanti, sócio-fundador do Grupo Jemp

“Na compra de um novo, o cliente teria um prazo de, no mínimo, 90 a 180 dias. Nós, na Jemp, proporcionamos ao comprador ganho na agilidade e pronta-entrega, bem como na economia de seu investimento”, diz Cavalcanti.

Juntos, custo-benefício e relacionamento compõem uma excelente abordagem para fechamento de negócios, pondera Caique Azevedo, gerente de marketing da Primo Máquinas.

Plástico Moderno - Canais virtuais e parcelamento facilitam vendas - Equipamentos ©QD Foto: Divulgação
Injetora Engel Victory 200 50

A estratégia foi utilizada, com sucesso, por sua empresa, com um cliente localizado no bairro de Campo Grande, no Rio de Janeiro, especialista em revestimento térmico.

Plástico Moderno - Canais virtuais e parcelamento facilitam vendas - Equipamentos ©QD Foto: Divulgação
Caique Azevedo, gerente de marketing da Primo Máquinas

“O empresário estava montando sua planta, nos visitou, à procura de máquinas, e recebeu toda a orientação que buscava. Por fim, adquiriu uma linha completa para forros de PVC, pois ficou satisfeito com a atenção recebida, incluindo as condições de entrega e de pagamento”, contou.

“Oferecemos a seguinte condição: ele tinha uma máquina, que nós pegamos como entrada; o restante do valor do equipamento que ele adquiriu foi quitado à vista. Ele nos pagou quando retirou a máquina e, dias depois, ligou para o vendedor, em chamada de vídeo, e agradeceu !”

A comunicação, principalmente virtual, tem garantido maior assertividade no contato com o público-alvo, tanto no que diz respeito à veiculação de mensagens publicitárias como na divulgação de conteúdos sobre produtos específicos, diz Santucci.

Plástico Moderno - Canais virtuais e parcelamento facilitam vendas - Equipamentos ©QD Foto: Divulgação
Raul Santucci, gerente comercial da Fórmula Equipamentos

“Hoje, conseguimos estar presentes em várias plataformas, atendendo gama de clientes maior, graças à velocidade e ao avanço no acesso que o uso dessas ferramentas nos proporciona”.

O executivo acrescentou que a Fórmula busca não onerar o cliente com custos extras; sua remuneração consiste em uma comissão de cerca de 10% a 15%, cobrada da empresa vendedora do equipamento usado.

Os caminhos se tornaram mais curtos e os processos ganharam agilidade, complementa Renzo Rascio, diretor geral da Vega Máquinas e Equipamentos.

“Hoje em dia, os compradores de todo o Brasil adquirem seus equipamentos usados sem se deslocarem de suas fábricas, tomando decisões de compra por imagens e vídeos”, acrescenta.

O diretor da Vega diz ser fiel ao propósito ético que orienta sua atuação no mundo corporativo, ou seja, “garantir a geração de boas oportunidades para os empreendedores do Brasil”, como sintetizou Rascio.

Plástico Moderno - Canais virtuais e parcelamento facilitam vendas - Equipamentos ©QD Foto: Divulgação
Roberta Bosignoli, gerente de operações e de desenvolvimento de negócios da EquipNet

Na prática, o executivo, que também é advogado, compromete-se em disponibilizar equipamentos em conformidade com os projetos de inovação dos clientes, mediante duas condições de pagamento: parcelamento em até 12 vezes, nas vendas online; e, no boleto, três a quatro prestações, com juros.

As vendas por Internet correspondem a 90% do faturamento da filial brasileira da EquipNet e são fechadas à vista, informa Roberta.

Em contrapartida, os clientes recebem monitoramento diferenciado e têm amplo acesso ao conteúdo informativo desse canal.

O objetivo é subsidiar suas decisões antes mesmo de efetuarem a compra, complementa a executiva, lembrando que a empresa funciona como um marketplace internacional que otimiza operações, colocando em prática ferramentas disruptivas, ancoradas em ferramentas de inteligência artificial.

Plástico Moderno - Canais virtuais e parcelamento facilitam vendas - Equipamentos ©QD Foto: Divulgação
Extrusora dupla rosca cônica, disponível na Primo Máquinas

Os sistemas de operação da companhia também facilitam a assistência às demandas internas de compliance dos clientes, permitindo a rastreabilidade do processo, tornando-o transparente e seguro para ambos os lados.

“Temos clientes multinacionais que desenvolveram sua política interna de gestão de ativos baseada no escopo de serviços da EquipNet, ou seja, criando um padrão de atuação com o suporte de um prestador especializado. Isso diminuiu desvios e descarte indevido de seus ativos, visto que todas as unidades fabris já sabem como proceder”, explica a gerente.

Leia Mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios