PubliEditorial

Braskem assume novo compromisso: neutralidade de carbono até 2050

Plastico Moderno
22 de dezembro de 2020
    -(reset)+

     

    Há cerca de um ano (26 de novembro de 2019), a ONU Meio Ambiente lançou a décima edição do relatório Emissions Gap, documento que, por meio de profundos estudos, divulga dados sobre a emissão global de carbono e traça metas para evitar que condições climáticas extremas sejam uma constante evolutiva em nosso planeta. Segundo o documento, é necessário que se diminua a emissão de gases na atmosfera em 7,6% ao ano, até 2030, para evitar que a temperatura da Terra aumente ainda mais.

    A Petroquímica brasileira Braskem, que já segue essa linha de atuação desde que divulgou, em 2002, o seu compromisso público de adotar políticas, ações e uma gestão voltada ao desenvolvimento sustentável, permanece firme em seu propósito e já alcançou e superou grandes metas. Já são quase vinte anos de muitas conquistas no cenário socioambiental, o que tornou a Braskem um parâmetro mundial, como modelo e influenciadora nas questões ambientais.

    Agora a Braskem firma um novo compromisso: ALCANÇAR A NEUTRALIDADE DE CARBONO ATÉ 2050.

    O compromisso lançado pela Braskem, integra ações efetivas como a eliminação de resíduos plásticos, combate às mudanças climáticas, eco eficiência operacional, inovação sustentável, entre outros.

    Todas essas ações estão alinhadas com a Agenda 2030 da ONU, com a ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e com o Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas. Elas terão suas bases concentradas, principalmente, em sete frentes. São elas: 1) Saúde e segurança; 2) Resultados financeiros e econômicos; 3) Eliminação de resíduos plásticos; 4) Combate às mudanças climáticas; 5) Ecoeficiência operacional; 6) Responsabilidade Social e Direitos Humanos; 7) Inovação sustentável e podem ser consultadas no site empresa através do link:

    https://www.braskem.com.br/portal/Principal/carbon-neutral/files/Manifesto_BRASKEM_pt-br.pdf

    Os processos aplicados na busca desse objetivo serão os mais variados. Dentre eles destacam-se: a ampliação do portfólio I’m green™, criado pela Braskem há 10 anos, e que agora, além de produtos renováveis, inclui também produtos reciclados. A meta é para incluir até 2025, 300 mil toneladas de resinas termoplásticas e produtos químicos com conteúdo reciclado e até 2030, 1 milhão de toneladas destes produtos. Além disso, a Braskem também trabalhará para evitar o envio de 1,5 milhão de tonelada de resíduos plásticos para incineração, aterro ou descarte inadequado. Outro compromisso importante é a redução de 15% na emissão de gases do efeito estufa até 2030.

    Portanto, com essas e outras iniciativas, a Braskem busca não apenas alcançar a neutralidade do carbono em 2050, como também reafirmar o seu protagonismo no setor petroquímico e ser fomentadora de ideias, ações e soluções que possam minimizar os efeitos das mudanças climáticas e que tragam benefícios a curto, médio e longo prazo para o planeta.

    Todo esse trabalho tem ajudado as cadeias da química e do plástico a encontrarem rotas mais sustentáveis para a operação e algumas ações se tornaram modelos em diversas empresas do setor, além de terem sido amplamente reconhecidas pelo mercado e conquistado importantes premiações:

    • The Chemical Week Sustentabily Awards: I’m greenTM eleito a melhor iniciativa sustentável;
    • Programa Brasileiro de GHG Protocol (2010 a 2019): que entende, quantifica e gerencia emissões de GEE;
    • CDP “A” – Clima (2019): líder nos rankings de clima, engajamento de fornecedores e cadeias de suprimentos;
    • CDP “A List” – Água (2017 a 2020): uma das 29 empresas do mundo, em um universo de mais de 3.300 avaliadas, a fazer parte dessa lista;
    • ISE (2005 – 2019): Uma das empresas que adota as melhores práticas e obtém os melhores resultados em sustentabilidade corporativa;
    • ONU (2012 – 2019): Líder em Desenvolvimento Sustentável pelo Pacto Global da ONU;
    • ECOVADIS (2016 – 2019): classificação e avaliação da responsabilidade social corporativa;
    • ROBECOSAM (2014 – 2019): Uma das empresas mais sustentáveis do mundo pelo anuário da RobecoSAM;
    • CEPAL: reconhecida pela CEPAL e pela Rede Brasil do Pacto Global como um dos casos mais transformadores na produção de I’m green™;
    • Ranking Exame Fórum: Uma das 25 melhores empresas do Brasil na promoção da Diversidade e Inclusão (2019);
    • Classificação Ouro no inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa;
    • Listada pela 9ª vez no Índice ICO2 da B3, que é composto por empresas que adotam práticas transparentes sobre emissões de Gases de Efeito Estufa;
    • Selo WILL – Women in Leadership in Latin America: melhor empresa brasileira na promoção de mulheres na liderança.

    Para conhecer mais sobre esse compromisso da empresa acesse https:/www.braskem.com/Principal/macroobjetivos



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *